Locomotiva “Mao Zedong” voltou a circular

in Chengdu / Flickr

A locomotiva Mao Zedong no museu de Dalian, em 2013

A locomotiva Mao Zedong no museu de Dalian, em 2013

Os caminhos-de-ferro da China puseram a circular uma versão melhorada da locomotiva Mao Zedong, assinalando o 121.º aniversário do nascimento do fundador do Partido Comunista Chinês (PCC), anunciou hoje a agência noticiosa oficial chinesa Xinhua.

Um comboio de passageiros puxado pela locomotiva com o retrato do primeiro presidente da República Popular da China saiu na quinta-feira de Pequim rumo a Changsha, capital da província natal de Mao, onde chega esta manhã.

Esta “Mao Zedong” já não é uma locomotiva a vapor, como a primeira versão, lançada há mais de 60 anos, e pode atingir uma velocidade 160 kms/h.

Mao Zedong, cujo retrato continua afixado na Porta da Paz Celestial, em Tiananmen, no centro de Pequim, morreu em 1976, com 83 anos.

A China, entretanto, adoptou uma política económica radicalmente diferente, abrindo-se ao investimento externo e à iniciativa privada, mas o Pensamento  Mao Zedong ainda é, oficialmente, um “princípio cardinal” do Partido Comunista Chinês, a par do marxismo-leninismo.

/Lusa

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.