Há livrarias a recusar vouchers de manuais gratuitos por falhas no pagamento do Estado

Algumas livrarias estão a enfrentar problemas financeiros com a entrega dos manuais escolares gratuitos que, neste ano, foram alargados até ao 12.º ano. Tudo devido a atrasos no pagamento dos reembolsos do Estado. Nalguns casos, estão a recusar os vouchers.

Há livrarias de norte a sul do país que estão a recusar os vouchers para entrega de manuais escolares gratuitos porque se queixam de ainda não ter recebido reembolsos do Ministério da Educação.

O problema prende-se com o facto de a medida ter sido alargada, neste ano lectivo, aos estudantes até ao 12,º ano, o que envolve oito milhões de vouchers para 1,2 milhões de alunos. O custo total é de 145 milhões de euros, enquanto no ano passado se ficou pelos 2,8 milhões de euros.

Há estabelecimentos que não têm capacidade financeira para encomendar os manuais para entrega gratuita aos encarregados de educação, lamentando as falhas no reembolso dos valores por parte do Ministério da Educação.

Há muitas papelarias que não vão aguentar“, queixa-se o dono de um destes espaços em Vila do Conde, Pedro Silva, em declarações ao Jornal de Notícias (JN).

“No ano passado, os livros só eram gratuitos até ao 6.º ano, ou seja, o dinheiro que facturávamos com o 3.º ciclo e secundário dava para aguentar a demora do pagamento dos vouchers“, mas “este ano, com manuais gratuitos até ao 12.º ano, é muito complicado“, lamenta Pedro Silva.

E há casos de proprietários que estão a endividar-se para conseguirem dar resposta à situação, como é o caso de Pedro Silva que diz ao JN que está a rejeitar mais vouchers até receber o próximo pagamento do Estado e que tem 17 mil euros a receber.

Fonte do Ministério da Educação aponta ao JN que não tem “registo de reclamações”, garantindo que os pagamentos estão a ser “feitos dentro dos prazos”.

A Confederação Nacional das Associações de Pais também refere ao jornal que não tem indicações de quaisquer problemas.

Ao contrário do que aconteceu noutros anos, agora o pagamento às livrarias é responsabilidade do Instituto de Gestão Financeira da Educação que se comprometeu a devolver o dinheiro dos manuais gratuitos em 15 dias.

ZAP //

PARTILHAR

4 COMENTÁRIOS

  1. Continua a negociata dos livros escolares!…
    Se os livros são pagos pelo Estado, tem que ser recolhidos e entregues a outros alunos no ano seguinte!!

  2. Mandaram o “grande noia” dizer no último comentário na SIC, “que este era um governo de boas contas” mas os factos demonstram que afinal ele não passa também de um grande mentiroso!…

RESPONDER

Crianças e adolescentes são quem mais consome açúcar em Portugal

Um estudo do Instituto de Saúde Pública da Universidade do Porto (ISPUP), que teve por base o Inquérito Alimentar Nacional e de Atividade Física, concluiu que as crianças e os adolescentes são quem mais consome …

A Rússia já sabe como apareceu a fissura na nave Soyuz (mas não revela)

A Corporação Espacial Estatal da Rússia, Roscosmos, já sabe qual é a origem da fissura encontrada há um ano na nave Soyuz MS-09, acoplada à Estação Espacial internacional. Mas não revelará mais informações. "O buraco foi …

SIVRAC, a bicicleta elétrica que se dobra em apenas um segundo

Com um quadro em forma de "X" e dobrável num estalar de dedos, a nova SIVRAC promete ser uma solução prática para quem viaja, por exemplo, de bicicleta para o trabalho. A bicicleta é um …

Porto 2-1 Young Boys | Dragão de duas faces com estreia feliz

O FC Porto entrou na Liga Europa com o pé direito, ao vencer o Young Boys por 2-1, no Estádio do Dragão. Uma primeira parte de enorme qualidade, na qual os suíços só por uma …

Dois turistas foram apanhados a nadar nus em Veneza. Vão pagar 3 mil euros cada um

Os homens checos estavam em Itália para apoiar a sua equipa de futebol - o Slavia de Praga que jogou contra o Inter em Milão -. Os dois visitantes, em Veneza, decidiram dar um mergulho. Um …

Voar sobre as águas do Sena. Paris testa "bolha do mar", um barco-táxi amigo do ambiente

Paris está a testar um novo meio de transporte mais amigo do ambiente: um barco-táxi ecológico que desliza nas águas do rio Sena. Esta semana, o sea bubble (bolha do mar) está em testes no rio …

Há uma "Matilde" na Bélgica que também precisa do medicamento mais caro do mundo

Mais de 950 mil belgas responderam ao apelo de um casal, que precisava de reunir 1,9 milhões de euros para comprar o medicamento mais caro do mundo para a filha. Pia, de nove meses, sofre de …

System of a Down confirmados no festival VOA, no Estádio Nacional

Os System of a Down são a primeira grande confirmação do VOA - Heavy Rock Festival, que em 2020 se realiza a 2 e 3 de julho no Estádio Nacional. De acordo com a Blitz, este …

PSV 3-2 Sporting | “Leão” vendeu cara uma derrota injusta

O Sporting iniciou a sua participação na fase de grupos da Liga Europa com uma derrota amarga na Holanda, na visita ao PSV, por 3-2. Seis minutos fatais na primeira parte deixaram os “leões” em desvantagem …

Políticos da Coreia do Sul estão a rapar o cabelo (e já se sabe porquê)

Políticos da oposição na Coreia do Sul estão a rapar o cabelo em protesto contra a nomeação de um ministro da Justiça cuja família está a ser investigada por suspeita de irregularidade. O vice-presidente do parlamento, …