Los Angeles corta água a celebridades que excedem limites. “Não importa quão ricos, somos todos iguais”

2

David Shankbone / Wikimedia

As autoridades estão a avançar com a instalação de dispositivos que diminuem drasticamente o fluxo de água, depois de os famosos ignorarem os avisos e as multas por ultrapassarem os limites ao consumo.

A braços com uma seca severa, a Califórnia, e mais especificamente Los Angeles, estão a mandar uma mensagem clara às celebridades — os sacrifícios para a poupança de água terão de ser feitos por todos.

Em Agosto, o Los Angeles Times deu conta de um aviso que o distrito municipal de Las Virgenes emitiu a mais de 2000 clientes devido ao consumo excessivo de água, tendo os visados ultrapassado em 150% a quantidade recomendada em pelo menos quatro circunstâncias desde a declaração do estado de emergência devido à seca.

Os limites ao consumo de água são determinados por um conjunto de factores, como quantas pessoas vivem na casa e a quantidade de terreno que tem de ser regado. As regras determinavam que a rega só podia ser feita um dia por semana e apenas durante oito minutos.

Entre os cidadãos visados estavam celebridades como Sylvester Stallone, Dwyane Wade, Kevin Hart e Kim e Kourtney Kardashian. No caso de Wade, a sua mansão de  excedeu em mais de 1400% o consumo limite de água a que tinha direito em Junho, apesar dos avisos e das multas. O ex-basquetebolista justificou a situação com um problema na sua piscina, que entretanto terá sido resolvido.

Já a residência de Sylvester Stallone foi 533% além do limite em Junho, assim como a casa do comediante Kevin Hart, que excedeu o consumo em 519%. Stallone argumenta que foi além dos limites porque estava a tentar a regar mais de 500 árvores antigas na sua propriedade.

As irmãs Kardashian também foram visadas, com relatos de que Kim Kardashian terá gasto o equivalente a nove anos de consumo de água em apenas um mês.

Disco de metal “mágico”

Com as celebridades a ignorar os avisos das autoridades e com as multas a não fazerem mossa às suas enormes fortunas, Los Angeles decidiu dizer “chega” e avançou com a colocação de dispositivos que restringem o abastecimento de água.

A chave está num pequeno disco de metal que pode ser instalado em poucos minutos nos canos das casas dos infractores e que reduz dramaticamente o fluxo de água que sai da torneira, tornando difícil lavar a loiça e tomar banho ao mesmo tempo e practicamente impossibilitando totalmente a rega dos jardins. Quem mexer no dispositivo arrisca ter de pagar uma multa de 2500 dólares.

O The Guardian avança que já foram colocados dispositivos deste género nas casas de Kevin Hart, do rapper The Game e do ex-marido de Kourtney Kardashian, Scott Disick. Kim Kardashian, Sylvester Stallone e Madonna estão na lista vermelha e podem ser os próximos a ser visados

“Assumimos uma posição muito firme na igualdade. Não importa quem são, quanto dinheiro têm, quão famosos são: todos são tratados da mesma forma“, afirma Mike McNutt, porta-voz da Las Virgenes.

Na maioria dos casos, a mera ameaça da instalação destes dispositivos é suficiente para que haja uma mudança nos comportamentos. O relvado na casa de Kourtney Kardashian, por exemplo, já estava acastanhado em Setembro, o que sugere que a socialite estava a cumprir as restrições. Já a relva na casa de Kim continuava verde.

Até agora, só entre 60 e 70 instalações foram feitas. O dispositivo só está instalado durante duas semanas já que não se pode restringir permanentemente o fluxo de água por razões de segurança e saúde. Até agora ainda não houve nenhuma contestação legal à sua instalação.

Antes de se avançar com o corte, os clientes têm várias oportunidades para mudar seus hábitos. Até assinar uma carta de intenção para cumprir as metas é suficiente para escaparem aos discos, apesar de as autoridades continuarem de olho nos infractores. A instalação só é mesmo feita em último caso.

McNutt deixa um apelo aos famosos que usem a sua influência para incentivarem comportamentos mais responsáveis e sustentáveis. “Estou a pedir a qualquer celebridade, qualquer uma delas, que use a sua plataforma para falar sobre conservação da água, para falar sobre as alterações climáticas”, remata.

Esta não é a primeira vez que os famosos são criticados pela falta de preocupação com o ambiente. Recentemente, várias celebridades também foram criticadas pelo seu uso excessivo de aviões privados, que são bastante mais poluentes do que os voos comerciais.

Adriana Peixoto, ZAP //

2 Comments

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.