Já se pode andar sobre a água e não é milagre

Em 200 mil anos de homo sapiens, parece apenas haver registo de um homem que tenha conseguido andar sobre a água. Mas 2.000 anos depois, é finalmente possível a qualquer humano andar sobre um líquido – não graças a um milagre mas a uma descoberta da ciência.

O líquido em causa,  sobre o qual é possível passear ou correr, mas não ficar parado, é um “fluido não-newtoniano“, ou seja, um líquido em que a tensão tangencial é proporcional à velocidade na direcção da tangente. Nos fluidos newtonianos, como a água e o ar, a tensão é proporcional à taxa de deformação e não à velocidade.

Muito confuso? Simplificando, podemos dizer que um fluido não-newtoniano se comporta ao contrário de areia movediça: se ficarmos quietos afundamo-nos, mas se nos mexermos e provocarmos vibrações, o fluido reage “endurecendo”.

Ou seja, se manuseado com suavidade, comporta-se como líquido, mas se atingido violentamente comporta-se como um sólido.

A We Are KIX, uma criativa agência de publicidade e eventos de Kuala Lumpur, na Malásia, promoveu uma acção de marketing para mostrar ao mundo que o seu cliente, o Hong Leong Bank, é “um banco como não há igual”.

Para a acção, chamada “Can You Walk on Water?”, a We Are KIX montou num shopping uma piscina com 8.000 litros de Oobleck, um fluido não-newtoniano, e convidou a talentosa modelo malaia Cay Kuijpers a atravessar a piscina a correr.

E para provar aos abismados assistentes que não havia truque, foram todos convidados a fazer o que lhes apetecesse na piscina: andar, correr, saltar, jogar futebol, dançar. Desde que envolva movimento, pode-se fazer de tudo em cima de um fluido não-newtoniano, excepto… andar de bicicleta.

Cay Kuijpers, uma das mais populares modelos e apresentadoras de TV da Malásia, conta no Facebook que “esta foi de longe a mais divertida e louca iniciativa em que já participei“. Como seria de esperar, a acção transformou-se muito rapidamente numa festa popular.

Faça você mesmo!

Um exemplo barato e não tóxico de um fluido não-newtoniano pode ser feito facilmente adicionando-se amido de milho a uma chávena de água. Amido de milho é o nome que se dá à farinha feita do milho, ou “farinha Maizena”, usada na culinária como substituto da farinha de trigo ou para o preparo de cremes, como espessante.

A receita é simples: adicione o amido em porções pequenas e misture devagar. Quando a suspensão estiver próxima da concentração crítica (com a consistência de leite-creme) a propriedade “dilatante” do fluido não-newtoniano torna-se observável.

Para os mais habituados às lides da cozinha, a propriedade pseudo-plástica de um fluido não-newtoniano torna-se aparente na agitação de molho de tomate, quando temos uma grande diminuição da viscosidade do molho.

E então, que tal fazer um fluido não-newtoniano em casa e experimentar por si as suas propriedades “mágicas”?

AJB, ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Um quinto das florestas australianas arderam devido a seca extrema

Os incêndios recentes "sem precedentes" que destruíram um quinto das florestas australianas estão ligados a uma seca de vários anos, devido às alterações climáticas, segundo um estudo publicado na segunda-feira. Os climatólogos estão, atualmente, a estudar …

Auditorias aos estádios da I Liga devido a casos de racismo começam amanhã

As auditorias aos estádios onde se realizam jogos da I Liga de futebol, motivadas pelos recentes atos de violência e racismo, vão decorrer até março, diz o Ministério da Administração Interna. As auditorias à segurança dos …

Liverpool já tem tantas vitórias como o invencível Arsenal de Wenger

O Liverpool operou esta segunda-feira a reviravolta sobre o West Ham (3-2) e evitou a primeira derrota na Liga inglesa de futebol, repondo a vantagem de 22 pontos para o Manchester City, no jogo que …

Lenine Cunha campeão de triplo e pentatlo em atletismo adaptado

O atleta paralímpico português Lenine Cunha sagrou-se, esta terça-feira, campeão mundial de triplo-salto e pentatlo, em Torun, na Polónia. Ana Filipe venceu a prova de triplo-salto no feminino. Lenine Cunha venceu a medalha de ouro, esta …

Kroos: Não foi fácil "adaptar-nos à falta de 40 ou 50 golos" de Ronaldo

Toni Kroos assumiu que foi difícil para o Real Madrid superar a saída de Cristiano Ronaldo. O alemão realçou a falta dos 40 ou 50 golos marcados pelo português fizeram-se sentir. Em entrevista ao The Athletic, …

Companhias aéreas querem conclusão das "obras urgentes" no aeroporto de Lisboa

A associação das companhias aéreas em Portugal (RENA) pediu ao Governo e à concessionária do aeroporto de Lisboa (ANA) a conclusão imediata "das obras urgentes" na infraestrutura, para além do "desenvolvimento do novo aeroporto" no …

Um em cada três venezuelanos não tem acesso aos alimentos para uma vida saudável

Um em cada três venezuelanos não tem acesso a todos os alimentos necessários para ter uma nutrição saudável, segundo um estudo realizado pelo Programa Alimentar Mundial das Nações Unidas, divulgado na segunda-feira. De acordo com o …

Barcelona está de olho em Plata (enquanto Sporting o tenta segurar)

Gonzalo Plata tem impressionado ao serviço do Sporting e, por isso, os 'leões' querem comprar a outra metade do passe do jogador. O Barcelona está de olho no jogador. O Sporting está a fazer de tudo …

Angola. Dívidas a construtoras portuguesas alarmam FMI

O Fundo Monetário Internacional (FMI) está preocupado com a dívida de Angola a fornecedores externos, nomeadamente empresas portuguesas do setor da construção. O processo de regularização de dívidas do Estado angolano às construtoras portuguesas está a …

Alex Telles é o defesa mais goleador na Europa

Alex Telles leva oito golos no campeonato e assume-se como o defesa mais goleador na Europa. O brasileiro é também o melhor marcador do FC Porto na liga. Com o golo apontado ao Portimonense na última …