O emblema do Benfica pode estar prestes a mudar

Manuel de Almeida / Lusa

O presidente do Benfica, Luís Filipe Vieira

O clube da Luz está a estudar a possibilidade de alterar o seu emblema, visando cunhar a palavra “Benfica” no logótipo. A mudança estará relacionada com questões de marketing, segundo escreve esta terça-feira o Correio da Manhã.

A alteração ao emblema terá sido revelada pelo próprio presidente dos encarnados, segundo o Record. De acordo com jornal, Luís Filipe Vieira adiantou a informação no passado sábado num encontro no Seixal entre dirigentes do clube e 18 sócios.

Em cima da mesa estão três possibilidade para o novo emblema, que o desportivo não adianta quais são. Sabe o Correio da Manhã que o objetivo da alteração passar por reforçar a palavra “Benfica”, associada à marca que representa. No emblema atual, recorde-se, surge a sigla S.L.B e “E pluribus unum”, expressão do latim que significa “de muitos, um”.

A necessidade de colocar a palavra “Benfica” estará relacionada com questões de marketing associados ao mercado atual. “[A mudança] é um sinal dos tempos”, afirmou fonte do clube da Luz em declarações ao matutino.

O diário adianta ainda que a águia presente no emblema é “intocável”, devendo, por isso, continuar apesar das alterações que estão a ser estudadas.

Ao longo de 115 anos de história, o Benfica teve já cinco emblemas. O primeiro começou a ser projetado em 1903, um ano antes de o clube ser fundado. A última alteração foi feita em 1999, quando a águia deixou de estar a agarrar a divisa “E pluribus unum” e passou a estar posicionada em cima da roda, que representa a modalidade do ciclismo.

Wikipedia

Evolução do emblema do Benfica

No futebol, os Benfica tem adotado nos últimos anos versões comemorativas do emblema, incluindo estrelas no topo do logótipo. Atualmente, o clube tem três estrelas no topo do emblema, representando cada uma dez campeonatos ganhos.

As estrelas utilizadas não são um exclusivo dos equipamentos dos encarnados, podendo ser vistas em vários outros clubes internacionais, tendo o mesmo significado. O emblema do Bayern Munique, na Alemanha, e da Juventus, em Itália, são exemplo disso mesmo, ostentando quatro e cinco estrelas, respetivamente.

Nas restantes modalidades, é utilizado o símbolo original e oficial do clube.

O Correio da Manhã apurou ainda que a mudança que agora é estudada não está sujeita a deliberação em Assembleia Geral (AG), mas o assunto poderá vir a ser objeto dessa decisão de forma a reforçar a legitimidade da alteração.

No mesmo encontro do Seixal, que durou cerca de seis horas e serviu para o presidente do Benfica responder a questões de adeptos que não viram as suas dúvidas esclarecidas na AG de 7 de junho, foram ainda abordados outros assuntos.

Ainda de acordo com o Record, Luís Filipe Vieira terá dito que o antigo técnico Jorge Jesus, que atualmente está no comando técnico do Flamengo, não voltará ao clube enquanto for presidente, apesar da boa relação que mantêm.

O líder dos encarnados revelou ainda que o Estádio da Luz, inaugurado em 2003, vai ser alvo de obras de modernização. Está previsto, a curto prazo, o reforço da rede móvel durante os dias de jogo e a colocação de iluminação LED, que é mais eficiente e ecológica.

Quanto ao plantel, o presidente avançou que o defesa central Rúben Dias vai continuar no Benfica. Após um entendimento com o empresário Jorge Mendes, que se comprometeu a não “levar” o internacional português aos grandes europeus, a decisão foi tomada e a cláusula do futebolista deve ser elevada para os 88 milhões de euros.

SA, ZAP //

PARTILHAR

4 COMENTÁRIOS

RESPONDER

Rio Ave elimina Besiktas e está no play-off da Liga Europa

O Rio Ave venceu os turcos do Besiktas, esta quinta-feira, no desempate por grandes penalidades (4-2), após o 1-1 no tempo regulamentar, em jogo da terceira pré-eliminatória da Liga Europa, seguindo em frente na competição. Em …

Dois dinossauros morreram como as vítimas de Pompeia. Foi há 125 milhões de anos, na China

Um grupo de arqueólogos na China acabou de descobrir dois fósseis de uma nova espécie de dinossauro, que estiveram presos no subsolo por 125 milhões de anos devido a uma erupção vulcânica pré-histórica. Os investigadores …

Batalhas de feiticeiros e círculos de demónios. Revelados textos cristãos que não foram incluídos na Bíblia

Os textos da Bíblia como a conhecemos hoje foram "canonizados" pela primeira vez pela Igreja no final do século IV. No entanto, antes disso, centenas de outros textos religiosos circularam por toda a Cristandade. Há mais …

Autoeuropa confirma que não irá renovar contrato a 120 trabalhadores

A administração da fábrica de automóveis Volkswagen Autoeuropa, em Palmela, confirmou, esta quinta-feira, que não vai renovar os contratos a termo de 120 trabalhadores ligados à produção dos veículos MPV (Multi-Purpose Vehicle). "A Autoeuropa reafirmou a …

Glaciar na Islândia "escondia" bombardeiro norte-americano da 2ª Guerra Mundial

Os destroços de um bombardeiro norte-americano B-17 Flying Fortress que colidiu com o glaciar Eyjafjallajökull durante a II Guerra Mundial estão gradualmente a aparecer à medida que a geleira recua devido às alterações climáticas. De acordo …

40 anos depois, assassino de John Lennon pede desculpa pelo crime "desprezível"

Mark David Chapman, o homem que assassinou John Lennon, diz que matou o ex-Beatle por "raiva e ciúmes" e pediu desculpa a Yoko Ono, 40 anos depois. Em 1980, Chapman atingiu John Lennon com quatro tiros …

Reportado o primeiro caso de parkinsonismo após infeção de covid-19

Um homem de 45 anos de Israel revelou sintomas da doença de Parkinson (parkinsonismo) logo depois de ter sido infetado com a covid-19. Tal como frisa o portal IFL Science, os vírus foram já muitas …

Pico da segunda vaga em Portugal poderá ser no início de outubro

Um estudo, publicado esta quarta-feira, indica que o pico da segunda vaga em Portugal poderá acontecer no início de outubro, na semana entre 5 e 11 de outubro.  De acordo com a rádio Renascença, previsões da consultora …

Ex-membro dos Panteras Negras vai ser libertado após 49 anos de prisão

Um ex-membro do Partido dos Panteras Negras, que está na prisão há quase meio século, vai finalmente conseguir a sua liberdade, depois de um conselho de liberdade condicional de Nova York ordenar a sua libertação. Jalil …

"Cristiano Ronaldo disse-me que vou ser feliz no Barcelona", revela Pjanic

Reforço do Barcelona elege o seu novo estádio como o melhor de todos mas o seu ídolo no futebol é o treinador do Real Madrid. Miralem Pjanić, que se mudou para o Barcelona neste verão, jogava …