/

Lisboa eleita Capital Europeia do Voluntariado 2015

1

Guido Radig / Wikimedia

Elétrico na baixa de Lisboa

Elétrico na baixa de Lisboa

A cidade de Lisboa foi hoje eleita como Capital Europeia do Voluntariado 2015, decisão que foi revelada na véspera do Dia Internacional do Voluntariado, que se assinala amanhã, anunciou o município.

“Lisboa foi hoje escolhida como Capital Europeia do Voluntariado em 2015, sucedendo à cidade de Barcelona, que com este anúncio encerrou as actividades que o município catalão desenvolveu durante o ano em que teve este estatuto”, lê-se numa nota do gabinete do vereador dos Direitos Sociais, João Afonso, enviada à agência Lusa.

A escolha foi revelada esta quinta-feira em Barcelona, adiantou a autarquia.

Entre as cidades que estavam a concurso encontravam-se Basileia, na Suíça, e Nápoles, em Itália.

De acordo com o comunicado, foram analisados os níveis de aplicação, por cada município concorrente, das políticas incluídas na Agenda Política para o Voluntariado na Europa, PAVE, apresentado em 2011, como “a dinâmica global do voluntariado, as qualidades do trabalho desenvolvido no âmbito deste sector, a relevância do seu papel na comunidade e o reconhecimento conferido ao papel do voluntário”, pode ler-se.

A câmara realça que este estatuto visa “promover o voluntariado a nível das políticas locais, dando ênfase às cidades que melhor desenvolvem e acolhem estratégias de participação e envolvimento de parceiros e organizações de voluntários nas suas estratégias de intervenção”.

A capital portuguesa vai celebrar o feito com um encontro na sexta-feira, às 17 horas nos Paços do Concelho, entre pessoas que estão à procura de locais para fazer voluntariado e organizações que estão à procura de voluntários.

/Lusa

1 Comment

  1. Arre ! é sempre o mesmo !
    Um encontro às 17h de Sexta-Feira, nos Paços do Concelho…
    Quem planeou este horário só pensou nos voluntários desempregados, ou nos funcionários do Municipio.
    Caramba ! eu sou voluntaria, e tenho emprego das 9 às 18 h !

    Já o Banco de Voluntariado da CMLisboa, organiza todos os anos uma Festa para os seus voluntarios, ( geralmente em dias uteis, mas este ano, talvez seja no Sabado ), mas só avisam na véspera, mesmo, mesmo na véspera, para que…, quantos menos voluntários aparecerem, melhor !!!

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.