Marques Mendes antecipa novos benefícios fiscais para empresas (e fala da “santanice” de Costa)

Carlos Barroso / Lusa

Luís Marques Mendes

O Orçamento de Estado para 2020 incluirá novos benefícios fiscais para as empresas, avançou Luís Marques Mendes esta terça-feira durante o VII Encontro Fora da Caixa E=MC2, organizado pela Caixa Geral de Depósitos.

“António Costa vai conseguir um grande número até ao final deste ano”, começou por dizer Marques Mendes, que é também Conselheiro de Estado. As “empresas vão ter novos benefícios fiscais já no próximo orçamento” com o anúncio de um novo acordo de Concertação Social, acrescentou, citado pelo semanário Expresso.

“Vai ser um bom número. Tem a ver com a habilidade política de António Costa (…) E vai ter também um bom número na presidência do Conselho da União Europeia” em 2021, ano que se adivinha mais complicado para o Executivo devido à realização de eleições autárquicas, referiu, citado pela revista Sábado.

No entender de Marques Mendes, a aprovação do OE2020 não será difícil para o Executivo de António Costa, que encontrará mais dificuldades no plano social. Ainda assim, acredita que o Governo durará os quatro anos da legislatura.

“Se as previsões se confirmarem, ninguém derruba um Governo com crescimento de 1,7%, acima da média europeia. Seria preciso juntar todas as forças de esquerda e direita e isso é praticamente impossível”, recordando que a última vez que isto aconteceu foi no no chumbo do PEC IV do antigo primeiro-ministro José Sócrates.

Marques Mendes disse ainda que este não é um Governo para levar a cabo reformas estruturais. “[António Costa] não é um reformista. Se alguém pensar que nos próximos quatro anos vai haver reformas de fundo em matéria de Estado, Segurança Social ou Justiça, o melhor é esperar sentadinho. Não aconteceu nos últimos quatro anos, quando havia boas condições, e não vai acontecer agora”, vaticinou.

O antigo líder do PSD comentou ainda o facto de o Governo ter decidido descentralizar três secretarias de Estado para o interior do país. No seu entender, esta medida não terá impacto na valorização das regiões em causa (Castelo Branco, Guarda e Bragança), considerando que a medida é uma espécie de “brincadeira”.

“É engraçado, é António Costa a fazer uma ‘santanice’”, disse, referindo-se, tal como explica a Visão, a medida tomada por Pedro Santana Lopes em 2004. O à época primeiro-ministro decidiu transferir a secretaria de Estado do Turismo para o Algarve.

O VII Encontro Fora da Caixa E=MC2, que decorreu em Lagoa, no Algarve, contou também com a presença do presidente da comissão executiva do banco público, Paulo Macedo.

ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Francisco George defende vacinação de crianças com menos de 5 anos contra a covid-19

As crianças maiores de cinco anos devem ser vacinadas contra a covid-19, desde que a segurança e a eficácia da vacina estejam comprovadas cientificamente nestas idades, defende o médico especialista em saúde pública Francisco George. A …

Cientistas imprimiram, pela primeira vez, células cerebrais vivas em 3D

Uma equipa de cientistas usou uma nova técnica laser e conseguiu imprimir em 3D células cerebrais vivas. A maioria dos neurónios sobreviveram durante mais de dois dias após terem sido impressos em 3D, o que significa …

Descoberto antídoto contra agentes nervosos tipo Sarin e Novichok

Uma equipa do Laboratório Nacional Lawrence Livermore (LLNL), nos Estados Unidos, desenvolveu um antídoto que neutraliza a exposição ao envenenamento por agente nervoso. O estudo, que foi publicado na revista Scientific Reports, foi o resultado de …

Marte sobreviveu a super-erupções (que libertaram "oceanos" de poeira e gases tóxicos)

A região de Arabia Terra, situada no norte de Marte, já foi palco de erupções suficientemente potentes para libertar "oceanos" de poeira e gases tóxicos no ar.  A NASA confirmou, recentemente, que uma região do norte …

Vulcão, La Palma

O Cumbre Vieja também tem negacionistas. "É tudo orquestrado"

Nos últimos dias, as redes sociais têm-se tornado o palco dos "negacionistas dos vulcões" que defendem que, por trás da erupção do Cumbre Vieja, há mão humana. Nas redes sociais já há negacionistas do vulcão Cumbre …

Selecção da Lituânia falhou os Mundiais porque...chegou atrasada

Per Strand venceu, António Morgado ficou em sexto, mas os ciclistas da Lituânia acabaram por marcar a prova de estrada de juniores, nos Mundiais em Flandres. Per Strand Hagenes é o novo campeão mundial júnior de …

Gil Vicente 1-2 Porto | Dragão canta de galo com dois golaços

Foi sofrer até ao fim. Sérgio Conceição tinha alertado que não seria fácil bater o Gil Vicente e foi isso que ocorreu na noite desta sexta-feira em Barcelos. O FC Porto apenas a um minuto dos …

Na II Guerra Mundial, um erro "humilhante" destruiu dois imponentes navios de guerra da Marinha Real

No dia 10 de dezembro de 1941, os japoneses afundaram os imponentes Prince of Wales e Repulse. A culpa foi do almirante Thomas Phillips que, na sequência de um "erro humilhante", acabou também por falecer. Winston …

O robô Atlas, da Boston Dynamics, faz parkour (e até dá um mortal para trás)

O Atlas é, sobretudo, um projeto de investigação: um robô que ajuda os engenheiros da Boston Dynamics a trabalhar em melhores sistemas de controlo e perceção. O parkour é um verdadeiro desafio para os seres humanos, …

Na Tailândia, um "cemitério" de táxis foi transformado numa horta sobre rodas

Desde pimentos a pepinos, beringelas e até mangericão. Num parque de estacionamento ao ar livre em Banguecoque, os táxis abandonados transformam-se em hortas para alimentar os trabalhadores. A pandemia de covid-19 obrigou os táxis de Banguecoque …