Livre quer maior diversidade no parlamento e salário mínimo de 900 euros

Livre / Facebook

Inauguração único cartaz do Livre

A cabeça de lista do Livre pelo círculo de Lisboa, Joacine Katar Moreira, defendeu esta segunda-feira maior diversidade na Assembleia da República, a par do aumento do salário mínimo para os 900 euros.

“É hora de nós termos uma Assembleia da República que seja a imagem das nossas sociedades, e uma imagem das nossas sociedades é uma Assembleia da República multiétnica, multicultural, multirreligiosa e uma assembleia em que haja uma igualdade entre o número de homens e o número de mulheres”, disse a candidata à agência Lusa.

Notando que “esta é uma área onde já houve alguns desenvolvimentos”, Joacine Katar Moreira considerou que “mesmo estes desenvolvimentos continuam a favorecer as elites”. “Não há nenhuma mulher das minorias étnico-raciais na assembleia”, assinalou, apontando que “é hora” de isto começar a importunar a sociedade.

Para mudar esta questão, a cabeça de lista do Livre por Lisboa advogou ser necessário um investimento grande na área da educação, passando pelo combate ao insucesso e abandono escolares, algo que, “especialmente, vai afetando as minorias étnico-raciais”.

O partido inaugurou esta terça-feira em Lisboa, na rotunda do Marquês de Pombal, o único cartaz de grandes dimensões que vai colocar nas ruas durante a campanha para as eleições legislativas de 6 de outubro.

O cartaz, que tem uma fotografia da “única mulher negra cabeça de lista numas eleições legislativas” e as palavras “Livre é igualdade”, foi inaugurado na presença de cerca de duas dezenas de apoiantes do partido, num momento com discursos e música.

Orçamento de dez mil euros

Esta opção é justificada com o orçamento de “10 mil euros” com o qual o partido conta para fazer a campanha eleitoral, mas também pelo facto de o Livre considerar ser “absolutamente excessivo” e “nem sequer ideal para o ambiente”.

“E se hoje em dia a maior parte dos partidos autodenomina-se pelo combate às alterações climáticas, a ecologia e por aí fora, deviam então iniciar imediatamente por reduzir a poluição visual e o enorme investimento financeiro que é espalharem de norte a sul do país dezenas, centenas de ‘outdoors'”, sublinhou.

Em declarações à agência Lusa, Joacine Katar Moreira vincou que “esta não é uma candidatura das minorias étnico-raciais” e que o objetivo não é ser a “representante da comunidade afrodescendente em Portugal”.

“O meu objetivo é levar os meus conhecimentos de historiadora, de ativista feminista, de ativista antirracista, de académica, entre outros, para que isto esteja ao serviço de um país mais igualitário e com menos assimetrias financeiras”, afirmou, acrescentando que defendendo as minorias estará também a “defender as maiorias”.

Nesta campanha eleitoral, que arranca oficialmente em 22 de setembro, o Livre vai defender igualmente o aumento do salário mínimo para 900 euros. “No Livre, nós consideramos que um ordenado de 900 euros ao mês é um ordenado que corresponde a um patamar em relação ao qual os cidadãos têm hipótese de sair de um patamar de unicamente sobrevivência”, explicou a primeira candidata pelo círculo da capital.

Na ótica da historiadora e ativista, “um Estado que mantenha os seus cidadãos no limiar de unicamente sobrevivência não é um Estado de um país desenvolvido” e, por isso, “é fundamental que qualquer política para a igualdade, qualquer política contra a pobreza” deve “exigir um aumento do ordenado mínimo”.

Também presente na iniciativa, o fundador do Livre Rui Tavares considerou que este é “um cartaz único para a história da democracia portuguesa”, e que “no panorama atual é histórico ter a única candidata mulher, negra, ativista feminista e antirracismo”.

“É a primeira candidata mulher, negra, ativista do feminismo e do antirracismo” e será também “a primeira deputada do Livre”, declarou Rui Tavares, num discurso transmitido através da rede social Facebook.

ZAP // Lusa

PARTILHAR

RESPONDER

Coreia do Sul com maior número de casos desde março. Seul reforça medidas restritivas

A Coreia do Sul endureceu este sábado as medidas restritivas para conter a pandemia de covid-19 em Seul e arredores após registar o número mais elevado de novos casos diários em cinco meses. As regras, que …

Cavani tem viagem marcada para fechar acordo com o Benfica

Vários órgãos de informação avançam que Edinson Cavani tem viagem marcada para a Europa, onde deverá assinar com o SL Benfica dentro dos próximos dias. Depois de várias semanas de negociações, Edinson Cavani está praticamente garantido …

Novo Banco. Gama Life garante não ter relação com Greg Lindberg (mas GNB mudou-se para a sua morada)

O fundo da Apax Partners que assumiu o controlo da GNB Vida depois da compra ao Novo Banco “mudou-se” para a mesma morada de empresas do multimilionário Greg Lindberg em Londres, apesar da seguradora garantir …

Ministra admite que não leu relatório sobre Reguengos (e desvaloriza surtos em lares)

A ministra da Segurança Social admitiu, em entrevista ao semanário Expresso, que não leu o relatório sobre Reguengos de Monsaraz, mas considerou que a dimensão dos surtos de covid-19 em lares “não é demasiado grande …

Calvário no Barcelona. Setién de saída, Messi faz ultimato e Piqué fala em "vergonha"

O Barcelona foi esmagado (8-2) pelo Bayern Munique, nos quartos de final da Liga dos Campeões. Setién está de saída, Messi fez um ultimato e Piqué falou em "vergonha". Foi a noite mais negra de sempre …

Antonoaldo Neves quer receber mais para sair da TAP (mas Governo não paga "nem mais um cêntimo")

Quando foi anunciado o acordo de saída de David Neeleman da TAP, o Governo anunciou também que Antonoaldo Neves, CEO da companhia, seria substituído. No entanto, ainda não se chegou um acordo para a saída. …

Explosão em Beirute terá sido causada por trabalhos de manutenção

A explosão no porto de Beirute, no Líbano, que matou 171 pessoas, feriu mais de 6 mil e deixou um rasto de destruição na cidade, poderá ter sido causada por trabalhos de manutenção num armazém. …

"Crocodilo do terror" tinha dentes do tamanho de bananas e comia dinossauros

Um novo estudo descobriu um grupo de crocodilos antigos que tinham cerca de 10 metros de comprimento e dentes "do tamanho de bananas", que lhes permitiam derrubar até os maiores dinossauros do seu ecossistema. De acordo com …

Intervalos mais curtos, alunos a limpar salas e cantinas com take away. Como vai ser o novo ano letivo

Intervalos de cinco minutos, aulas a começar mais cedo e a terminar mais tarde, alunos a ajudar na desinfestação das salas e cantinas com serviço de take away são algumas das mudanças previstas por diferentes …

Rui Pinto recebeu ameaças de morte do estrangeiro

O pirata informático português Rui Pinto recebeu ameaças de morte de Portugal e do estrangeiro. O hacker é considerado person of interest por outros países. Rui Pinto recebeu ameaças de morte vindas não só de Portugal, …