Em Lisboa, estacionar trotinetas já é profissão

A partir de segunda-feira, a Bird vai pôr mais 250 trotinetas nas ruas de Lisboa, mas compromete-se a agir de forma proativa contra o estacionamento abusivo.

Há milhares de trotinetas em Lisboa. Se, por um lado, este meio de transporte é uma vantagem para a correria do dia-a-dia, por outro, surgem com ele problemas inerentes ao estacionamento. A possibilidade de deixar as trotinetas estacionadas em qualquer ponto da capital é uma mais-valia, mas também um grande problema.

Se esta é a única forma de permitir que os utilizadores percorram a cidade sem limites, abre também caminho a que haja trotinetas paradas em qualquer lugar. A conta de Instagram Deadscooter ilustra os casos mais insólitos.

A verdade é que deixar uma trotineta espalhada pelas ruas lisboetas é um obstáculo imprevisível e, por vezes, muito problemático no caminho de uma pessoa com mobilidade reduzida ou invisual.

Ver esta publicação no Instagram

??? @filipabarroscastro

Uma publicação partilhada por thez skooterz ar dead (@deadscooter) a


Para resolver este problema, a Câmara Municipal de Lisboa prometeu converter 1.600 lugares de carros para dar lugar às bicicletas, trotinetas e motas. Além disso, há também operadoras que oferecem descontos a quem estacione corretamente.

No entanto, segundo a TSF, vai nascer na segunda-feira uma nova operadora que propõe uma abordagem diferente para resolver este problema. A partir do dia 1 de abril, a Bird vai pôr mais 250 trotinetas nas ruas de Lisboa, mas compromete-se a agir de forma proativa contra o estacionamento abusivo.

Desta forma, quatro funcionários da empresa vão ter como função exclusiva controlar a localização e o estado das trotinetas disponíveis na capital, rastreá-las em tempo real e reposicioná-las se estiverem mal estacionadas – são os Bird Watcher (observadores de pássaros).

As trotinetas serão recolhidas todas as noites para carregamento, manutenção e eventual reparação por uma equipa externa à empresa. No dia seguinte, estes meios de transporte aparecem em locais específicos – os chamados Nests (ninhos).

Entre Bird Watchers e a equipa que trabalha durante a noite, a Bird diz ter criado 11 empregos dedicados à gestão das trotinetas.

ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

A galáxia pode estar repleta de "micro-máquinas" alienígenas

A galáxia pode estar repleta de "micro-máquinas" de origem alienígena. Quem o diz é o astrofísico Zaza Osmanov, que parte do conceito de sonda replicante do matemático John von Neuman e o ajusta à nano-escala. …

Desenterradas duas múmias no cemitério egípcio onde o rei Tut foi sepultado

Uma equipa de arqueólogos desenterrou duas múmias no Vale dos Reis, o cemitério antigo onde está sepultado o rei Tutankhamon e outras realezas egípcias, anunciou o Ministério das Antiguidades do Egito. Em conferência de imprensa …

"Avião do Juízo Final" foi construído para sobreviver a um ataque nuclear (mas foi derrotado por um pássaro)

Uma aeronave do "dia do juízo final" da Marinha dos EUA, destinada a sobreviver a um ataque nuclear, foi recentemente derrotada por um pássaro. Um pássaro derrubou um dos quatro motores do avião e a Marinha …

Cova da Piedade 0-4 Benfica | Em frente na Taça com goleada

, O Benfica goleou hoje o Cova da Piedade por 4-0, garantindo o apuramento para a quarta eliminatória da Taça de Portugal, com dois tentos de Pizzi e outros tantos de Carlos Vinícius. O internacional português abriu …

Vírus informático faz caixas de multibanco "cuspirem" notas (e está a espalhar-se pelo mundo)

Um vírus informático está a ser utilizado para entrar em caixas de multibanco e fazê-las ejetar todo o seu dinheiro. Os primeiros casos surgiram na Alemanha, mas têm-se alastrado um pouco por todo o mundo. Na …

Piloto Bernardo Sousa suspenso dois anos por controlo antidoping positivo a cocaína

O ex-campeão nacional de ralis Bernardo Sousa foi suspenso por dois anos devido a um controlo antidoping positivo a cocaína, anunciou na quinta-feira a Federação Portuguesa de Automobilismo e Karting (FPAK). De acordo com o comunicado …

Porsche lança Taycan "low cost" para competir com a Tesla

https://vimeo.com/367293637 A Porsche lançou uma versão económica do Taycan de forma a competir com o Model S da Tesla. O veículo elétrico está disponível a partir de janeiro e custará cerca de 105 mil euros. A batalha …

Quartel da Graça vai ser um hotel de luxo

A concessão do Quartel da Graça, em Lisboa, vai ser entregue ao grupo Sana, no âmbito do programa Revive, estando previsto um investimento de 30 milhões de euros, para a instalação de um hotel, foi …

Infarmed retira do mercado protetor solar infantil

O Infarmed disse esta sexta-feira que está acompanhar as precauções da agência espanhola do medicamento em relação aos produtos de proteção solar ISDIN, indicando que em novos testes detetou variabilidade e inconsistência no fator de …

Com 13 anos, herdeira da Coroa de Espanha discursa pela primeira vez

O rei Filipe VI transmitiu esta sexta-feira à princesa Leonor o compromisso "pessoal e institucional" que possui como herdeira da Coroa na entrega dos Prémios Princesa de Astúrias 2019, cerimónia acompanhada no exterior por uma …