Marques Mendes antecipa novos benefícios fiscais para empresas (e fala da “santanice” de Costa)

Carlos Barroso / Lusa

Luís Marques Mendes

O Orçamento de Estado para 2020 incluirá novos benefícios fiscais para as empresas, avançou Luís Marques Mendes esta terça-feira durante o VII Encontro Fora da Caixa E=MC2, organizado pela Caixa Geral de Depósitos.

“António Costa vai conseguir um grande número até ao final deste ano”, começou por dizer Marques Mendes, que é também Conselheiro de Estado. As “empresas vão ter novos benefícios fiscais já no próximo orçamento” com o anúncio de um novo acordo de Concertação Social, acrescentou, citado pelo semanário Expresso.

“Vai ser um bom número. Tem a ver com a habilidade política de António Costa (…) E vai ter também um bom número na presidência do Conselho da União Europeia” em 2021, ano que se adivinha mais complicado para o Executivo devido à realização de eleições autárquicas, referiu, citado pela revista Sábado.

No entender de Marques Mendes, a aprovação do OE2020 não será difícil para o Executivo de António Costa, que encontrará mais dificuldades no plano social. Ainda assim, acredita que o Governo durará os quatro anos da legislatura.

“Se as previsões se confirmarem, ninguém derruba um Governo com crescimento de 1,7%, acima da média europeia. Seria preciso juntar todas as forças de esquerda e direita e isso é praticamente impossível”, recordando que a última vez que isto aconteceu foi no no chumbo do PEC IV do antigo primeiro-ministro José Sócrates.

Marques Mendes disse ainda que este não é um Governo para levar a cabo reformas estruturais. “[António Costa] não é um reformista. Se alguém pensar que nos próximos quatro anos vai haver reformas de fundo em matéria de Estado, Segurança Social ou Justiça, o melhor é esperar sentadinho. Não aconteceu nos últimos quatro anos, quando havia boas condições, e não vai acontecer agora”, vaticinou.

O antigo líder do PSD comentou ainda o facto de o Governo ter decidido descentralizar três secretarias de Estado para o interior do país. No seu entender, esta medida não terá impacto na valorização das regiões em causa (Castelo Branco, Guarda e Bragança), considerando que a medida é uma espécie de “brincadeira”.

“É engraçado, é António Costa a fazer uma ‘santanice’”, disse, referindo-se, tal como explica a Visão, a medida tomada por Pedro Santana Lopes em 2004. O à época primeiro-ministro decidiu transferir a secretaria de Estado do Turismo para o Algarve.

O VII Encontro Fora da Caixa E=MC2, que decorreu em Lagoa, no Algarve, contou também com a presença do presidente da comissão executiva do banco público, Paulo Macedo.

  ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Agentes disparam para o ar no jogo entre o Olímpico do Montijo e o Vitória de Setúbal B

Violência, tiros para o ar: Montijo reage aos incidentes do jogo com o Vitória

Cenas de pânico, logo a seguir ao jogo entre o Olímpico do Montijo e a equipa B de Setúbal. Versões diferentes dos treinadores. O jogo entre Olímpico do Montijo e Vitória de Setúbal B terminou sem …

Defesa de Salgado pede suspensão do processo por diagnóstico de Alzheimer

A defesa do antigo banqueiro pediu a suspensão do processo no qual o ex-presidente do Banco Espírito Santo (BES) é arguido, fundamentando-o com um atestado médico a comprovar o diagnóstico de doença de Alzheimer. De acordo …

Marcelo sobre combustíveis: "Vamos esperar que isto não seja para durar mais de seis meses"

O Presidente da República disse, esta segunda-feira, que o aumento do preço dos combustíveis é "preocupante" e que o Governo aguarda luz verde de Bruxelas para tomar medidas sociais para as famílias e as empresas. "No …

Frente Comum confirma greve na Função Pública a 12 de novembro

A Frente Comum de Sindicatos da Administração Pública confirmou, esta segunda-feira, a realização de uma greve nacional a 12 de novembro, para exigir ao Governo que altere a proposta de Orçamento do Estado para 2022 …

Welwitschea 'Tchizé' dos Santos, filha do ex-Presidente angolano José Eduardo dos Santos

Ivo Rosa manda desbloquear conta bancária de Tchizé dos Santos

O Tribunal Central de Instrução Criminal desbloqueou uma conta bancária de Tchizé dos Santos, filha de José Eduardo dos Santos, por "decurso excessivo" do tempo e falta de provas quanto à origem ilícita dos fundos. O …

Mais três mortes e 291 novos casos de covid-19. Incidência e R(t) subiram

Portugal registou, esta segunda-feira, mais três mortes e 291 casos de infeção pelo novo coronavírus, segundo o último boletim epidemiológico da Direção-Geral da Saúde (DGS). De acordo com o último boletim da DGS, dos 291 novos …

O ex-secretário de Estado norte-americano Colin Powell

Morreu com covid-19 o ex-secretário de Estado dos EUA Colin Powell

O ex-secretário de Estado do ex-Presidente George W. Bush morreu, aos 84 anos, devido a "complicações de covid-19", anunciou a família, esta segunda-feira. "O general Colin L. Powell, ex-secretário de Estado dos EUA e presidente da …

Facebook quer criar 10.000 novos empregos na UE nos próximos cinco anos

Projeto que a gigante norte-americana quer criar em solo europeu consiste num metauniverso, um espaço virtual que permite a reunião de pessoas que não estão juntas fisicamente, com recurso a realidade virtual e aumentada. O Facebook …

Lojas já estão a fazer contratações para "salvar o Natal"

Após um Natal marcado pelas restrições, este ano os retalhistas esperam recuperar as vendas e, como tal, já estão a reforçar as equipas para o período que se segue. São várias as empresa que já começam …

O primeiro-ministro António Costa com o ministro Pedro Nuno Santos

Portal Base com contratos inacessíveis há duas semanas (e sem prazo para voltar)

Os ficheiros do portal Base estão inacessíveis há duas semanas. O Governo bloqueou o acesso aos contratos públicos quando percebeu que estava a violar o Regulamento Geral da Proteção de Dados (RGPD) e não voltou …