Lista de exigências de Moscovo inclui retirada total da NATO do Leste europeu

3

Mikhail Metzel / EPA

A Rússia exigiu, esta sexta-feira, a retirada das tropas da NATO do Leste da Europa além da garantia de que a Ucrânia não irá integrar a Aliança Atlântica.

Sergei Riabkov, vice-ministro dos Negócios Estrangeiros, disse a Rússia está pronta para iniciar negociações com a Casa Branca “sem demoras”.

Além da saída da NATO dos países que aderiram à Aliança Atlântica a partir de 1997 e da concessão à Rússia do direito a vetar um futuro pedido de adesão da Ucrânia, o Kremlin exige também o fim de exercícios militares perto das suas fronteiras, incluindo a Ucrânia, todo o Leste da Europa, o Cáucaso e a Ásia Central.

Segundo o Público, a Rússia propõe ainda que nenhum míssil de curto ou longo alcance seja posicionado num local onde possa atingir o território norte-americano ou russo.

A lista de imposições do país também inclui medidas que visam impedir qualquer tipo de presença ou intervenção norte-americana na Ucrânia, ao propor que os dois lados “se abstenham de enviar forças armadas e armamento para zonas onde isso poderá ser interpretado pelo outro lado como uma ameaça à sua segurança nacional”.

Um porta-voz da Administração Biden já reagiu, afirmando que os Estados Unidos vão responder “na próxima semana” à proposta de acordo.

Para já, deixou claro que certas condições são “inaceitáveis”, nomeadamente o fim da presença da NATO em países como a Polónia, a Estónia, a Lituânia e a Letónia, e na região dos Balcãs.

Ainda assim, o responsável adiantou que os Estados Unidos “estão preparados para discutir assuntos de segurança e assuntos estratégicos com a Rússia” depois de consultarem os seus parceiros europeus.

ZAP //

3 Comments

  1. Hahahahaaa… este ditador alucinado invade países e tem a lata de fazer exigências sobre as decisões tomadas por países democráticos!…
    Lindo!!

  2. Este tipo de ditadores, tal como os gansters só reconhecem os limites impostos por quem tenha forças credíveis, e exploram todas as vulnerabilidades dos mais fracos.
    Reconheceu primeiro as fronteiras e a integridade da Ucrania, recebeu as armas nucleares que pertenciam á Ucrânia e agora que se acha numa melhor posição armamentista parte para as ameaças e exigencias.
    Faz-me lembrar as cenas e as exigências dos nazistas alemães!

  3. Certo estava o genertal Patton. No embalo da Segunda Guerra os aliados deveriam ter tomado a Rússía e libertado seu povo do comunismo doentio que hoje se espalhou pelos arredores. Assim, todos seriam mais livres, mais felizes e a China ficaria quietinha lá no seu quadradinho.

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.