Loja do Gato Preto suspeita de envolvimento em esquema de contrabando

Os sócios da Loja do Gato Preto e vários funcionários da empresa são arguidos numa investigação relacionada com suspeitas de contrabando e falsificação de documentos, no âmbito de importações de utensílios de mesa e cozinha provenientes da China.

A investigação do Ministério Público (MP) terá arrancado em 2017, conforme apurou a revista Sábado, destacando que vários funcionários da Loja do Gato Preto e os dois sócios da empresa, Marina Ramos e Mário Tendeiro, foram constituídos arguidos.

Além dos crimes de contrabando e de falsificação ou contrafacção de documentos, suspeita-se que a empresa terá fugido ao pagamento de impostos aduaneiros no valor de cerca de 412 mil euros.

Em causa estão produtos que terão sido importados da China, mas com passagem pela Malásia, de onde a mercadoria seria “reexpedida” para Portugal como se tivesse sido manufacturada neste último país.

A investigação resulta de uma colaboração entre a Autoridade Tributária (AT) e o Organismo Europeu de Luta Anti-Fraude (OLAF).

Este trabalho conjunto permitiu detectar “um esquema construído e pormenorizadamente organizado de alteração de facturas e documentação por parte da Loja do Gato Preto e do seu fornecedor chinês Choosing com o objectivo de, não só pagar menores taxas de direitos anti-dumping, como também evitar o pagamento de direitos aduaneiros e consequentemente o IVA sobre esses direitos”, conforme um relatório da AT citado pela Sábado.

Em causa estão importações realizadas entre 2013 e 2014, mas suspeita-se que além do Choosing haja outros fornecedores chineses envolvidos no esquema.

Os sócios da Loja do Gato Preto alegam que estão inocentes, garantindo que não tinham conhecimento onde eram fabricados os produtos importados.

A Loja do Gato Preto esteve envolvida noutro caso judicial, designadamente a “Operação Furacão”, por suspeitas de crimes de fraude fiscal. Após o pagamento dos impostos em falta, os crimes foram perdoados.

ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Poluição atmosférica "custa" a cada citadino europeu 1.276 euros por ano

A poluição atmosférica "custa" 1.276 euros por ano a cada cidadão europeu residente em cidades, de acordo com um estudo da Aliança Europeia de Saúde Pública (EPHA) divulgado esta quarta-feira. O estudo chegou ao valor médio …

"Emergência arqueológica". O degelo dos Alpes está a "libertar" artefactos escondidos há milhares de anos

As alterações climáticas podem estar a ajudar os arqueólogos a encontrar artefactos escondidos nos glaciares do Alpes há milhares de anos. O derretimento dos glaciares dos Alpes está a "liberta" objetos que permaneceram congelados no tempo …

Thermite RS3 é o primeiro robô de combate a incêndios dos EUA (e está pronto a entrar ao serviço)

O Corpo de Bombeiros de Los Angeles, nos Estados Unidos, deu as boas-vindas ao mais recente membro da equipa: um bombeiro robótico. O Thermite RS3 é um rover de controlo remoto capaz de bombear milhares de …

Inventor dinamarquês que matou jornalista no seu submarino escapou da prisão (mas já foi apanhado)

O inventor dinamarquês Peter Madsen, condenado a prisão perpétua por torturar e assassinar a jornalista sueca Kim Wall, fugiu da prisão esta terça-feira.  As autoridades dinamarquesas capturaram-no minutos depois. Peter Madsen, o dinamarquês condenado a prisão …

Molécula descoberta por menina de 14 anos pode levar a uma cura para a covid-19

A jovem norte-americana de 14 anos, Anika Chebrolu, descobriu uma molécula que pode levar a uma potencial cura para a covid-19. Enquanto cientistas dos quatro cantos do mundo trabalham no desenvolvimento de uma vacina para a …

Cerca de 1.300 reclusos fogem de prisão no Congo após ataque do Estado Islâmico

Cerca de 1.300 reclusos escaparam de uma prisão na República Democrática do Congo na manhã de terça-feira, após um ataque reivindicado pelo Estado Islâmico, informou a Organização das Nações Unidas (ONU). Embora as autoridades locais tenham …

Amesterdão vai usar flores para impedir que os ciclistas estacionem bicicletas nas pontes

A cidade conhecida pelo uso de bicicletas, vai agora tomar uma medida em relação ao estacionamento destas nas pontes. Tudo para proteger as vistas para os seus famosos canais. Amesterdão orgulha-se de ser uma das cidades …

Morreu voluntário envolvido no ensaio da vacina de Oxford. Tinha 28 anos e era médico recém-formado

As autoridades de saúde brasileiras divulgaram esta quarta-feira a morte de um voluntário dos testes da vacina contra a covid-19, desenvolvida pelo laboratório AstraZeneca e pela Universidade de Oxford. A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), …

Milo, o "comunicador de ação" que permite conversar em grupo durante atividades ao ar livre

Chegou o Milo, o novo aparelho que vai revolucionar as aventuras em grupo. Este pequeno dispositivo permite-lhe conversar com o seu grupo à distancia sem precisar de levar o smartphone para o meio da montanha, …

Roubar aos ricos para dar aos pobres. Misterioso grupo de hackers desviou dinheiro para doar à caridade

Um misterioso grupo de hackers, conhecidos como hackers Darkside, doou dinheiro a duas instituições de caridade - mas esse dinheiro foi roubado pelo mesmo grupo a grandes corporações através de um ataque de ransomware. Quase podia …