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Loja japonesa implementou crachás menstruais (e choveram críticas)

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A loja japonesa Diamaru implementou o uso de um crachá para indicar quais das suas funcionárias estão menstruadas, decisão que motivou uma chuva de críticas, levando a marca a repensar a sua estratégia, conta a emissora britânica BBC.

No “crachá fisiológico”, utilizado para promover uma nova secção da loja, é possível ver num dos seus lados a personagem Seiri Chan (Senhorita Período), um símbolo da menstruação no Japão, e no outro verso há uma alusão à abertura do departamento.

A empresa disse que a política implementada visava criar um código interno para que as funcionárias que optassem por utilizar crachá, entregue para ser utilizado voluntariamente, pudessem ter uma ajuda adicional ou pausas mais longas durante o trabalho.

A decisão, contudo, gerou controvérsia no Japão, havendo muitos clientes a criticar a decisão. “Recebemos muitas reclamações do público. Algumas diziam respeito a assédio, e essa definitivamente não era a nossa intenção. Estamos a reconsiderar os planos agora”, disse um executivo da loja, que recusou a ser identificado, ao The Japan Times.

Nunca houve a intenção de partilhar informações menstruais com os clientes”, disse Yoko Higuchi, porta-voz da loja da Daimaru, em declarações à BBC News.

Face às críticas, a empresa japonesa adiantou que “vai repensar” a sua política relativamente a esta identificação. A controversa não foi para já cancelada, tendo a empresa dito à emissora britânica que vai pensar numa outra forma de manter o código interno, sem que o público se aperceba.

ZAP // BBC

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