Livros encadernados com cocaína valiam mais de 30 mil euros

Tiago Henrique Marques / Lusa

Dois livros foram apreendidos este mês pela Polícia Judiciária no aeroporto de Lisboa: estavam encadernados com cocaína na capa e na contracapa.

Vinham num voo da TAP proveniente de São Paulo e o homem que transportava os dois volumes, transportados na bagagem de mão, de uma coleção dedicada às grandes guerras mundiais acabou por ser apanhado, tal como o cúmplice a quem os entregou ainda no aeroporto, que se preparava para os levar para o Reino Unido nesse mesmo dia.

Ao todo, foi encadernado um quilo de cocaína, quantidade de estupefaciente que em Portugal valeria cerca de 30 mil euros, mas que no país de destino seria vendido por um valor ainda mais alto.

Os traficantes recorreram a uma técnica que consiste em impregnar o papel com o produto, método frequentemente usado também em peças de vestuário. Esta quantidade “seria suficiente para a composição de dezenas de milhar de doses individuais, caso chegasse aos circuitos ilícitos de distribuição”, refere um comunicado, citado pelo Público.

Apesar de se tratar de uma edição que já não é recente, os livros estavam embrulhados naquilo que parecia ser o celofane original. Quando os desembrulharam, os inspetores tiveram de desfazer parcialmente as capas para extraírem o produto.

Ambos de nacionalidade estrangeira, os homens têm 20 e 53 anos. O primeiro é segurança de profissão, enquanto o segundo é taxista. Ambos ficaram a aguardar julgamento em prisão preventiva.

Mas a investigação ainda não terminou. “Estamos a tentar perceber a magnitude desta rede não só em Portugal como noutros países europeus”, explicou Rui Sousa, coordenador da Unidade Nacional de Combate ao Tráfico de Estupefacientes da Polícia Judiciária.

Sobre o método, o mesmo responsável assinalou que não é inédito, mas também não é frequente: “Não é novo, mas há vários anos que não aparecia cocaína dissimulada em livros”. Apesar de ainda não terem sido feitos testes que permitam aquilatar do grau de pureza, os investigadores antecipam que será elevado, uma vez que terá origem num país vizinho do Brasil com produção de cocaína – Bolívia, Colômbia, Paraguai ou Chile.

ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Celebrações do 10 de junho só terão oito pessoas. “É como achei que devia ser o 25 de abril e o 1º de maio”

A “cerimónia simbólica” comemorativa do Dia de Portugal que se realizará no Mosteiro dos Jerónimos, em Lisboa, terá apenas oito presenças, incluindo o chefe de Estado e o presidente desta edição do 10 de Junho, …

O futebol português está de volta. Uma corrida de dois cavalos e a montra para Amorim

A bola volta hoje a rolar em Portugal após a interrupção devido à pandemia de covid-19. Regresso o futebol que tão bem conhecemos, mas de uma forma como nunca vimos antes. Estádios desertos e jogos quase …

Cientistas identificam fóssil do inseto mais antigo do mundo

Um fóssil de um milípede descoberto em 1899 é o inseto mais antigo do mundo, concluiu um novo estudo. O espécime em causa tem 425 milhões de anos. Uma equipa de investigadores da Universidade do Texas …

Jorge Jesus renova com o Flamengo por mais uma época

O treinador português anunciou, esta quarta-feira, que vai ficar mais uma época nos brasileiros do Flamengo, até junho de 2021. "Digam à nação que fico!". É esta a frase que acompanha a fotografia publicada, esta quarta-feira, …

Governo deixa cair lay-off simplificado. Novo apoio vai variar em função da quebra de faturação

O apoio às empresas em lay-off que retomarem a atividade será diferenciado em função da quebra de faturação, com vista a direcionar as ajudas públicas “a quem mais precisa”, afirmou esta terça-feira a ministra do …

Grupo de precários da Casa da Música dispensado de serviço via e-mail "meia hora depois" de uma vigília de protesto

Cerca de 13 trabalhadores "precários" da Casa da Música, no Porto, foram dispensados dos concertos que tinham alocados para o mês de junho. Em declarações à Lusa, Hugo Veludo, um dos 13 assistentes de sala …

Sete detidos em operação na Quinta da Fonte ficam em prisão preventiva

Os sete homens que foram detidos numa operação policial no bairro da Quinta da Fonte, em Loures, na segunda-feira, ficaram em prisão preventiva, a medida de coação mais gravosa, revelou à agência Lusa a Polícia …

O parasita da malária tem o seu próprio relógio interno

Um novo estudo acaba de revelar que, mesmo quando cultivados fora do corpo, os parasitas da malária conseguem manter o seu ritmo. Quando uma pessoa contrai malária, acontece uma dança rítmica dentro do corpo. Os sinais …

Maduro e Guaidó juntam-se na luta contra a pandemia. EUA acusam país de impedir voos humanitários

O governo do Presidente venezuelano e o líder da oposição Juan Guaidó acordaram procurar conjuntamente fundos para combater a pandemia da covid-19 na Venezuela, de acordo com um documento divulgado esta terça-feira na televisão oficial. No …

Marítimo "aplaude" Costa no espectáculo de Bruno Nogueira e pede adeptos nos Estádios

Com recurso a fotografias de António Costa no Campo Pequeno, a assistir ao espectáculo "Deixem o pimba em paz" de Bruno Nogueira, o Marítimo "aplaude" o gesto do primeiro-ministro e apela a que o futebol …