Lisboa vai receber “fatia” grande da nova fornada de fundos europeus

Tiago Petinga / Lusa

O ministro do Planeamento, Nelson de Souza.

A Área Metropolitana de Lisboa vai ser uma das maiores beneficiadoras da nova fornada de fundos europeus. O objetivo é combater a pobreza e tornar a região mais competitiva.

Os novos subsídios do Mecanismo de Recuperação e Resiliência foram acordados no último Conselho Europeu. Portugal prepara-se para receber 13 mil milhões de euros para recuperar da crise, entre 2021 e 2026. O ministro do Planeamento, Nelson de Souza, deverá usar estes recursos para apoiar os dois principais polos do país: a Área Metropolitana de Lisboa e a Área Metropolitana do Porto.

O Expresso salienta que, contrariamente às verbas do atual quadro Portugal 2020, estes novos subsídios não precisam de ser canalizados para as regiões menos desenvolvidas do país. Assim, o Governo poderá optar por potenciar a região de Lisboa, como já tinha ambicionado Nelson de Souza, em 2019.

O objetivo definido pelo governante era encontrar “recursos mais substantivos para apoiar uma nova geração de políticas urbanas, que incluam, além da componente física da reabilitação urbana, uma dimensão social de apoio à integração, melhoria dos serviços coletivos, criação de emprego mais apropriado à juventude, etc”.

Agora, o gabinete do ministro do Planeamento assegura já estar a trabalhar neste sentido. O foco está nas grandes áreas metropolitanas, “onde se escondem as maiores bolsas de pobreza do país”.

Olhando para o PIB per capita, a Área Metropolitana de Lisboa é a apenas a 97.ª região mais desenvolvida da União Europeia. Caso se acrescente outros indicadores, relativos à qualidade das infraestruturas, saúde, educação, emprego, inovação ou governação, a capital portuguesa desce para o 128.º posto.

Para aceder a estes fundos, Portugal precisa de submeter a Bruxelas um plano nacional de recuperação e resiliência, escreve o Expresso. O Governo terá de explicar em que reformas e investimentos em concreto planeia usar os fundos europeus. Este plano deverá ser apresentado até outubro deste ano, embora as verbas só devam chegar em meados de 2021.

ZAP //

PARTILHAR

5 COMENTÁRIOS

  1. Ainda querem descentralização ?? Para quê para TACHOS mais nada. O dinheiro quando vem da UE os politicos DIZEM que vai p/ zona de Lisboa, mas temos as nossas duvidas… vai p/ o bolso de alguém certamente.

  2. Nunca outrora a expressão “Portugal é Lisboa e resto é paisagem” fez tanto sentido. A desgraça da “paisagem” continua. O poder mostra onde está o seu “poleiro” mais uma vez…

  3. Porque uma fatia maior para Lisboa do que para o resto do país???
    Os residentes em Lisboa e arredores pagam taxas de impostos + altas, é isso?
    AH e tal!, é preciso desenvolver e puxar pelo interior…..!!!

    está á vista….
    vigaristas bairristas

RESPONDER

Ouvir música clássica enquanto faz exercício? A Ciência sugere que sim

Estudos sugerem que, ao contrário daquilo que pensa, ouvir música clássica enquanto se pratica exercício físico pode ajudá-lo no seu treino. Para muitas pessoas, uma parte essencial de qualquer regime de exercício é a música que …

“Não queiram fazer mistérios onde não existem”. UE encerrou caso do procurador europeu

A União Europeia (UE) deu por "encerrado" o caso do procurador europeu José Guerra e dos lapsos no seu currículo enviado pelo Governo. “A reunião dos membros do Conselho da UE decorreu na segunda-feira e …

Jack Ma reaparece após estar "desaparecido" quase três meses

O bilionário fundador do gigante do comércio eletrónico chinês Alibaba reapareceu, esta quarta-feira, numa reunião virtual com professores rurais, após meses de incerteza sobre o seu paradeiro. No vídeo, publicado no site do jornal chinês Tianmu …

Jesus voltou a testar negativo. Benfica confirma presença na Taça da Liga

O treinador do Benfica voltou a testar negativo ao novo coronavírus, num segundo teste realizado esta terça-feira, dia em que o clube anunciou ter 17 casos de infeção na sua estrutura profissional de futebol. "O Benfica …

Novas regras do confinamento entram em vigor esta quarta-feira (mas há exceções nos horários)

As novas medidas de restrição para travar a pandemia de covid-19 em Portugal entraram em vigor às 0h desta quarta-feira no âmbito do estado de emergência em vigor no país.  O primeiro-ministro anunciou esta segunda-feira que …

Ratos paraplégicos voltam a caminhar graças a proteína inovadora

Cientistas criaram e injetaram uma proteína no cérebro de ratos paraplégicos. Após um par de semanas, os ratos recuperaram a capacidade de caminhar. Não, não é milagre. Uma equipa de investigadores alemães conseguiu restaurar a capacidade …

Sporting vai apresentar queixa à Ordem dos Médicos do diretor clínico da Unilabs

O presidente do Sporting anunciou, esta terça-feira, a intenção de denunciar à Ordem dos Médicos o comportamento do diretor clínico da Unilabs, devido aos testes à covid-19 que impediram Nuno Mendes e Sporar de defrontar …

Matéria escura? Raios-X ao redor das "Magníficas 7" podem ser rastos de uma misteriosa partícula

Uma equipa de cientistas descobriu que os misteriosos raios-X detetados em estrelas de neutrões próximas podem ser a primeira evidência de axiões, partículas hipotéticas que podem ajudar a desvendar segredos sobre a matéria escura. Existem muitos …

Os astrónomos captaram duas galáxias a meio de uma colisão (e viram uma garça a formar-se)

As colisões entre galáxias podem demorar milhões de anos. NGC 5394 e NGC 5395 estão a meio de um desses encontros e os cientistas conseguiram captar o evento em imagens. O par NGC 5394 e NGC …

"Toupeira" do InSight termina a sua viagem em Marte

A sonda de calor desenvolvida e construída pelo Centro Aeroespacial Alemão (DLR) e implantada em Marte pelo lander InSight da NASA terminou a sua parte da missão. Desde 28 de fevereiro de 2019 que a …