Em Lisboa, estacionar trotinetas já é profissão

A partir de segunda-feira, a Bird vai pôr mais 250 trotinetas nas ruas de Lisboa, mas compromete-se a agir de forma proativa contra o estacionamento abusivo.

Há milhares de trotinetas em Lisboa. Se, por um lado, este meio de transporte é uma vantagem para a correria do dia-a-dia, por outro, surgem com ele problemas inerentes ao estacionamento. A possibilidade de deixar as trotinetas estacionadas em qualquer ponto da capital é uma mais-valia, mas também um grande problema.

Se esta é a única forma de permitir que os utilizadores percorram a cidade sem limites, abre também caminho a que haja trotinetas paradas em qualquer lugar. A conta de Instagram Deadscooter ilustra os casos mais insólitos.

A verdade é que deixar uma trotineta espalhada pelas ruas lisboetas é um obstáculo imprevisível e, por vezes, muito problemático no caminho de uma pessoa com mobilidade reduzida ou invisual.

Ver esta publicação no Instagram

??? @filipabarroscastro

Uma publicação partilhada por thez skooterz ar dead (@deadscooter) a


Para resolver este problema, a Câmara Municipal de Lisboa prometeu converter 1.600 lugares de carros para dar lugar às bicicletas, trotinetas e motas. Além disso, há também operadoras que oferecem descontos a quem estacione corretamente.

No entanto, segundo a TSF, vai nascer na segunda-feira uma nova operadora que propõe uma abordagem diferente para resolver este problema. A partir do dia 1 de abril, a Bird vai pôr mais 250 trotinetas nas ruas de Lisboa, mas compromete-se a agir de forma proativa contra o estacionamento abusivo.

Desta forma, quatro funcionários da empresa vão ter como função exclusiva controlar a localização e o estado das trotinetas disponíveis na capital, rastreá-las em tempo real e reposicioná-las se estiverem mal estacionadas – são os Bird Watcher (observadores de pássaros).

As trotinetas serão recolhidas todas as noites para carregamento, manutenção e eventual reparação por uma equipa externa à empresa. No dia seguinte, estes meios de transporte aparecem em locais específicos – os chamados Nests (ninhos).

Entre Bird Watchers e a equipa que trabalha durante a noite, a Bird diz ter criado 11 empregos dedicados à gestão das trotinetas.

ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Mais verde e mais barato. Suécia segue a Alemanha e instala a primeira turbina eólica de madeira

A Suécia instalou uma nova e interessante turbina eólica: uma torre construída em madeira. A Alemanha também já tem esta nova tecnologia. Construída a partir de materiais de fontes sustentáveis e que oferecem desempenho comparável às …

Já não mostra só as filas do supermercado. App "Posso ir?" também diz se pode ir à praia

A aplicação móvel que permite aos utilizadores consultar as filas e as afluências aos supermercados também mostra como está a praia. Agora, a aplicação "Posso ir?" vai também dizer-lhe se é ou não prudente ir dar …

Discurso xenófobo. Na Áustria, "a islamofobia tornou-se uma forma dominante de racismo"

A Áustria regista um aumento preocupante do discurso xenofóbico, em particular em relação aos muçulmanos e refugiados, alerta um relatório do Conselho da Europa. A Comissão do Conselho da Europa contra o Racismo e a Intolerância …

Um em cada quatro russos acredita que a pandemia é uma invenção

Um em cada quatro russos acredita que a pandemia de coronavírus é uma invenção, de acordo com uma pesquisa realizada pela Escola Superior de Economia de Moscou (HSE). Segundo avançou o site de notícias RBC, citado …

"Botellón" está de volta a Lisboa. Ajuntamentos sem controle podem estar a espalhar o vírus

Há cada vez mais ajuntamentos de jovens em Lisboa, nomeadamente nos bairros típicos, mas também em locais como bombas de gasolina, para o convívio e o consumo de álcool. Um tipo de comportamento que está …

Trump negou ter-se abrigado num bunker da Casa Branca por causa dos protestos

O Presidente dos Estados Unidos (EUA), Donald Trump, negou esta quarta-feira ter sido escoltado para um 'bunker' na Casa Branca, devido aos protestos pela morte de George Floyd, alegando ter ido lá apenas para inspecionar …

Itália. Manifestantes desviam as máscaras e protestam contra medidas para conter pandemia

Centenas de manifestantes se reuniram em Roma, desviando as suas máscaras dos rostos, para protestar contra as medidas do Governo italiano para impedir a propagação do coronavírus. Segundo avançou na terça-feira a Time, os manifestantes, que …

Brasil pagou anúncios em sites investigados por publicar notícias falsas, avança O Globo

O Governo brasileiro publicou milhões de anúncios oficiais em sites investigados por divulgar notícias falsas, avança o jornal O Globo. O Governo do Presidente brasileiro, Jair Bolsonaro, publicou milhões de anúncios oficiais em sites investigados por …

A covid-19 foi o balde de água fria de muitos países, mas pode ser uma oportunidade para a Nigéria

O mundo está a braços com uma pandemia e a Nigéria não é exceção. Agora que o país está a aliviar as restrições impostas para conter a disseminação do novo coronavírus, já se olha para …

Cidade japonesa propõe nova lei que proíbe uso do telemóvel enquanto se caminha

O Governo da cidade de Yamato, no Japão, propôs uma nova lei para proibir os pedestres de olhar para os seus telemóveis enquanto caminham nas ruas. Caso seja aprovada, entra em vigor a partir de …