Não há limite de velocidade num universo de superfluidos (e já sabemos porquê)

(dr) Lancaster University

Partículas exóticas aderem a todas as superfícies do superfluido

O superfluido ainda obedece às leis da Relatividade Geral. Ainda assim, é seguro afirmar que, num superfluido, não há limite de velocidade.

Um superfluido é um líquido a uma temperatura extremamente baixa, próxima do zero absoluto. Um dos elementos mais utilizados para se fazer superfluidos é o hélio-3, um isótopo de hélio de massa atómica igual a 3 unidades e extremamente raro na Terra.

Até agora, a velocidade crítica de Landau integrava os modelos teóricos dos cientistas, na medida em que determinava que se um submarino fosse colocado num mar de superfluidos, a embarcação não poderia ultrapassar a velocidade crítica sem destruir esse superfluido.

Mas uma nova investigação, levada a cabo por uma equipa de cientistas da Universidade de Lancaster, no Reino Unido, mostrou que é possível ultrapassar esse limite de velocidade dentro de um superfluido, avança o Live Science.

O estudo, cujo artigo científico foi publicado a 21 de setembro na Nature Communications, explica que o ” superfluido hélio-3 funciona como vácuo para uma haste que se move através dele, embora seja um líquido relativamente denso”.

Não há resistência absolutamente nenhuma. Acho isso muito intrigante”, comentou o autor principal Samuli Autti.

Nesta equação entra o fermião, uma partícula elementar de spin semi-inteiro. Os cientistas explicam que, por vezes, dois fermiões juntam-se e comportam-se como um único bosão, num fenómeno conhecido como pares de Cooper.

Os superfluidos podem ser constituídos tanto por bosões como por pares de fermiões. O superfluido de hélio-3, utilizado no estudo, utiliza os pares de fermiões. No entanto, por ser composto por partículas ligadas, e não uma única, poderia ser muito frágil. Ao quebrar a barreira da velocidade de Landau, estes objetos poderiam ocasionar a quebra dos pares de Cooper, acabando com o estado de superfluidez do hélio-3.

O colapso só não acontece porque a haste possui uma proteção, uma espécie de capa formada por estas partículas exóticas que a isola do superfluido. “Ao fazer a haste mudar de direção de movimento, pudemos concluir que a haste ficará oculta do superfluido pelas partículas ligadas que o cobrem, mesmo quando a velocidade for muito alta”, esclarece Ash Jennings, um dos co-autores do estudo.

Uma das principais aplicações dos superfluidos é o desenvolvimento de supercondutores.

ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

22-0: a soma de dois jogos, no mesmo dia

Com claro destaque para o que aconteceu nos Países Baixos: 13-0, vitória do Ajax. Recorde no campeonato holandês, cinco golos de um jogador, um guarda-redes a querer marcar uma grande penalidade... O que aconteceu no sábado, …

Aminoácido produzido no cérebro pode prevenir ataques epiléticos

Uma equipa de investigadores da Faculdade de Medicina da Universidade da Florida descobriu que um aminoácido produzido pelo cérebro pode desempenhar um papel crucial na prevenção de um tipo de ataque epilético. As crises epiléticas do …

Ir à escola, viajar e assistir a espetáculos. As exceções à proibição de circulação entre concelhos

No final do último Conselho de Ministros, na semana passada, o Governo anunciou a proibição de circulação entre concelhos entre as 0h de 30 de outubro e as 6h de 3 de novembro, englobando o …

País Basco em confinamento, Bélgica quer transferir doentes para os Países Baixos e França "perdeu o controlo"

Numa altura em que a Europa volta a ser epicentro da pandemia de covid-19, o País Basco decretou o confinamento da população e França considera impor a mesma medida. Com falta de camas, Bélgica pediu …

"Dia histórico". Senado confirma nomeação de Amy Coney Barrett para o Supremo Tribunal dos EUA

O Senado norte-americano confirmou segunda-feira à noite a juíza Amy Coney Barrett para o Supremo Tribunal dos Estados Unidos, o que representa uma vitória política para o Presidente Donald Trump a poucos dias das eleições …

Os olhos das corujas podem ter uma "lente" que melhora a visão noturna

As corujas capturam as suas presas durante a noite. Uma nova investigação sugere que há algo de especial na forma como as moléculas de ADN nos olhos das corujas estão acondicionadas, uma característica que lhes …

Os extraterrestres podem estar a observar-nos à distância (em mais de 1.000 estrelas diferentes)

Da mesma forma que nós, da Terra, já detetámos vários milhares de planetas ao redor de outras estrelas, uma hipotética civilização alienígena poderia ter detetado a nossa presença. Mas de que posições no Espaço isso seria …

Afinal, o buraco negro mais próximo da Terra pode não ser um buraco negro

Um objeto identificado no início deste ano como o buraco negro mais próximo da Terra pode, afinal, não o ser. Depois de reanalisar os dados, diferentes equipas de cientistas concluíram que o sistema HR 6819 …

Rara cobra de duas cabeças e dois cérebros independentes encontrada na Florida

Uma rara cobra com duas cabeças e dois cérebros independentes foi resgatada no estado norte-americano da Florida por uma equipa de especialistas do organização Florida Fish and Wildlife Conservation Commission. Na rede social Facebook, a organização, …

Benfica 2-0 Belenenses SAD | Darwinismo rende arranque histórico

O Benfica cumpriu e venceu o Belenenses SAD por 2-0, no Estádio da Luz, na partida que encerrou a quinta jornada da Liga NOS. Foi o quinto triunfo benfiquista no campeonato em cinco partidas, o …