Aos poucos, o limão “perdido” está a regressar a França

A cidade costeira de Menton, em França, foi a principal região produtora de limão em toda a Europa, mas sofreu um declínio acentuado na produção ao longo dos séculos. Recentemente, o limão de Menton voltou a atrair a atenção dos produtores, que estão novamente concentrados no potencial da fruta.

No final do século XVIII, a região de Menton, em França, produzia cerca de um milhão de limões por ano, de acordo com os dados avançados por David Rousseau, diretor do departamento de património da cidade, à BBC. Contudo, ao longo da história, o triunfo da cidade-rainha dos limões não persistiu.

O declínio começou no final da Revolução Francesa, quando as leis que a tinham protegido contra a concorrência de outras regiões produtoras de limão foram levantadas.

O segundo golpe aconteceu no século XIX, quando a chegada de turistas britânicos de inverno levou à construção de hotéis e vilas em terrenos utilizados para produzir citrinos. Finalmente, na década de 1950, uma vaga de frio precipitou o desaparecimento do limão Menton.

Trinta anos depois, na década de 1980, “o limão começou a voltar graças a vários produtores que viram que o citrino tinha potencial”.

Um desses exemplos é Laurent Gannac, que chegou a Menton em 1988 para trabalhar como paisagista. A curiosidade levou-o a plantar o seu primeiro limoeiro Menton em 1991 e, atualmente, possui 750 árvores num terreno de 2,5 hectares – é a primeira pessoa a conseguir a viver inteiramente do limão Menton.

O citrino tem sido elogiado pela sua pele espessa e elevado teor de óleo essencial, o que o torna um dos frutos preferidos de chefs conhecidos em todo o mundo.

A pequena cidade é, inclusive, a casa da Fête du Citron, um festival anual realizado em fevereiro que celebra a história e a cultura do cultivo de citrinos na região, nomeadamente do limão Menton. As mais recentes edições ajudaram a sensibilizar os consumidores, que estão muito mais interessados na história do fruto.

Apesar de o interesse estar a aumentar, restam apenas cerca de 15 produtores de limão Menton na região, o que significa que todos os frutos usados na Fête du Citron têm ser importados de Espanha.

“A produção anual de limões Menton situa-se entre as 100 e as 120 toneladas. Neste período, são necessárias entre 150 e 180 toneladas de limões e laranjas. A produção de limões de Menton não seria suficiente para criar a Fête du Citron”, disse Christophe Ghiena, diretor de serviços técnicos da cidade.

ZAP //

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.