Lisboa fecha três ruas ao trânsito e pinta uma delas de azul. Muitos não gostaram

As ruas dos Bacalhoeiros, Nova da Trindade e João das Regras, na freguesia de Santa Maria Maior, em Lisboa, vão ser pedonais, com o fecho do acesso ao trânsito, decisão tomada na sequência da crise provocada pela covid-19. Além disso, a rua dos Bacalhoeiros foi pintada de azul.

A medida visa “o alargamento do espaço público destinado a esplanadas e a pedonalização de algumas vias como forma de se contribuir para combater a profunda crise, que atinge em particular a restauração e afins no centro histórico, com graves e imediatas consequências na perda de dezenas ou centenas de postos de trabalho”, avançou a Junta de Freguesia de Santa Maria Maior.

Proposta pela Câmara Municipal de Lisboa, liderada por Fernando Medina (PS), a medida foi aprovada, por unanimidade, pela Assembleia Municipal de Lisboa, tendo a Junta de Freguesia de Santa Maria Maior, presidida pelo autarca Miguel Coelho (PS), aceite “a pedonalização e fecho temporário de três ruas em todo o território, duas delas com escasso e residual trânsito”.

“Estas ruas são a Rua Nova da Trindade (troço entre o Largo da Trindade e a Travessa João de Deus), a Rua dos Bacalhoeiros (no troço até à Rua da Padaria) e a Rua João das Regras”, indicou o presidente da Junta de Freguesia de Santa Maria Maior, Miguel Coelho, em comunicado, adiantando que o compromisso assumido teve em consideração a “urgência” em poder fornecer aos operadores comerciais esta possibilidade ainda durante este verão.

O acordo estabelecido com a Câmara Municipal de Lisboa determina que o encerramento destas três ruas será “apenas até ao dia 31 de dezembro do corrente ano”, referiu o autarca de Santa Maria Maior.

Acompanhe a evolução da intervenção na Rua dos Bacalhoeiros.A Rua é Sua!#SantaMariaMaior #Lisboa

Publicado por Junta de Freguesia de Santa Maria Maior em Sábado, 4 de julho de 2020

“Terminado este período, far-se-á uma avaliação desta experiência, decidindo-se após isso pela sua manutenção, ou não, como espaço pedonal”, revelou Miguel Coelho.

No âmbito do compromisso assumido para o alargamento do espaço público destinado a esplanadas e a pedonalização, a Junta de Freguesia de Santa Maria Maior colocou como condição que “todas as esplanadas que venham a ser colocadas terão de fechar impreterivelmente até às 23h”.

Rua pintada de azul causa indignação

A Rua dos Bacalhoeiros foi a primeira rua de Lisboa a ser pintada com uma cor colorida. Neste caso, a escolha da cor – o azul – foi alvo de grandes críticas.

“Qual a finalidade de despejar tinta colorida na rua, por favor? Em que plano e medidas de conservação das mesmas e do centro histórico é que se insere?”, questionou uma internauta nas redes sociais, citada pelo Sol. “Uma verdadeira aberração na destruição da cidade de Lisboa”, lê-se noutro comentário.

Outros ironizaram a situação da Liga de Futebol, comentando que a rua poderá ser uma antecipação a uma eventual vitória do FC Porto.

As críticas levaram o presidente da junta, Miguel Coelho, a emitir um comunicado em que garante que seguiu a proposta cromática que lhe fez a câmara municipal e que, caso as zonas pedonais sejam para manter, virão a ter calçada portuguesa.

“Como forma de evitar a invasão do espaço pedonal por veículos automóveis, foi decidido que, durante esta fase experimental, estas vias fossem pintadas de uma cor alternativa, seguindo a Junta de Freguesia o modelo proposto pela Câmara Municipal”, explicou o autarca de Santa Maria Maior.

Em comunicado, a Junta de Freguesia de Santa Maior disse que todas as vias que, após o período experimental, venham a ser definitivamente consideradas pedonais serão, a partir de 1 de janeiro de 2021, objeto de intervenção de colocação de calçada portuguesa.

Porém, a Rua dos Bacalhoeiros não é a única que vai ser pintada com uma cor alternativa. De acordo com o jornal Público, a medida vai ser replicada noutros locais, como É o caso da Rua Nova da Trindade, no Chiado; da Rua de Belém; da Avenida da Igreja; ou da Rua da Penha de França, no troço junto ao Mercado de Sapadores.

ZAP // Lusa

 

PARTILHAR

9 COMENTÁRIOS

  1. Pois, deve ser mais uma medida do Medina!
    Alguém explique a essa personagem que já inventaram uma coisa que cumpre a mesma função, que é muito mais simples de implementar, mais barato, esteticamente menos agressivo e, acima de tudo, mais ecológico: chama-se sinal de trânsito!

    • Deve estar um pouco confuso com o âmbito da notícia. Vermelho e verde possivelmente ficarão bem nas ruas de cidades africanas ou da América latina. Acho que Lisboa ainda (pelo menos para já) é Europa.

  2. Gostava de saber em quanto ficou adjudicada esta fantasia. Qual é a Empresa que está a efectuar tal aberração. Se foi lançado algum concurso. Com estas informações que seriam divulgadas, com um verdadeiro jornalismo de investigação, os contribuintes talvez pudessem dar uma opinião mais objectiva. Há vários métodos de encerrar ruas a circulação motorizada menos custosas de certeza !

  3. Novos visionarios a criarem fantasias sem nexo, depois dizem que sao inovacoes. E dinamica das areas urbanas… nao deveriam existir pelo facto de criarem vantagens inicialmente mas depois, passados muitos anos, só dao problemas: sociais, desorganizacao dos espacos, falta escoamentos fluviais…falta areas verdes… tudo isto em nome do progresso que se traduz na ganancia de especuladores de construcoes dubias sem sentido algum….pensem que sao visionarios… mas do dinheiro, da ganancia e do poder…

  4. A medida mais idiota que já vi. E isto sem sequer discutir a questão estética ou do bom-gosto (ou da falta dele)…
    Uma medida totalmente desnecessária. Tem-se trabalho, gasta-se tempo, dinheiro e recursos para nada.
    Ambientalmente, é um exemplo do que não se deve.
    Enfim, um reflexo da nódoa que é a nossa classe política…

  5. Quando estiver gasto e sujo deve ser como as marcações nas estradas portuguesas, vêm tinta uma vez com garantia vitalícia.

  6. Ideias do ‘bestial’ com um gosto ‘excelente’ e sem problemas em estoirar dinheiro dos contribuintes portugueses, na rua onde mora António Costa, o autarca ‘especialista’ da CML! Já o ”especialista’ autarca de Sintra já tinha feito com o nosso dinheiro, uma rua alcatroada onde na altura vivia a família Costa! Estes dois, não passam de mordomos do Costa!

RESPONDER

Apple e Google removem das suas lojas de aplicações um dos jogos mais populares do mundo

As gigantes tecnológicas Apple e Google removeram esta semana das suas lojas de aplicações, a App Store e a Google Play Store, respetivamente, o Fortnite, um dos jogos mais populares de todo o mundo. As …

Encontrado tesouro de artefactos nazis no "Covil do Lobo", o quartel-general ultrassecreto de Hitler

Quando os nazis se prepararam para invadir a União Soviética, em 1941, construíram um quartel-general militar secreto na floresta Masúria, na Polónia, ao qual chamaram "Wolfsschanze" ou "Covil do Lobo". Desde a sua descoberta após a …

Itália vai construir um túnel submarino para unir Sicília ao continente

Itália está a planear construir um túnel para ligar a região insular da Sicília ao continente italiano. O projeto de cinco mil milhões de euros vai ser pago com a parte do Fundo de Recuperação …

Point Roberts tinha um pé nos EUA e outro no Canadá (mas agora não "pertence" a nenhum)

Point Roberts, em Washington, está numa posição única. Localizada na ponta da Península de Tsawwassen, a cidade fica totalmente abaixo do paralelo 49, a linha que separa o Canadá dos Estados Unidos. Agora, a cidade …

Milhares de processadores quebraram um trilião de chaves para resgatar um Zip com bitcoins

Um misterioso homem perdeu o acesso a um ficheiro Zip onde estavam encriptadas as suas chaves privadas de bitcoins. Os 300 mil dólares foram resgatados por dois especialistas em criptografia — e por muitos milhares …

Reino Unido com mais de mil novas infeções pelo quarto dia consecutivo

O Reino Unido registou mais 11 mortos e 1.441 infeções de covid-19 nas últimas 24 horas, anunciou o Ministério da Saúde britânico, que manteve restrições sobre a área metropolitana de Manchester e parte do norte …

Governo não pondera (para já) proibição de fumar ao ar livre

O Governo não está a ponderar, neste momento, proibir fumar ao ar livre como foi decretado em Espanha, mas há “muitos aspetos em aberto” que serão acompanhados, disse esta sexta-feira a ministra da Saúde, Marta …

Lotação do Avante reduzida a um terço. Visitantes terão uma "área superior à que está estabelecida para as praias"

O PCP anunciou que vai limitar a entrada na sua anual Festa do "Avante!" a um terço da capacidade total, em virtude do contexto de pandemia de covid-19. O espaço de 30 hectares das Quinta da …

Governo da Guiné Equatorial demitiu-se em bloco

O Governo da Guiné Equatorial, liderado pelo primeiro-ministro Francisco Pascual Obama Asue, apresentou a sua demissão em bloco. Em declarações aos jornalistas, o ministro da Comunicação e porta-voz do Governo em funções, Eugenio Nze Obiang, explicou …

PSP apresenta queixa contra jornal Público por causa de cartoon no "Inimigo Público"

A PSP anunciou esta sexta-feira que vai apresentar queixa contra o jornal Público pela publicação, no suplemento Inimigo Público, de um cartoon com uma figura vestida de uniforme, “aparentemente relacionado com uma ação com conotação …