/

Lisboa está pior a falar inglês desde que a pandemia apareceu

2

Portugal subiu um lugar e continua no top-10 no saber falar em inglês. Mesmo assim, já estivemos mais “experts” do que agora.

Portugal continua no top-10 dos países que sabem falar inglês.

O relatório EF English Proficiency Index (EF EPI) – que analisa dados de mais de 2.2 milhões de falantes não nativos de inglês, em 113 países e regiões – coloca Portugal no 8.º lugar.

Curiosamente baixou 7 pontos em relação à tabela de 2022 mas, como outros países caíram ainda mais, subiu uma posição.

Portugal tem uma “proficiência elevada” no inglês, numa tabela liderada (novamente) pelos Países Baixos, com Singapura e Áustria também no pódio.

Olhando para o panorama interno, há uma curiosidade: Lisboa era a região com melhores falantes de inglês até 2020.

Mas, desde que o coronavírus mudou o mundo, foi perdendo lugares – tal como outras grandes cidades noutros países.

Agora, Lisboa está no 9.º lugar entre os distritos/regiões, atrás de Coimbra, Braga, Açores, Porto, Aveiro, Castelo Branco, Madeira, Faro e Viseu.

A nível de cidades, outro destaque: pela primeira vez, Lisboa e Porto não estão no pódio. Nenhuma das cidades. Coimbra também lidera, seguida por Braga (perdeu o primeiro posto) e Guimarães.

Com 636 pontos, Coimbra tem níveis semelhantes a cidades como Amesterdão (646 pontos), Viena (640 pontos) e Copenhaga (639 pontos).

Voltando à tabela internacional, a República Democrática do Congo ocupa o último lugar no saber falar inglês; Tajiquistão e Iémen estão próximos.

ZAP //

2 Comments

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.