Lisboa foi o distrito mais afetado pelo mau tempo a nível nacional

(cv) andemam / YoyTube

-

Lisboa foi o distrito do país mais afetado pelo mau tempo que se fez sentir ao final da noite de quinta-feira e da madrugada de hoje, de acordo com a Proteção Civil que registou 481 ocorrências a nível nacional.

Segundo adiantou à agência Lusa Marco Martins, adjunto da Autoridade Nacional de Proteção Civil, foram registadas 481 ocorrências a nível nacional, tendo sido o distrito de Lisboa o mais afetado, ao registar 344 ocorrências, seguido dos de Setúbal e de Faro, com 59 e 42, respetivamente.

“Pensamos que o período crítico já tenha passado, tendo em consideração que entre as 21h e as 3h da manhã foi o pico das ocorrências em que registamos em Lisboa um grande número” de pedidos de auxílio, explicou Marco Martins.

De acordo com o mesmo responsável, é “expetável que o pior já tenha acontecido”, com o mau tempo que passou pelo sul a deslocar-se para os distritos do norte”.

“O mau tempo no norte era expetável de ter acontecido entre as 3h e as 5h. Como não registámos muitas ocorrências nos distritos do norte nas regiões do interior e litoral, pensamos que o pior já tenha passado, uma vez que o número de ocorrências foi bastante reduzido comparativamente aos distritos de Lisboa e Faro”, explicou.

As previsões de mau tempo até ao final da manhã de hoje levaram a Autoridade Nacional de Proteção Civil (ANPC) a emitir quinta-feira um aviso à população devido à chuva, neve e vento forte.

Em comunicado, a ANPC sublinhou que o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) tem uma previsão de agravamento das condições meteorológicas até ao final da manhã de hoje, dia em que sete barras de Portugal continental estão fechadas à navegação e outras quatro condicionadas.

Os 18 distritos de Portugal continental e os Açores encontram-se hoje sob aviso amarelo devido ao vento e chuva forte e agitação marítima, além da queda de neve nas terras altas, enquanto a costa norte da ilha da Madeira está sob aviso vermelho.

De acordo com o ‘site’ oficial do Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA), os 18 distritos de Portugal encontram-se sob aviso amarelo, o terceiro mais grave de uma escala de quatro, devido à previsão de chuva persistente, e por vezes forte, até às 00h de sexta-feira nos distritos do litoral.

Já os distritos da Guarda, Viana do Castelo, Bragança, Braga, Vila Real, Castelo Branco e Coimbra estão sob aviso amarelo devido à previsão de queda de neve acima dos 1.400/1.500 metros até às 9h de hoje.

/Lusa

PARTILHAR

RESPONDER

A cura para todos os tipos de cancro pode estar no nosso sistema imunitário

Em laboratório, uma equipa de cientistas da Universidade de Cardiff, no Reino Unido, conseguiu usar células do nosso próprio corpo para matar células cancerígenas. O nosso sistema imunitário é a defesa natural do nosso organismo contra …

Foi um asteróide (e nada mais do que um asteróide) que dizimou os dinossauros

Uma equipa internacional de cientistas acaba de reafirmar que foi um asteróide - e nada mais do que este corpo rochoso - que dizimou os dinossauros da face da Terra há cerca de 66 milhões …

Descoberta classe de objetos bizarros perto do enorme buraco negro da Via Láctea

Astrónomos da Iniciativa Órbitas do Centro Galáctico da UCLA (Universidade da Califórnia) descobriram uma nova classe de objetos bizarros no centro da Via Láctea, não muito longe do buraco negro supermassivo chamado Sagitário A*. "Estes objetos …

David Lynch lança curta-metragem no Netflix em dia de aniversário

O realizador norte-americano lançou no Netflix, esta segunda-feira, uma curta-metragem de 17 minutos. David Lynch lançou, esta segunda-feira, no dia do seu 74.º aniversário, uma curta-metragem de 17 minutos no Netflix, escreve o jornal Público. "What Did …

Dois homens confessam ter roubado (e depois devolvido) quadro de Klimt

A dupla de assaltantes disse que tinha roubado a pintura, em fevereiro de 1997, e que a devolveu "como um presente para a cidade". Dois homens confessaram ter roubado, e logo depois devolvido, a pintura de …

Ozzy Osbourne revela que tem Parkinson

O músico britânico, de 71 anos, revelou, esta terça-feira, que foi diagnosticado com a doença de Parkinson. De acordo com o The Guardian, Ozzy Osbourne fez esta revelação durante uma entrevista no programa Good Morning America, …

Jorja Smith regressa ao NOS Alive em 2020

A cantora britânica é a mais recente confirmação do NOS Alive 2020. O Passeio Marítimo de Algés volta assim a receber Jorja Smith pelo segundo ano consecutivo. “A artista que fez história com um dos concertos …

Confirmada a autenticidade de um raro auto-retrato de Van Gogh

Os principais especialistas holandeses da obra de Van Gogh concluíram que um auto-retrato de 1889 foi realmente pintado pelo artista. A notícia é avançada pelo jornal local holandês Dutch News, que recorda que a autenticidade desta …

Serviço de streaming Disney+ chega a Portugal no verão

O serviço de streaming da Disney chega à Europa a 24 de março. Reino Unido, Irlanda, França, Alemanha, Itália, Espanha, Áustria e Suíça serão os primeiros países a receber o Disney+. Em Portugal, a plataforma …

Tal como os cães, lobos bebés também brincam ao "busca" (e surpreendem os cientistas)

Brincar ao "busca" com o seu cão não é tão fácil como parece. É uma habilidade tão avançada que muitos cientistas acreditam que só terá aparecido após milhares de anos de domesticação. No entanto, isto pode …