O emblema do Benfica pode estar prestes a mudar

Manuel de Almeida / Lusa

O presidente do Benfica, Luís Filipe Vieira

O clube da Luz está a estudar a possibilidade de alterar o seu emblema, visando cunhar a palavra “Benfica” no logótipo. A mudança estará relacionada com questões de marketing, segundo escreve esta terça-feira o Correio da Manhã.

A alteração ao emblema terá sido revelada pelo próprio presidente dos encarnados, segundo o Record. De acordo com jornal, Luís Filipe Vieira adiantou a informação no passado sábado num encontro no Seixal entre dirigentes do clube e 18 sócios.

Em cima da mesa estão três possibilidade para o novo emblema, que o desportivo não adianta quais são. Sabe o Correio da Manhã que o objetivo da alteração passar por reforçar a palavra “Benfica”, associada à marca que representa. No emblema atual, recorde-se, surge a sigla S.L.B e “E pluribus unum”, expressão do latim que significa “de muitos, um”.



A necessidade de colocar a palavra “Benfica” estará relacionada com questões de marketing associados ao mercado atual. “[A mudança] é um sinal dos tempos”, afirmou fonte do clube da Luz em declarações ao matutino.

O diário adianta ainda que a águia presente no emblema é “intocável”, devendo, por isso, continuar apesar das alterações que estão a ser estudadas.

Ao longo de 115 anos de história, o Benfica teve já cinco emblemas. O primeiro começou a ser projetado em 1903, um ano antes de o clube ser fundado. A última alteração foi feita em 1999, quando a águia deixou de estar a agarrar a divisa “E pluribus unum” e passou a estar posicionada em cima da roda, que representa a modalidade do ciclismo.

Wikipedia

Evolução do emblema do Benfica

No futebol, os Benfica tem adotado nos últimos anos versões comemorativas do emblema, incluindo estrelas no topo do logótipo. Atualmente, o clube tem três estrelas no topo do emblema, representando cada uma dez campeonatos ganhos.

As estrelas utilizadas não são um exclusivo dos equipamentos dos encarnados, podendo ser vistas em vários outros clubes internacionais, tendo o mesmo significado. O emblema do Bayern Munique, na Alemanha, e da Juventus, em Itália, são exemplo disso mesmo, ostentando quatro e cinco estrelas, respetivamente.

Nas restantes modalidades, é utilizado o símbolo original e oficial do clube.

O Correio da Manhã apurou ainda que a mudança que agora é estudada não está sujeita a deliberação em Assembleia Geral (AG), mas o assunto poderá vir a ser objeto dessa decisão de forma a reforçar a legitimidade da alteração.

No mesmo encontro do Seixal, que durou cerca de seis horas e serviu para o presidente do Benfica responder a questões de adeptos que não viram as suas dúvidas esclarecidas na AG de 7 de junho, foram ainda abordados outros assuntos.

Ainda de acordo com o Record, Luís Filipe Vieira terá dito que o antigo técnico Jorge Jesus, que atualmente está no comando técnico do Flamengo, não voltará ao clube enquanto for presidente, apesar da boa relação que mantêm.

O líder dos encarnados revelou ainda que o Estádio da Luz, inaugurado em 2003, vai ser alvo de obras de modernização. Está previsto, a curto prazo, o reforço da rede móvel durante os dias de jogo e a colocação de iluminação LED, que é mais eficiente e ecológica.

Quanto ao plantel, o presidente avançou que o defesa central Rúben Dias vai continuar no Benfica. Após um entendimento com o empresário Jorge Mendes, que se comprometeu a não “levar” o internacional português aos grandes europeus, a decisão foi tomada e a cláusula do futebolista deve ser elevada para os 88 milhões de euros.

SA, ZAP //

PARTILHAR

4 COMENTÁRIOS

RESPONDER

A luz solar pode tornar os sacos de plástico (ainda) mais perigosos para o ambiente

A exposição ao sol dos sacos plásticos cria dezenas de milhares de novos componentes químicos que se podem dissolver na água, num processo que é bastante rápido. Os danos dos sacos de plástico para o ambiente …

Afinal, as dietas detox não são tão milagrosas como prometem

As dietas detox ganharam muita popularidade nos últimos anos, mas os nutricionistas argumentam que as promessas feitas por estes regimes alimentares não têm bases científicas. Explodiram em popularidade nos últimos tempos, mas parece que as dietas …

Processo Príncipe André. Tribunal de Nova Iorque faz audição pré-julgamento

Os advogados da mulher que alega ter sido abusada por André argumentaram em tribunal que o Príncipe já foi informado do processo. Depois de ter sido processado por uma alegada vítima de abusos sexuais, o processo …

Mulheres podem vir a fazer parte da Guarda Suíça do Vaticano. Quartel adaptado já está a ser projetado

Apesar de ainda não haver permissão para a sua presença na Guarda Suíça do Vaticano, já está a ser projetado um quartel adaptado à acomodação de mulheres. Atualmente, o corpo de elite que protege o papa …

Projeto vai testar inteligência artificial no diagnóstico precoce do cancro gástrico

Investigadores da Faculdade de Ciências da Universidade do Porto (FCUP) integram um projeto que visa desenvolver novos algoritmos para testar o uso da inteligência artificial no diagnóstico precoce do cancro gástrico, foi anunciado esta segunda-feira. Em …

Jerónimo pede "mais tento" a Costa nas críticas aos autarcas do PCP

O secretário-geral do PCP, Jerónimo de Sousa, sugeriu hoje a António Costa que tenha “mais tento” e “mais cuidado” nas críticas apontadas aos autarcas comunistas, considerando que é “inquestionável” o trabalho da CDU ao serviço …

China e Vietname devem "evitar aumento das disputas" no Mar do Sul da China

A China e o Vietname devem se abster de ações unilaterais em relação ao Mar do Sul da China para não potenciar as disputas já existentes, afirmou o conselheiro de estado chinês Wang Yi. Segundo o …

Covid-19: Governo convoca para quinta-feira reunião no Infarmed sobre situação epidemiológica

As reuniões sobre a evolução da situação epidemiológica da covid-19 em Portugal, juntando políticos e especialistas, vão ser retomadas esta quinta-feira no Infarmed, em Lisboa, disse à agência Lusa fonte do executivo. A reunião de quinta-feira, …

Portugal estreia-se no Mundial de Futsal com uma vitória por 4-1 frente à Tailândia

A selecção lusa estreou-se com uma goleada frente à Tailândia e garantiu o segundo lugar do grupo, estando apenas atrás de Marrocos devido à diferença de golos. Não havia melhor maneira de começar a campanha do …

Um novo nanomaterial continua seco submerso - e pode tornar o combustível mais eficiente

A nova criação distingue-se de descobertas anteriores semelhantes porque mantém-se completamente seca mesmo depois de estar submersa durante várias horas - e tem muito potencial. Parece coisa de ficção científica, mas tornou-se realidade. Uma equipa de …