O emblema do Benfica pode estar prestes a mudar

Manuel de Almeida / Lusa

O presidente do Benfica, Luís Filipe Vieira

O clube da Luz está a estudar a possibilidade de alterar o seu emblema, visando cunhar a palavra “Benfica” no logótipo. A mudança estará relacionada com questões de marketing, segundo escreve esta terça-feira o Correio da Manhã.

A alteração ao emblema terá sido revelada pelo próprio presidente dos encarnados, segundo o Record. De acordo com jornal, Luís Filipe Vieira adiantou a informação no passado sábado num encontro no Seixal entre dirigentes do clube e 18 sócios.

Em cima da mesa estão três possibilidade para o novo emblema, que o desportivo não adianta quais são. Sabe o Correio da Manhã que o objetivo da alteração passar por reforçar a palavra “Benfica”, associada à marca que representa. No emblema atual, recorde-se, surge a sigla S.L.B e “E pluribus unum”, expressão do latim que significa “de muitos, um”.

A necessidade de colocar a palavra “Benfica” estará relacionada com questões de marketing associados ao mercado atual. “[A mudança] é um sinal dos tempos”, afirmou fonte do clube da Luz em declarações ao matutino.

O diário adianta ainda que a águia presente no emblema é “intocável”, devendo, por isso, continuar apesar das alterações que estão a ser estudadas.

Ao longo de 115 anos de história, o Benfica teve já cinco emblemas. O primeiro começou a ser projetado em 1903, um ano antes de o clube ser fundado. A última alteração foi feita em 1999, quando a águia deixou de estar a agarrar a divisa “E pluribus unum” e passou a estar posicionada em cima da roda, que representa a modalidade do ciclismo.

Wikipedia

Evolução do emblema do Benfica

No futebol, os Benfica tem adotado nos últimos anos versões comemorativas do emblema, incluindo estrelas no topo do logótipo. Atualmente, o clube tem três estrelas no topo do emblema, representando cada uma dez campeonatos ganhos.

As estrelas utilizadas não são um exclusivo dos equipamentos dos encarnados, podendo ser vistas em vários outros clubes internacionais, tendo o mesmo significado. O emblema do Bayern Munique, na Alemanha, e da Juventus, em Itália, são exemplo disso mesmo, ostentando quatro e cinco estrelas, respetivamente.

Nas restantes modalidades, é utilizado o símbolo original e oficial do clube.

O Correio da Manhã apurou ainda que a mudança que agora é estudada não está sujeita a deliberação em Assembleia Geral (AG), mas o assunto poderá vir a ser objeto dessa decisão de forma a reforçar a legitimidade da alteração.

No mesmo encontro do Seixal, que durou cerca de seis horas e serviu para o presidente do Benfica responder a questões de adeptos que não viram as suas dúvidas esclarecidas na AG de 7 de junho, foram ainda abordados outros assuntos.

Ainda de acordo com o Record, Luís Filipe Vieira terá dito que o antigo técnico Jorge Jesus, que atualmente está no comando técnico do Flamengo, não voltará ao clube enquanto for presidente, apesar da boa relação que mantêm.

O líder dos encarnados revelou ainda que o Estádio da Luz, inaugurado em 2003, vai ser alvo de obras de modernização. Está previsto, a curto prazo, o reforço da rede móvel durante os dias de jogo e a colocação de iluminação LED, que é mais eficiente e ecológica.

Quanto ao plantel, o presidente avançou que o defesa central Rúben Dias vai continuar no Benfica. Após um entendimento com o empresário Jorge Mendes, que se comprometeu a não “levar” o internacional português aos grandes europeus, a decisão foi tomada e a cláusula do futebolista deve ser elevada para os 88 milhões de euros.

Sara Silva Alves SA, ZAP //

PARTILHAR

4 COMENTÁRIOS

RESPONDER

António Barreto

Portugal vai ter "um problema de cor de pele" (por muitos anos e com conflitos)

O sociólogo António Barreto considera que Portugal vai "ter um problema" de "cor de pele" e "por muitos anos". Uma ideia defendida numa entrevista onde se reporta para "o que se passa em toda a …

Um laboratório vivo. Há residentes "superimunes" à covid-19 numa pequena cidade italiana

A pequena cidade de Vo, no norte de Itália, tornou-se um dos primeiros locais com um surto de covid-19 da Europa em fevereiro de 2020. Agora, os cientistas descobriram que a cidade abriga um número …

Portugal com duas mortes e 406 novos casos nas últimas 24 horas

Portugal registou hoje duas mortes atribuídas à covid-19, 406 novos casos de infeção pelo coronavírus e nova descida no número de internamentos em enfermaria e em cuidados intensivos, segundo a Direção-Geral da Saúde (DGS). De acordo …

Portugal "tem nível de rendimentos baixíssimo". Muitos municípios que perdem população desde o final II Guerra

Portugal tem municípios que perdem população desde o final da II Guerra Mundial e dificilmente fenómenos como o teletrabalho irão alterar esta paisagem, na opinião do geógrafo Álvaro Domingues, da Universidade do Porto. Em entrevista à …

Gestora em teletrabalho esqueceu-se da filha no carro. Bebé encontrada sem vida sete horas depois

Maria Pilar, uma bebé de dois anos, morreu esta sexta-feira, depois de ter ficado esquecida dentro do carro durante cerca de sete horas. A menina de dois anos esteve cerca de sete horas dentro do carro, …

Costa, Von der Leyen na Cimeira Social no Porto

Cimeira Social cheia de boas intenções deixa factura de um milhão de euros (e "erro" na comida da PSP)

Os chefes de Estado e de Governo da União Europeia comprometeram-se, na Cimeira Social do Porto, a "trabalhar em prol de uma Europa social". Mas o evento deixa uma polémica com as refeições distribuídas aos …

Alfredo Casimiro contrata Banco Nomura para vender 50,1% da Groundforce

O principal acionista da Groundforce anunciou este sábado, em comunicado, ter contratado o banco Nomura para assessorar a venda da participação de 50,1% da Pasogal na empresa de handling Groundforce, e pediu "especial atenção" ao …

Transferência para o Wolves. Diogo Jota recorda palavras de Jorge Mendes: "Vês como eu tinha razão?"

Diogo Jota, atual avançado do Liverpool, recuou no tempo e enfatizou a importância de Jorge Mendes na progressão da sua carreira. O avançado internacional português, que se transferiu esta temporada para o Liverpool, trocou o Atlético …

Um total de 19.359 agregados pagaram adicional de solidariedade do IRS

Entre o Continente e as regiões autónomas dos Açores e da Madeira são 19.359 os agregados com rendimento coletável acima dos 80 mil euros e que, por esse motivo, foram chamados a pagar taxa adicional …

Resort Zmar

Imigrantes já começaram a ser retirados do Zmar (e os donos de casas podem ter de as desmontar)

Os primeiros imigrantes realojados no empreendimento turístico Zmar, em Odemira (Beja), já começaram a ser retirados do local, após a decisão do tribunal contra a requisição civil do Governo. E enquanto se pede a demissão …