Lola, a robô humanóide, dá “passos de bebé” (e equilibra-se com as mãos)

Uma equipa de cientistas está a ensinar a robô humanóide Lola a dar “passos de bebé”, equilibrando-se com as suas mãos em vários pontos de contacto.

Há muito tempo que os investigadores estudam a locomoção de múltiplos contactos, um processo que permite que bébes humanos deem os seus primeiros passos e tornem-se bípedes.

Há uma década, cientistas da Universidade Técnica de Munique, na Alemanha, desenvolveram um robô humanóide chamado Lola como uma plataforma de investigação para o desenvolvimento de algoritmos.

De acordo com o Inceptive Mind, a equipa deu ao robô uma série de atualizações importantes, permitindo que dê os seus próprios passos de bebé na locomoção por múltiplos contactos.

Lola é um robô humanóide acionado eletricamente que pesa 68 quilogramas, tem 176 centímetros de altura e 26 articulações distribuídas. Semelhante ao robô Atlas, da Boston Dynamics, o modelo também possui um par de câmaras de profundidade na cabeça, o que permite traçar um mapa volumétrico dos seus arredores.

O novo algoritmo usado para locomoção de múltiplos contactos usa uma abordagem proativa, em vez de reativa. Isso significa que Lola pode adaptar-se dinamicamente ao seu ambiente. Uma das principais diferenças é que, agora, o robô usa as mãos para equilíbrio e estabilização, da mesma forma que os humanos.

Num vídeo, segundo o Interesting Enginering, os investigadores cegaram o robô para que pudesse mostrar como usa a locomoção multi-contacto, em vez de dados volumétricos, para manter o equilíbrio.

Em vários cenários, o robô mantém o equilíbrio graças ao uso das suas mãos, incluindo caminhar sobre superfícies móveis e ser empurrado.

A investigação sobre Lola ainda está nos seus estágios iniciais. Nas últimas experiências, os pontos de contactos das mãos e posições de apoio foram definidos manualmente. Mesmo assim, a equipa espera automatizar essas técnicas em breve.

Além disso, o uso de vários pontos de contacto dinamicamente é realizado pelo robô em tempo real e é responsável por alguns dos movimentos robóticos mais humanos já vistos.

Maria Campos Maria Campos, ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Deputado do Bloco acusado de violência doméstica avança com queixa em tribunal

Catarina Alves, ex-namorada do deputado Luís Monteiro, acusa-o de violência doméstica. O bloquista nega as acusações e diz que vai apresentar queixa no tribunal. Luís Monteiro vai apresentar queixa contra a ex-namorada que o acusou de …

Gestão do Novo Banco vai receber bónus de 3,9 milhões em 2022

A equipa de administração do Novo Banco tem à sua espera um bónus de 3,9 milhões de euros no próximo ano. O banco registou prejuízos de 1.329 milhões de euros no ano passado. O Novo Banco …

Ainda não há planos para vacinar voluntários com AstraZeneca e Johnson & Johnson (nem dados sobre combinação de vacinas)

A vacinação de voluntários com menos de 60 ou 50 anos que aceitem receber as vacinas da AstraZeneca ou da Johnson & Johnson ainda não tem planos ou datas para arrancar. A Comissão de vacinação …

Celebrar ou cancelar Napoleão? 200.º aniversário da morte do imperador desperta debate em França

No 200.º aniversário da morte de Napoleão Bonaparte, o presidente francês Emmanuel Macron optou por fazer o que os seus antecessores evitaram. Ao escolher colocar uma coroa de flores esta quarta-feira no túmulo de Napoleão sob …

Costa começa a namorar a esquerda. Negociações do Orçamento arrancam em julho

O Governo está a preparar-se para arrancar com as reuniões preliminares de negociação do Orçamento do Estado para 2022. O Público avança, esta quinta-feira, que os encontros formais vão ser realizados com os partidos de esquerda …

O orgulho, os milhões da Champions e (talvez) um título estão em jogo neste Clássico

O FC Porto não desiste da corrida pelo título, mas o segundo lugar é a principal luta deste Clássico. A posição dá acesso direto à Liga dos Campeões. Benfica e FC Porto defrontam-se hoje na Luz, …

"Crise de saúde global". Biden apoia levantamento das patentes das vacinas (e UE segue o exemplo)

O presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, apoiou a proposta da Organização Mundial do Comércio (OMC) para renunciar às proteções de propriedade intelectual para as vacinas contra a covid-19. "Esta é uma crise de saúde global …

-

Confrontos entre polícia e adeptos em Alvalade. PSP avança com participação ao MP

A chegada da equipa do Sporting ao estádio de Alvalade ficou marcada por confrontos entre vários adeptos e a polícia. A PSP já anunciou que vai fazer uma participação ao Ministério Público. Depois da vitória por …

Centeno pressiona Costa: 6 mil milhões de medidas temporárias devem ser revertidos

Esta quinta-feira, o governador do Banco de Portugal, Mário Centeno, avisou que "não podemos querer manter no futuro medidas que foram criadas para serem temporárias". As medidas cíclicas e temporárias adotadas no ano passado para responder …

Apoio ao aumento do salário mínimo "vale 84,5 euros por posto de trabalho"

O ministro da Economia explicou que o apoio ao aumento do salário mínimo, que só vai acontecer em 2021 e que custará cerca de 60 milhões de euros ao Estado, corresponde a 84,5 euros por …