A linguagem de Benoit está a morrer. O senegalês quer salvá-la através da música

(cv) The Washington Post

Benoit Fader Keita

O senegalês Benoit Fader Keita está a usar o poder da música para salvar a sua linguagem, ménik, que tem apenas 3 mil falantes e está em risco de extinção.

Benoit Fader Keita nasceu no Senegal e fala ménik, uma das 25 línguas nativas reconhecidas do Senegal, mas que tinha apenas cerca de 3 mil falantes na última contagem.

Se na escola falasse esta linguagem, tinha uma punição: andar com um osso de vaca amarrado por um fio à volta do pescoço o dia todo. Benoit teve de usar o osso inúmeras vezes, escreve o The Washington Post. A escola quer coagir os alunos a falarem francês.



Agora, Benoit quer mudar este estigma e incentivar os mais jovens a falarem a sua linguagem nativa. O senegalês de 35 anos escreve e canta canções de rap e reggae em ménik para encorajar os jovens a falar este idioma falado por caçadores-coletores.

Enquanto na Europa há políticas para proteger e promover as línguas em risco de extinção, na maior parte de África isso não existe.

“O que o Benoit está a fazer é muito importante, porque influencia a juventude”, disse Adjaratou Oumar Sall, linguista da Universidade Cheikh Anta Diop, em Dakar.

O próprio Benoit reconhece a força do seu movimento: “Antes, as pessoas eram um pouco inseguras sobre falar ménik, mas agora estão orgulhosas”.

Ménik é falado pelo povo Bedik, uma minoria étnica que vive em aldeias remotas nas montanhas na região sudeste de Kédougou. Benoit cresceu a aprendê-la, por influência do seu pai, que era caçador, e da sua avó, que lhe contava histórias sobre a sua cultura.

Em 2012, o território Bedik foi declarado parte do Património Mundial da UNESCO devido à cultura local e às suas tradicionais casas de barro.

A popularidade de Benoit como cantor começou a crescer no ano passado, depois de um concerto na véspera de Ano Novo em Bandafassi, que atraiu cerca de 200 pessoas. Depois disso, as crianças nas aldeias sabem todas as letras das suas canções.

O cantor revela que os ouvintes ocasionalmente contactam-no para dizer que ele pronunciou algo errado. Em ménik, o significado de uma palavra muda caso se aumente ou diminua o seu tom, salienta o jornal norte-americano.

Para Benoit o que conta é passar o legado. Recentemente, uma criança disse-lhe que queria ser cantor como ele. “Eu disse a mim mesmo, talvez daqui a cinco ou dez anos, não serei capaz de ter sucesso, mas outra pessoa terá”, atirou Benoit.

Daniel Costa, ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Estudo revela que a Terra sofreu uma inclinação de 12 graus há 84 milhões de anos

Um novo estudo revelou que, há cerca de 84 milhões de anos, a Terra sofreu uma inclinação de 12 graus, contrariando a teoria de que o eixo de rotação do planeta tem sido estável nos …

Famosa teoria de Stephen Hawking sobre buracos negros confirmada

Usando ondulações no espaço-tempo causadas pela fusão de dois buracos negros distantes, uma equipa de cientistas conseguiu provar uma das teorias mais famosas de Stephen Hawking. A teoria da área do buraco negro, que Stephen Hawking …

Mayflower 2.0: um navio autónomo pilotado por IA está a refazer a viagem do original

Quatro séculos e uma pandemia depois de o Mayflower original ter zarpado do porto de Southampton, numa jornada histórica para a América, outro veículo pioneiro com o mesmo nome partiu para refazer a mesma viagem. O …

Halterofilista neozelandesa será a primeira atleta transgénero a competir nos Jogos Olímpicos

A neozelandesa Laurel Hubbard, de 43 anos, classificou-se para os Jogos Olímpicos de Tóquio na categoria acima de 87kg feminina (super pesadas) do levantamento de peso, tornando-se a primeira atleta transgénero a participar na competição. "Estou …

República Checa 0-1 Inglaterra | Serviços mínimos valem topo

A Inglaterra, que tinha assegurado o apuramento na segunda-feira, garantiu o primeiro lugar do Grupo D do Euro 2020, ao vencer a República Checa por 1-0, com um golo madrugador, no mítico estádio de Wembley. Num …

Croácia 3-1 Escócia | Croatas de trivela rumo aos oitavos

A Croácia, liderada pelos ‘craques’ Luka Modric e Ivan Perisic, qualificou-se hoje para os oitavos de final do Euro2020 de futebol, ao vencer por 3-1 a Escócia, que eliminou, num Grupo D conquistado pela Inglaterra. Os …

Asteroide tem nome de astrofísico português Nuno Peixinho

O astrofísico português Nuno Peixinho dá nome a um asteroide, descoberto em 1998 e que tem pouco mais de 10 quilómetros de diâmetro, anunciou esta segunda-feira o Instituto de Astrofísica e Ciências do Espaço (IA), …

"É inaceitável". Ana Mendes Godinho critica situações de trabalho temporário que "duram décadas"

A ministra do Trabalho, Ana Mendes Godinho, insistiu esta terça-feira na relevância do combate à precariedade, sinalizando a intenção de restringir o trabalho temporário. "Tem de haver mecanismos mais fortes para combater a segmentação do mercado …

Hitler expulsou os soldados judeus há oito décadas. Agora, um rabino junta-se ao exército alemão

No início da Segunda Guerra Mundial, Hitler expulsou os judeus das Forças Armadas na década de 1930. Agora, Zsolt Balla irá assumir o cargo de rabino-chefe do exército alemão. Mais de 80 anos depois, aquilo que …

Rio critica Governo após "justa indignação" de Merkel

O presidente do PSD acusou esta terça-feira o Governo de estar a fazer Portugal passar “por uma vergonha desnecessária”, considerando que depois da “vexatória desconsideração” do Reino Unido, os portugueses têm que “ouvir a justa …