Linha “SOS Pessoa Idosa” arranca hoje

Ken / Flickr

-

A Fundação Bissaya Barreto disponibiliza a partir de hoje uma linha atendimento telefónico que tem como objetivo sinalizar casos de pessoas idosas que se encontrem em situação de violência física, emocional, sexual, exploração material ou abandono.

“A linha SOS Pessoa Idosa vai servir para sinalizar casos de idosos que se encontrem em situação de violência, mas não se vai ficar apenas pela prestação de esclarecimentos. Teremos mais duas valências que permitirão ir mais longe”, explicou a assessora da área social da Fundação Bissaya Barreto, Fátima Mota.

O Programa SOS Pessoa Idosa da Fundação Bissaya Barreto, instituição sediada em Coimbra, visa apoiar as pessoas com mais de 65 anos, prestando-lhe um serviço personalizado e de proximidade através de três valências: linha de atendimento telefónico, serviço de atendimento direto e personalizado e gabinete de mediação familiar.

“Entre as 10h00 e as 17h00 dos dias úteis teremos um técnico devidamente preparado no atendimento na linha telefónica. No entanto, nos restantes períodos estará disponível um gravador para as pessoas, se assim o entenderem, deixarem o contacto. Assim que possível, o técnico devolve a chamada”, informou.

O atendimento telefónico poderá ser feito através do número 800 990 100, tendo ainda os idosos a opção de poderem ser recebidos no serviço de atendimento direto ou no gabinete de mediação familiar.

“Estas duas valências permitirão dar outro tipo de respostas a um dos problemas da nossa sociedade. Pretendemos com isto cumprir a nossa parte e promover um envelhecimento ativo e saudável“, destacou.

São ainda metas deste trabalho a criação de uma estrutura que “zele pela defesa dos interesses e direitos dos idosos à vivência do seu processo de envelhecimento, enquanto possível, de forma autónoma, saudável e independente; sensibilizar diferentes setores sociais para o dever de intervenção e corresponsabilização na promoção e na implementação de estratégias comunitárias facilitadoras da autonomia e da qualidade de vida das pessoas idosas, com o envolvimento dos próprios, das famílias e de outros prestadores de cuidados”.

No desenvolvimento deste Programa, a Fundação Bissaya Barreto, como cofundadora e parceira desde 2002 do Grupo Violência Informação Investigação Intervenção, articulará, sempre que necessário, respostas e linhas de ação com os parceiros desta rede, a que igualmente pertencem a Administração Regional de Saúde do Centro, Centro Hospitalar e Universitário de Coimbra, Comando Distrital da PSP de Coimbra, Comando Territorial de Coimbra da GNR, Delegação de Coimbra do Instituto Nacional de Medicina Legal, Departamento de Investigação e Ação Penal de Coimbra, Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação da UC, APAV-Coimbra e INEM.

/Lusa

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.