Não há limite de velocidade num universo de superfluidos (e já sabemos porquê)

(dr) Lancaster University

Partículas exóticas aderem a todas as superfícies do superfluido

O superfluido ainda obedece às leis da Relatividade Geral. Ainda assim, é seguro afirmar que, num superfluido, não há limite de velocidade.

Um superfluido é um líquido a uma temperatura extremamente baixa, próxima do zero absoluto. Um dos elementos mais utilizados para se fazer superfluidos é o hélio-3, um isótopo de hélio de massa atómica igual a 3 unidades e extremamente raro na Terra.

Até agora, a velocidade crítica de Landau integrava os modelos teóricos dos cientistas, na medida em que determinava que se um submarino fosse colocado num mar de superfluidos, a embarcação não poderia ultrapassar a velocidade crítica sem destruir esse superfluido.

Mas uma nova investigação, levada a cabo por uma equipa de cientistas da Universidade de Lancaster, no Reino Unido, mostrou que é possível ultrapassar esse limite de velocidade dentro de um superfluido, avança o Live Science.

O estudo, cujo artigo científico foi publicado a 21 de setembro na Nature Communications, explica que o ” superfluido hélio-3 funciona como vácuo para uma haste que se move através dele, embora seja um líquido relativamente denso”.

Não há resistência absolutamente nenhuma. Acho isso muito intrigante”, comentou o autor principal Samuli Autti.

Nesta equação entra o fermião, uma partícula elementar de spin semi-inteiro. Os cientistas explicam que, por vezes, dois fermiões juntam-se e comportam-se como um único bosão, num fenómeno conhecido como pares de Cooper.

Os superfluidos podem ser constituídos tanto por bosões como por pares de fermiões. O superfluido de hélio-3, utilizado no estudo, utiliza os pares de fermiões. No entanto, por ser composto por partículas ligadas, e não uma única, poderia ser muito frágil. Ao quebrar a barreira da velocidade de Landau, estes objetos poderiam ocasionar a quebra dos pares de Cooper, acabando com o estado de superfluidez do hélio-3.

O colapso só não acontece porque a haste possui uma proteção, uma espécie de capa formada por estas partículas exóticas que a isola do superfluido. “Ao fazer a haste mudar de direção de movimento, pudemos concluir que a haste ficará oculta do superfluido pelas partículas ligadas que o cobrem, mesmo quando a velocidade for muito alta”, esclarece Ash Jennings, um dos co-autores do estudo.

Uma das principais aplicações dos superfluidos é o desenvolvimento de supercondutores.

ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Noah, de apenas dois anos, está desaparecido desde quarta-feira. Cadela, peça de roupa e pegadas encontradas

Um menino de dois anos está desaparecido em Proença-a-Velha, concelho de Idanha-a-Nova, desde quarta-feira de manhã. A GNR e PJ estão no local a fazer buscas com auxílio de populares que se juntaram às autoridades. Ao …

Passos avisa que há reformas que se fazem em “confronto” e não vale a pena “ficar à espera” do PS

O ex-primeiro-ministro Pedro Passos Coelho acusou esta quarta-feira a esquerda de "desqualificar" o Serviço Nacional de Saúde (SNS) e avisou que há reformas que só se fazem "em confronto", pedindo às forças políticas que "não …

Luzes cintilantes mostram potencial como novo tratamento para o Alzheimer

Uma equipa de investigadores usou som e luzes cintilantes para tratar ratos com a doença de Alzheimer, obtendo alguns resultados positivos. Agora, os cientistas testaram o mesmo tratamento em humanos, conseguindo mais uma vez resultados …

Planeta Terra passa a ter (oficialmente) cinco oceanos

A National Geographic Society fez o primeiro mapeamento dos oceanos em mais de 100 anos e, desta vez, reconhece que a Terra possui cinco oceanos. Definir as fronteiras dos oceanos da Terra não é uma tarefa …

O misterioso escurecimento da Betelgeuse foi oficialmente desvendado

A causa da misteriosa perda de brilho da estrela foi causada por uma nuvem gigante de poeira, expelida pela própria supergigante vermelha. O "Grande Escurecimento da Betelgeuse", como passou a ser conhecido, foi um fenómeno que …

Entre cursos de água e "kahns", a Alemanha ainda alberga uma minoria étnica de língua eslava

As nações europeias nasceram e desvaneceram ao longo do tempo, mas há uma minoria étnica de língua eslava que permanece dentro da Alemanha. Lehde é uma pacata vila, com cerca 150 habitantes, de ilhas pantanosas interligadas …

Itália 3-0 Suíça | Squadra Azzurra volta a ganhar e a encantar

A Itália tornou-se hoje a primeira seleção a garantir o apuramento para os oitavos de final do Euro2020 de futebol, ao vencer a Suíça por 3-0, em encontro da segunda jornada do Grupo A, disputado …

Sony apresenta o seu primeiro drone, o Airpeak S1

Há algum tempo que a Sony planeava lançar um drone, agora, é oficial. A empresa de tecnologia apresentou um drone chamado Airpeak S1 que será, muito provavelmente, o primeiro de muitos. A Sony anunciou oficialmente o …

Candidaturas a astronauta da Agência Espacial Europeia encerram na sexta-feira

Os candidatos têm de ter, pelo menos, um mestrado e experiência profissional, serem fluentes em inglês e ter mais de 1,30 metros.  O prazo para apresentação de candidaturas a vagas para novos astronautas da Agência Espacial …

Dois meses no escuro. Valentina Miozzo passou a quarentena sozinha no Ártico

A pandemia de covid-19 foi um duro golpe de solidão forçada para a maioria das pessoas, mas para a italiana Valentina Miozzo foi a oportunidade perfeita para usufruir de alguns momentos a sós. A meio da …