/

“É uma loucura”. Trump deixa hospital de carro por uns instantes para cumprimentar apoiantes

4

O Presidente dos Estados Unidos deixou este domingo  brevemente o hospital numa caravana de veículos para saudar apoiantes que se encontram reunidos no exterior, tendo regressado pouco depois ao Centro Médico Militar Walter Reed.

Trump deixou o hospital num SUV blindado e permaneceu no veículo, usando máscara, enquanto passava por uma multidão que agitava bandeiras e aplaudia.

A visita do Presidente norte-americano, que está internado desde sexta-feira depois de ter testado positivo ao novo coronavírus, aconteceu pouco depois de ter prometido aos seus apoiantes “uma surpresa” num vídeo publicado sua conta na rede social Twitter.

“Vamos fazer uma pequena surpresa a alguns dos grandes patriotas que temos na rua”, disse. No mesmo vídeo, adiantou que tinha “aprendido muito” sobre o vírus.

“Tem sido uma viagem muito interessante. Aprendi muito sobre a covid-19. Aprendi-o realmente ao ir à escola. Esta é a verdadeira escola. Esta não é a escola dos livros. Percebo-a e compreendo-a. E é uma coisa muito interessante”, disse.

A curta saída de Trump do hospital já motivou algumas críticas, quer da ala democrata, bem como de alguns médicos, que consideram a atitude “insana”.

“Cada pessoa que estava no veículo durante aquele ‘passeio’ presidencial completamente desnecessário tem agora de ser colocado em quarentena durante 14 dias. Estas pessoas podem ficar doentes. Podem morrer”, escreveu no Twitter James Phillips, clínico de mergência na George Washington University e médico assistente na Walter Reed.

E acrescenta, citado pelo The Guardian. “Para teatro político. Comandado por Trump para colocar a vida destas pessoas em risco por causa de teatro. Isto é uma loucura”.

“O SUV presidencial não é apenas à prova de bala, mas é também hermeticamente selado contra ataques químicos. O risco de transmissão de covid-19 no interior é tão alto como fora dos procedimentos médicos. A irresponsabilidade é surpreendente”.

Os democratas também criticaram a viagem, com a representante da Câmara dos Deputados Hakeem Jeffries a escrever: “Precisamos de liderança. Não de fotografias”.

Tratamento com esteroides

No briefing deste domingo sobre o estado de saúde do chefe de Estado Norte-americano, o médico da Casa Branca, Sean Conley, admitiu a possibilidade de Trump sair do hospital a partir de segunda-feira. O médico adiantou que o estado de saúde do Presidente “continuou a melhorar”, mas revelou que Donald Trump foi tratado com esteroides, depois de duas descidas dos seus níveis de oxigénio no sábado.

Relativamente ao tratamento com esteroides que Trump está a fazer, uma especialista ouvido pela NBC News alerta que o fármaco pode ser benéfico em casos severos da doença, mas em casos ligeiros pode ter até efeitos contrários, podendo conduzir o corpo do paciente a uma “tempestade de citocinas”.

Em casos ligeiros, os esteroides não são recomendados.  “O facto de [o Presidente dos Estados Unidos] ter tomado esteroides mostra um sinal vermelho do que está acontecer aqui (…) Acho que podem estar a pintar um quadro um pouco mais cor de rosa do que realmente é para todos”, disse o médico John Torres.

Trump tem 74 anos e é clinicamente obeso, o que o coloca em maior risco de complicações graves por causa do vírus que infetou mais de 7 milhões e matou mais de 200 mil pessoas só em território norte-americano.

Na sexta-feira Donald Trump anunciou no Twitter que, tal como a primeira-dama, Melania, tinha testado positivo ao coronavírus e que iria ficar em quarentena. Horas depois, foi internado por medida de precaução no Hospital Militar Walter Reed.

Biden testa negativo pela terceira vez

Entretanto, o candidato democrata às eleições presidenciais dos Estados Unidos, Joe Biden, testou negativo para o coronavírus no domingo, naquele que foi o seu terceiro testes desde sexta-feira, anunciou esta segunda-feira a sua campanha.

Os resultados chegam cinco dias depois de Biden ter passado mais de 90 minutos com o Presidente norte-americano Donald Trump, que foi diagnosticado com covid-19 dias após o debate que colocou frente a frente os dois candidatos.

Joe Biden já tinha tido dois testas também negativos na sexta-feira.

O candidato democrata prevê viajar ainda nesta segunda-feira para a Florida e a sua campanha disse que continuará a observar as diretrizes de saúde pública sobre máscaras, distanciamento social e tamanho das multidões.

ZAP // Lusa

4 Comments

  1. Tudo isto é uma mise en scène eleitoralista sem precedentes. O homem deve ter tanto Covid como o meu piriquito e faz isto para passar a mensagem “olhem eu aqui coitadinho, tão doentinho e ainda mesmo assim arrisco a vida para cumprimentar os meus eleitores”.

    Tem pai que é cego…

  2. Papel quimico do “caso” Bolsonaro. Nem um nem outro tiveram covid algum. Só estratégias políticas – bem sujas, a meu ver…

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.