Já se pode andar sobre a água (e não é milagre)

Em 200 mil anos de homo sapiens, parece só haver registo de um homem que tenha conseguido andar sobre a água. Mas 2.000 anos depois, é finalmente possível a qualquer humano andar sobre um líquido – não graças a um milagre, mas a uma descoberta da ciência.

O líquido em causa, sobre o qual é possível passear ou correr, mas não ficar parado, é um “fluido não-newtoniano“, ou seja, um líquido em que a tensão tangencial é proporcional à velocidade na direcção da tangente. Nos fluidos newtonianos, como a água e o ar, a tensão é proporcional à taxa de deformação e não à velocidade.

Muito confuso? Simplificando, podemos dizer que um fluido não-newtoniano se comporta ao contrário de areia movediça: se ficarmos quietos afundamo-nos, mas se nos mexermos e provocarmos vibrações, o fluido reage “endurecendo”.

Ou seja, se manuseado com suavidade, comporta-se como líquido, mas se atingido violentamente comporta-se como um sólido.

A We Are KIX, uma criativa agência de publicidade e eventos de Kuala Lumpur, na Malásia, promoveu uma acção de marketing para mostrar ao mundo que o seu cliente, o Hong Leong Bank, é “um banco como não há igual”.

Para a acção, chamada “Can You Walk on Water?”, a We Are KIX montou num shopping uma piscina com 8.000 litros de Oobleck, um fluido não-newtoniano, e convidou a talentosa modelo malaia Cay Kuijpers a atravessar a piscina a correr.

E para provar aos abismados assistentes que não havia truque, foram todos convidados a fazer o que lhes apetecesse na piscina: andar, correr, saltar, jogar futebol, dançar. Desde que envolva movimento, pode-se fazer de tudo em cima de um fluido não-newtoniano, excepto… andar de bicicleta.

Cay Kuijpers, uma das mais populares modelos e apresentadoras de TV da Malásia, conta no Facebook que “esta foi de longe a mais divertida e louca iniciativa em que já participei“. Como seria de esperar, a acção transformou-se muito rapidamente numa festa popular.

Faça você mesmo!

Um exemplo barato e não tóxico de um fluido não-newtoniano pode ser feito facilmente adicionando-se amido de milho a uma chávena de água. Amido de milho é o nome que se dá à farinha feita do milho, ou “farinha Maizena”, usada na culinária como substituto da farinha de trigo ou para o preparo de cremes, como espessante.

A receita é simples: adicione o amido em porções pequenas e misture devagar. Quando a suspensão estiver próxima da concentração crítica (com a consistência de leite-creme) a propriedade “dilatante” do fluido não-newtoniano torna-se observável.

Para os mais habituados às lides da cozinha, a propriedade pseudo-plástica de um fluido não-newtoniano torna-se aparente na agitação de molho de tomate, quando temos uma grande diminuição da viscosidade do molho.

E então, que tal fazer um fluido não-newtoniano em casa e experimentar por si as suas propriedades “mágicas”?

AJB, ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Canadá. Indígena e neta de 12 anos detidos ao tentarem abrir conta em banco

Um indígena apresentou duas queixas por racismo após ter sido detido e algemado, juntamente com a sua neta de 12 anos, quando tentava abrir uma conta no BMO - Banco de Montreal, no Canadá. Em dezembro, …

ONG encontra alianças de casal de migrantes que sobreviveu a naufrágio

As alianças encontradas pela ONG espanhola pertencem a um casal de migrantes argelinos que sobreviveu, em outubro, a um naufrágio ao largo da costa de Lampedusa, em Itália. De acordo com o jornal The Guardian, foi no …

Turquia condena 337 pessoas a perpétua por ligação à tentativa de golpe

Mais de 300 pessoas foram condenadas a prisão perpétua, esta quinta-feira, na maioria oficiais e pilotos militares, no principal julgamento relacionado com a tentativa de golpe falhado de 2016. De acordo com o jornal Público, a …

Rangers 2-2 Benfica | "Power" das águias chega para empatar

Num último assomo, o Benfica conseguir empatar um jogo que parecia irremediavelmente perdido. No espaço de três minutos – dos 78 aos 81 -, um autogolo de Tavernier, com intervenção decisiva de Gonçalo Ramos, e …

Lulas gigantes estão a deixar enormes cicatrizes em tubarões brancos

Cientistas marinhos encontraram evidências que sugerem que grandes tubarões brancos (Carcharodon carcharias) estão a ser atacados por lulas gigantes no Oceano Pacífico. Uma equipa de investigadores encontrou 14 tubarões brancos (Carcharodon carcharias) com evidências de cicatrizes …

Twitter passa a alertar utilizadores que colocam "like" em informações incorretas

O Twitter passou a alertar os utilizadores quando estes tentam 'curtir' uma publicação que contenha informações consideradas incorretas, medida que faz parte da esforço da empresa para combater a desinformação. Esta mudança significa que os utilizadores …

Erosão causada por tempestade tropical revela naufrágio do século XIX na Florida

Depois da tempestade tropical Eta arrebatar o norte da Florida no início deste mês, um banhista fez uma descoberta inesperada enquanto caminhava na costa de St. Augustine. Ao caminhar pelas dunas de areia de Crescent Beach, …

Uma mentira de um trabalhador de uma pizzaria forçou o confinamento na Austrália do Sul

O estado da Austrália do Sul decretou um confinamento geral, no dia 18 de novembro, depois de um funcionário de uma pizzaria ter mentido. Segundo o Huff Post, o homem, de nacionalidade espanhola, estava infetado com …

Jogar Monopólio, Scrabble ou até bilhar pode ser (ainda) mais divertido com uma nova mesa touch

Por mais divertidos que sejam os jogos de tabuleiro, estes podem ser um passatempo caro pois quem realmente gosta não se cansa de os comprar. Agora, a empresa Arcade1Up criou o Infinity Game Table que …

A apreensão histórica de cetamina na Tailândia não foi assim tão histórica. Eram só aditivos alimentares

Análises laboratoriais revelaram que a apreensão "histórica" de cetamina anunciada pelo Governo da Tailândia há cerca de duas semanas foi, na verdade, uma apreensão de aditivos alimentares e agentes de limpeza. As autoridades tailandesas anunciaram, …