Loja do Gato Preto suspeita de envolvimento em esquema de contrabando

Os sócios da Loja do Gato Preto e vários funcionários da empresa são arguidos numa investigação relacionada com suspeitas de contrabando e falsificação de documentos, no âmbito de importações de utensílios de mesa e cozinha provenientes da China.

A investigação do Ministério Público (MP) terá arrancado em 2017, conforme apurou a revista Sábado, destacando que vários funcionários da Loja do Gato Preto e os dois sócios da empresa, Marina Ramos e Mário Tendeiro, foram constituídos arguidos.

Além dos crimes de contrabando e de falsificação ou contrafacção de documentos, suspeita-se que a empresa terá fugido ao pagamento de impostos aduaneiros no valor de cerca de 412 mil euros.

Em causa estão produtos que terão sido importados da China, mas com passagem pela Malásia, de onde a mercadoria seria “reexpedida” para Portugal como se tivesse sido manufacturada neste último país.

A investigação resulta de uma colaboração entre a Autoridade Tributária (AT) e o Organismo Europeu de Luta Anti-Fraude (OLAF).

Este trabalho conjunto permitiu detectar “um esquema construído e pormenorizadamente organizado de alteração de facturas e documentação por parte da Loja do Gato Preto e do seu fornecedor chinês Choosing com o objectivo de, não só pagar menores taxas de direitos anti-dumping, como também evitar o pagamento de direitos aduaneiros e consequentemente o IVA sobre esses direitos”, conforme um relatório da AT citado pela Sábado.

Em causa estão importações realizadas entre 2013 e 2014, mas suspeita-se que além do Choosing haja outros fornecedores chineses envolvidos no esquema.

Os sócios da Loja do Gato Preto alegam que estão inocentes, garantindo que não tinham conhecimento onde eram fabricados os produtos importados.

A Loja do Gato Preto esteve envolvida noutro caso judicial, designadamente a “Operação Furacão”, por suspeitas de crimes de fraude fiscal. Após o pagamento dos impostos em falta, os crimes foram perdoados.

ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Chovem diamantes no interior de Neptuno e Urano (e já se sabe porquê)

Podem estar a chover diamantes dentro dos corações de Neptuno e Urano. Agora, os cientistas descobriram novas evidências experimentais que mostram como é que isso poderia ser possível. Neptuno e Urano são os planetas mais mal …

Descobertas duas super-Terras na zona habitável de uma das estrelas mais próximas do Sistema Solar

Uma equipa internacional de cientistas encontrou duas super-Terras a orbitar uma das estrelas mais próximas do Sistema Solar. Conduzida pela Universidade de Göttingen, na Alemanha, a equipa de especialistas localizou um sistema formado por pelo …

Sporting 2-1 Gil Vicente | Leão de Plata só sabe vencer

O Sporting cumpriu na recepção ao Gil Vicente, no fecho da 29ª jornada da Liga NOS, e venceu por 2-1, num jogo que pareceu sempre controlado, mas que terminou com emoção. Os “leões” dominaram por completo …

Leões marinhos decapitados estão a dar à costa no Canadá (e ninguém sabe porquê)

Os corpos decapitados de pelo menos cinco leões-marinhos encontrados nas costas de Vancouver, no Canadá, nos últimos meses sugerem que pode haver um serial killer de mamíferos marinhos à solta. O LiveScience relata que pelo menos …

Este japonês é a única pessoa no mundo a ter um mestrado em Estudos Ninja

Um homem japonês tornou-se a primeira pessoa no mundo a ter um mestrado em Estudos Ninja depois de concluir um curso de pós-graduação que envolvia a aprendizagem de artes marciais básicas e escalada de montanhas. De …

Cátio Baldé acusado de comprar vistos para jogadores do Benfica

Cátio Baldé está a ser acusado de corrupção passiva por ter pagado a um funcionário da embaixada portuguesa em Bissau para conseguir vistos para jogadores do Benfica. O empresário admite o crime, mas nega o …

Ex-polícia admite ser "Assassino de Golden State" e declara-se culpado de 13 homicídios

O ex-polícia norte-americano Joseph DeAngelo declarou-se, esta segunda-feira, culpado de 13 homicídios. Mais conhecido como o "Assassino de Golden State", DeAngelo foi preso em 2018, após 40 anos de investigação. A identificação do criminoso apenas foi …

Infarmed garante ter stock de remdesivir, apesar da compra massiva dos EUA

Depois da notícia de que os EUA compraram à empresa Gilead Sciences praticamente toda a reserva para três meses do medicamento remdesivir, o primeiro aprovado no país no tratamento de covid-19, o Infarmed garante que …

Orfão, capturado e apresentado à rainha. A história da mais antiga fotografia de um indígena da Nova Zelândia

Um daguerreótipo - primeiro processo fotográfico do mundo - mantido na Biblioteca Nacional da Austrália é o mais antigo retrato fotográfico conhecido de um indígena maori da Nova Zelândia. Na imagem antiga, um adolescente aparece vestido …

Uma mesa de 490 metros na Charles Bridge. Em Praga, o fim da restrições celebrou-se com um jantar em massa

Os habitantes de Praga, capital da República Checa, construíram uma mesa com quase 490 metros e realizaram um enorme jantar público esta terça-feira para comemorar o fim do bloqueio do coronavírus no país. De acordo com …