Liverpool vence 4-0 e consegue reviravolta histórica frente ao Barcelona

O Liverpool conseguiu hoje anular uma vantagem de 3-0 que o FC Barcelona trazia da primeira mão das meias-finais da Liga dos Campeões de futebol, ao vencer 4-0 em casa e apurar-se para a final.

Com uma reviravolta épica, graças a dois golos do belga Origi, aos sete e 79 minutos, e outros tentos do suplente holandês Wijnaldum, aos 54 e 56, os ‘reds’ apuraram-se para a segunda final da ‘Champions’ consecutiva, depois de o 3-0 em Camp Nou ter deixado os ‘culés’ bem posicionados para avançar.

Em Barcelona, a equipa de Ernesto Valverde foi ‘embalada’ pelo argentino Messi, que acabou com dois golos marcados, mas em Inglaterra a noite foi do técnico alemão Jurgen Klopp, que não teve Salah nem Firmino, duas baixas na frente de ataque, mas ganhou o jogo com Origi e o ‘substituto’ Wijnaldum.

No Wanda Metropolitano, em Madrid, os ‘reds’ vão disputar com Tottenham ou Ajax, que decidem quarta-feira uma eliminatória que pende para os holandeses por 1-0, a segunda final da prova seguida, depois da derrota frente ao Real Madrid em 2018 (3-1).

Os ingleses entraram mais pressionantes em campo e aos sete minutos Origi fez o primeiro, na recarga de um remate do ‘capitão’ Henderson, depois de já ter saltado do banco para decidir a vitória com o Newcastle (3-2), na Liga inglesa, em que os ‘reds’ são segundos atrás do Manchester City a uma jornada do fim.

Depois da pressão esperada, num período em que Shaqiri também podia ter marcado, o Barcelona recuperou a posse de bola e só Alisson, a deter as tentativas de Messi e Coutinho, impediu o empate nos primeiros 20 minutos.

O argentino teve uma ocasião soberana para empatar a segunda mão, mas quis fazer mais uma finta, e, aos 19 minutos, rematou ao lado, num período de maior domínio catalão, antes de o defesa escocês Robertson, com um remate aos 23, obrigar o alemão Ter Stegen a uma grande defesa.

Henderson e Robertson evidenciaram problemas físicos ainda no primeiro tempo e, em tempo de descontos, Messi voltou a tentar com um remate bem próximo da baliza, antes de Alisson impedir o golo de Alba, isolado pelo argentino.

Peter Powell / EPA

Wijnaldum foi um dos heróis do jogo

No regresso do intervalo, o defesa escocês ficou nos balneários e o médio Wijnaldum surgiu no seu lugar, precisando apenas de 11 minutos para igualar a eliminatória com um ‘bis’.

Aos 54, Arnold recuperou a bola na direita, cruzou, a bola desviou em Rakitic e o holandês fez o 2-0, antes de marcar de cabeça, dois minutos depois, após um cruzamento de Shaqiri.

Numa fase de menor fulgor físico das duas equipas, e já com o português Nélson Semedo em campo desde os 60 minutos, a eliminatória acabou por pender para a equipa da casa num momento de distração, em que a defesa do ‘Barça’ estava a ‘dormir’ e Alexander-Arnold marcou um canto rápido e rasteiro, para o desvio de Origi, completamente solto na pequena área.

O golo de Origi consumou a histórica reviravolta da equipa de Liverpool, que trazia uma derrota por 3-0 da sua visita a Barcelona que não deixava antever o desfecho do jogo desta noite.

Até final, a equipa de Ernesto Valverde foi pressionando, mas a defesa do Liverpool foi eficaz e segurou a possibilidade de os ‘reds’ tentarem ganhar o sexto título, depois de 1976/77, 77/78, 80/81, 83/84 e 2004/2005.

PARTILHAR

RESPONDER

Coreia do Sul organizou um espetáculo de luzes para agradecer e incentivar o uso de máscara

A Coreia do Sul tem sido dos países com maior sucesso no combate à pandemia de covid-19. Com receio de uma segunda vaga, o Governo organizou uma forma incomum de agradecer aos profissionais de saúde …

Desgostos e namoriscos com humanos. Aquário de Quioto expõe complexas relações dos pinguins num fluxograma

O Aquário de Quioto, antiga capital do Japão, tem um fluxograma onde expõe as relações dos seus pinguins. Entre diferenças de idade, desgostos de amor e até namoriscos com humanos, as relações entre estes animais …

O sangue azul do caranguejo-ferradura é fundamental para a vacina da covid-19. Mas há um problema

O sangue azul do caranguejo-ferradura pode ser um elemento muito importante para encontrar a vacina para a covid-19, mas há um grande senão. O sangue azul do caranguejo-ferradura (Limulus Polyphemus) é a única fonte natural conhecida …

Jovem guarda-redes russo atingido por raio durante um treino

Ivan Zakborovsky, um jovem guarda-redes russo, está em coma induzido. O clube já revelou que o atleta não corre perigo. Ivan Zakborovsky, um guarda-redes de apenas 16 anos do Znamaya Truda, da Rússia, foi atingido por …

Elegante, leve e com fibra de carbono. O Tyr quer ser diferente de todos os outros caiaques

Embora os caiaques com assento se tenham tornado muito populares entre os pescadores, a maioria dos barcos é bastante tubular, pesada e de plástico. O Tyr da Apex Watercraft é diferente por ser elegante, leve …

2029 Majestic, a mota elétrica futurista com um design centenário

A 2029 Majestic é inspirada no modelo original de 1929, mas tem um motor elétrico e peças impressas em 3D. É o casamento ideal entre tecnologia e a tradição. Em 1929, Georges Roy criou a Majestic, …

Fernando Alonso regressa à Fórmula 1 com a Renault

O piloto espanhol Fernando Alonso vai regressar à Fórmula 1 depois de ter abandonado a modalidade em 2018. Assina agora um contrato de dois anos com mais um de opção. A escuderia Renault anunciou esta quarta-feira …

China reitera que não participará no diálogo EUA/Rússia para reduzir arsenal atómico

A China reiterou, esta quarta-feira, que não entrará nas negociações entre os Estados Unidos e a Rússia para um novo acordo que limite a quantidade de armas nucleares, e acusou Washington de “constituir uma ameaça”. Pequim …

Traumas na infância e um pai "sociopata". As revelações do livro da sobrinha de Trump

O livro de memórias de Mary Trump, sobrinha do Presidente norte-americano Donald Trump, já chegou às mãos de vários jornalistas nos Estados Unidos. A data de publicação está marcada para dia 14 de julho. No livro, …

Rússia detém antigo jornalista por acusações de traição

O ex-jornalista Ivan Safronov, assessor do diretor da agência espacial russa Roscosmos, foi detido esta terça-feira e acusado de traição. Esta terça-feira, as autoridades russas prenderam um antigo jornalista que trabalhava agora como assessor do chefe …