Linha “SOS Pessoa Idosa” arranca hoje

Ken / Flickr

-

A Fundação Bissaya Barreto disponibiliza a partir de hoje uma linha atendimento telefónico que tem como objetivo sinalizar casos de pessoas idosas que se encontrem em situação de violência física, emocional, sexual, exploração material ou abandono.

“A linha SOS Pessoa Idosa vai servir para sinalizar casos de idosos que se encontrem em situação de violência, mas não se vai ficar apenas pela prestação de esclarecimentos. Teremos mais duas valências que permitirão ir mais longe”, explicou a assessora da área social da Fundação Bissaya Barreto, Fátima Mota.

O Programa SOS Pessoa Idosa da Fundação Bissaya Barreto, instituição sediada em Coimbra, visa apoiar as pessoas com mais de 65 anos, prestando-lhe um serviço personalizado e de proximidade através de três valências: linha de atendimento telefónico, serviço de atendimento direto e personalizado e gabinete de mediação familiar.

“Entre as 10h00 e as 17h00 dos dias úteis teremos um técnico devidamente preparado no atendimento na linha telefónica. No entanto, nos restantes períodos estará disponível um gravador para as pessoas, se assim o entenderem, deixarem o contacto. Assim que possível, o técnico devolve a chamada”, informou.

O atendimento telefónico poderá ser feito através do número 800 990 100, tendo ainda os idosos a opção de poderem ser recebidos no serviço de atendimento direto ou no gabinete de mediação familiar.

“Estas duas valências permitirão dar outro tipo de respostas a um dos problemas da nossa sociedade. Pretendemos com isto cumprir a nossa parte e promover um envelhecimento ativo e saudável“, destacou.

São ainda metas deste trabalho a criação de uma estrutura que “zele pela defesa dos interesses e direitos dos idosos à vivência do seu processo de envelhecimento, enquanto possível, de forma autónoma, saudável e independente; sensibilizar diferentes setores sociais para o dever de intervenção e corresponsabilização na promoção e na implementação de estratégias comunitárias facilitadoras da autonomia e da qualidade de vida das pessoas idosas, com o envolvimento dos próprios, das famílias e de outros prestadores de cuidados”.

No desenvolvimento deste Programa, a Fundação Bissaya Barreto, como cofundadora e parceira desde 2002 do Grupo Violência Informação Investigação Intervenção, articulará, sempre que necessário, respostas e linhas de ação com os parceiros desta rede, a que igualmente pertencem a Administração Regional de Saúde do Centro, Centro Hospitalar e Universitário de Coimbra, Comando Distrital da PSP de Coimbra, Comando Territorial de Coimbra da GNR, Delegação de Coimbra do Instituto Nacional de Medicina Legal, Departamento de Investigação e Ação Penal de Coimbra, Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação da UC, APAV-Coimbra e INEM.

/Lusa

PARTILHAR

RESPONDER

Ministro da Educação promete mais testes no regresso às aulas. Professores alertam para incumprimento das regras de segurança

O regresso dos alunos do secundário é marcado pela testagem de 300 mil estudantes, professores e funcionários, depois da vacinação de quase 200 mil trabalhadores escolares num "fim de semana para ganhar coragem", anunciou esta …

Propostas anticorrupção serão aprovadas “muito em breve”

O Governo garante que já não falta muito para entregar suas propostas no parlamento, depois de Marcelo Rebelo de Sousa vincar que espera que seja em breve que os partidos cumpram as promessas de fazer …

Estalou o verniz no PS/Porto. Autarca de Paços de Ferreira recusa recandidatar-se com "este PS concelhio"

Estalou o verniz no PS/Porto. O presidente da Câmara Municipal de Paços de Ferreira, Humberto Brito, declarou que não aceitará recandidatar-se ao cargo pela terceira vez “com este PS” concelhio. De acordo com o jornal Público, …

Pode ter sido descoberto um "elo perdido" na história do alfabeto

Uma inscrição alfabética num fragmento de um jarro encontrado em Laquis (Tel Lachish), em Israel, com cerca de 3450 anos, poderá ser um "elo perdido" na história do alfabeto. "Datada do século XV A.C., esta inscrição …

Morreu Walter Mondale, ex-vice-presidente de Jimmy Carter

O ex-vice-presidente dos Estados Unidos Walter Mondale, ícone do Partido Democrata, morreu nesta segunda-feira aos 93 anos, informou a imprensa norte-americana. A imprensa, que cita um comunicado familiar, não especifica as causas da morte do ex-vice-presidente …

Vão nascer mais duas praias fluviais no Alqueva este verão

A albufeira do Alqueva vai “ganhar” duas novas praias fluviais, no próximo verão, situadas nos concelhos de Alandroal e Portel, no distrito de Évora, num investimento global superior a um milhão de euros. O projeto da …

Nova ponte que vai ligar Porto e Gaia custa 21 milhões e terá oito acessos

A obra da nova ponte rodoviária sobre o Douro custará 21 milhões de euros, oito dos quais em acessos, e o projeto de conceção e construção será lançado "muito em breve", disse o autarca …

A tinta mais branca de sempre pode ajudar na luta pelo clima

A tinta mais branca já desenvolvida até agora reflete 98.1% da luz, podendo ser uma boa aliada no combate às alterações climáticas. No ano passado, uma equipa de cientistas desenvolveu uma tinta ultra-branca que atingiu uma …

Dois milhões com primeira dose esta terça-feira. Centros de vacinação precisam de mais 1.700 profissionais

Portugal deve atingir nesta terça-feira a marca dos dois milhões de pessoas vacinadas com a primeira dose de vacina contra a covid-19, adiantou esta segunda-feira a task force responsável pelo plano de vacinação. "Estima-se que, até …

Governo quer renovar contrato do SIRESP por seis meses (mas Altice recusa-se)

O Ministério da Administração Interna vai reunir-se esta terça-feira com a Altice, a quem iria propor uma renegociação e renovação por mais seis meses do contrato que assegura o Sistema Integrado das Redes de Emergência …