Lineker: “Se pusessem a minha equipa de 1990 a jogar contra uma moderna, seríamos assassinados”

(dr) BBC

Gary Lineker

“Se pusessem a minha equipa de 1990 a jogar contra uma moderna, seríamos assassinados”, disse Gary Lineker, antigo internacional inglês, que agora é comentador da BBC.

Em entrevista ao The Guardian, o antigo avançado da seleção inglesa de futebol e atual comentador da BBC, Gary Lineker, disse que se pusessem a sua equipa de 1990 a jogar contra uma equipa moderna, seriam assassinados.

Lineker é tido como um dos maiores goleadores de sempre do futebol inglês e a sua opinião sem papas na língua é muito apreciada no Reino Unido. Numa análise ao futebol atual e tendo em conta Liverpool e Manchester City como exemplos, o antigo jogador reconhece que a sua equipa dos anos em que jogava futebol perderia categoricamente com uma desta equipas.

“O Liverpool e o City são, inquestionavelmente, duas das melhores equipas que já vi. Os números de ambas numa liga competitiva dizem isso mesmo. O jogo evolui e, se pusessem a minha equipa de 1990 a jogar contra uma moderna, seríamos assassinados. Mas, se tivéssemos tempo para nos adaptarmos, os melhores jogadores da altura poderiam ser os melhores agora”, acrescentou.

O comentador da BBC tentou ainda escolher entre Guardiola e Klopp, reconhecendo que era uma decisão complicada.

Guardiola ou Klopp? É uma excelente questão. Às vezes penso em Klopp, outras vezes penso em Guardiola. Os dois melhoram muito os jogadores, mas acho que eu seria mais adequado ao City. No Liverpool, os três da frente recuam para o meio-campo e esse não é o meu ponto forte. Marcaria muitos golos no City, assim ao estilo de Aguero. Mas também seria capaz de me adaptar ao Liverpool. Pensava sempre que segurar a bola era difícil, mas lembro-me dos relvados em que jogavam, que eram uma merda. É uma das coisas que me dá inveja, hoje em dia. Os relvados parecem mesas de bilhar”, disse, citado pelo jornal O JOGO.

Durante a sua carreira, Lineker jogou no Leicester, Everton, Barcelona e Tottenham, antes de terminar a sua carreira no Nagoya Grampus, do Japão. Ao serviço da seleção inglesa fez 48 golos em 80 internacionalizações.

Acabou por passar um pouco ao lado de títulos coletivos, vencendo apenas seis até ao pendurar das botas – sendo que nenhum deles foi um campeonato nacional. A nível individual foi o Bota de Ouro do Campeonato do Mundo do México, em 1986, com seis golos marcados.

ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Estudo mostra como diferentes espécies de polvos coexistem no mesmo ambiente

Existem mais de 300 espécies de polvos a viver em diversos habitats que abrangem recifes de coral, leitos de ervas marinhas, planícies de areia e regiões de gelo polar. Mas de que forma cefalópodes tão …

As máquinas estão "muito longe" de serem mais inteligentes (mas muito perto de agir como pessoas)

A especialista em inteligência artificial Daniela Braga considera que as máquinas estão "muito longe" de substituírem totalmente os humanos ou serem mais inteligentes, mas estão "muito perto" de interagirem como as pessoas. "Acho que estamos muito …

Secreto e lucrativo, o mercado de venda de "fezes de cachalote" pode também ser violento

O âmbar cinza é altamente raro, mas também altamente valioso. Usada na indústria dos perfumes, o mercado deste material pode ser muito perigoso. Deixa na pele uma resina oleosa e tem um cheiro a tabaco, madeira, …

Empresa norueguesa garante que pode "parar" furacões antes que estes se tornam destrutivos

Especialistas ambientais advertem que o sistema de "cortina de bolhas" proposto pela empresa pode provocar efeitos indesejados. A OceanTherm, uma startup norueguesa, assegura que a sua nova tecnologia pode evitar que as tempestades tropicais se tornem …

Afeganistão: Familiares consideram "insuficientes" pedido de desculpas dos EUA

Familiares dos civis afegãos mortos por "engano" durante um ataque de um avião não tripulado 'drone' norte-americano no final de agosto em Cabul consideraram este sábado "insuficiente" o pedido de desculpas de Washington, numa entrevista …

Descoberta de pegadas fossilizadas em Espanha revela a existência de um "berçário" de elefantes

Pegadas fossilizadas foram encontradas numa praia no sul da Espanha e mostram o que pode ter sido o berçário de uma espécie extinta de elefantes. O local costeiro, situado na região de Huelva, estava normalmente coberto …

Morreu aos 98 anos o historiador, sociólogo e crítico de arte José-Augusto França

O historiador, sociólogo e crítico de arte José-Augusto França morreu este sábado, aos 98 anos, na casa de saúde de Jarzé, perto da cidade francesa de Angers, disse à Lusa a pintora Emília Nadal, sua …

Ventura: "Não vejo outra possibilidade senão a ministra da Saúde ou pedir desculpa ou ser afastada"

O Chega vai questionar formalmente o Governo pelo “facto de a ministra da Saúde ter utilizado um carro do Estado” para ir a uma ação de campanha no Porto na sexta-feira, anunciou este sábado André …

Ouvir 30 segundos de uma sonata de Mozart pode reduzir ataques de epilepsia

Ouvir a Sonata para Dois Pianos em Ré Maior (K448), de Wolfgang Amadeus Mozart, durante pelo menos 30 segundos, ajuda a reduzir a atividade elétrica cerebral associada à epilepsia resistente a medicação. Os resultados também sugerem …

Astrónomos resolvem mistério cósmico com 900 anos

Um mistério cósmico com 900 anos, em torno das origens de uma famosa supernova observada pela primeira vez na China no ano 1181, foi finalmente resolvido. Uma nova investigação, publicada dia 15 de setembro no The …