Paulo Morais denuncia ligações de deputados a privados na Saúde

Numa altura em que a nova Lei de Bases da Saúde tem aquecido o debate político, o membro da Frente Cívica e ex-candidato à presidência, Paulo Morais, deixou fortes críticas a alguns deputados, denunciado a ligação dos mesmos aos privados do setor.

Numa publicação no Facebook, Paulo Morais, membro da Frente Cívica e candidato a eurodeputado pelo partido nós, Cidadãos! questionou se nomes como António Sales, Fátima Ramos, Isabel Galriça Neto, entre outros, têm “legitimidade para votar (ou sequer discutir) livremente a Lei de Bases da Saúde?”.

“Informo, com vergonha alheia, que, na Comissão Parlamentar de Saúde, estão ligados a interesses privados os deputados António Sales (PS, Grupo Sanfil), Fátima Ramos (PSD, ADFP), Isabel Galriça Neto (CDS, Luz Saúde), Isaura Pedro (PSD, Clínica Doutor Benjamim Pedro), José António Silva (PSD, João Pedro & José António Silva), Maria Antónia Almeida Santos (PS, Fundação Renal Portuguesa), Ricardo Baptista Leite (PSD, Fundação Renal Portuguesa)”, escreveu Morais.

No final da sua publicação, o ex-candidato à Presidência da República deixa várias questões no ar: “Irão estes senhores defender o Serviço Nacional de Saúde? Terão estes deputados legitimidade para votar (ou sequer discutir) livremente a Lei de Bases da Saúde?”

Segundo a Sábado, o texto deixa também críticas a Ferro Rodrigues, a quem acusa de ter permitido que esta situação seja possível: “Como permitiram o Presidente da Assembleia e a sub-Comissão de Ética do Parlamento ter-se chegado a esta vergonha?

A verdade é que há, de facto, deputados com ligações mais ou menos evidentes a “interesses privados” na Saúde, apesar de as interpretações serem subjetivas.

De acordo com uma análise do Polígrafo, o deputado socialista António Sales, por exemplo, é coordenador do Grupo Parlamentar do PS na Comissão de Saúde e declara no seu registo de interesses que exerce “medicina privada na clínica de S.Francisco em Leiria e em consultório pessoal”, em simultâneo com a atividade de deputado.

Já no que respeita a Fátima Ramos, deputada do PSD e membro efetivo da Comissão de Saúde, o seu registo de interesses refere que acumula o mandato de deputada com a “prestação de serviços na Fundação ADFP, como coordenadora. Esta prestação de serviços inclui também atividade de diretora no HSL- Hotel Parque Serra da Lousã. Empresa cujo capital social é 100% detido pela Fundação ADFP”.

Quanto a Isabel Galriça Neto, deputada e coordenadora do Grupo Parlamentar do CDS na Comissão de Saúde, declara no seu registo de interesses que acumula as funções de “médica no Hospital da Luz”, unidade de saúde privada do Grupo Luz Saúde.

Na passada terça-feira, o Partido Socialista apresentou uma proposta de alteração à nova Lei de Bases da Saúde no que diz respeito às Parcerias Público-Privadas (PPP), tentando que seja reforçada a gestão pública nos estabelecimentos do Serviço Nacional de Saúde (SNS).

Catarina Martins, coordenadora do Bloco de Esquerda, considera que a nova proposta de alteração do PS mantém a questão das PPP “na mesma”.

“A proposta que o Partido Socialista nos fez hoje é uma proposta que diz: nós revogamos a lei que prevê a entrega de hospitais públicos a privados no dia em que entrar em vigor uma nova lei que preveja a entrega a privados de hospitais públicos. Ora, parece-me que ficamos um bocadinho na mesma“, apontou.

ZAP //

PARTILHAR

2 COMENTÁRIOS

  1. Portugal, que em tempos gloriosos deu novos mundos ao Mundo, tem agora escandalosos cambalachos para mostrar ao Mundo.

RESPONDER

Cientistas conseguiram manter tecido cerebral de cobaias vivo durante semanas

Cientistas japoneses conseguiram manter partes de tecido cerebral de cobaias vivas e viáveis durante 25 dias, isoladas numa cultura, graças a um novo método. De acordo com o Science Alert, a chave para o sucesso foi …

Arqueólogos descobrem 25 sítios que comprovam presença militar romana no Norte e na Galiza

Investigadores portugueses e galegos descobriram 25 novos sítios no Norte de Portugal e na Galiza que “comprovam arqueologicamente” a presença militar romana nos dois territórios, correspondendo a maioria dos locais a “acampamentos militares”, revelou hoje …

EUA poderão manter alguns efetivos na Síria para proteger poços de petróleo

Os EUA planeiam deixar alguns efetivos no nordeste da Síria para proteger instalações petrolíferas e garantir o combate contra um possível ressurgimento do grupo extremista Estado Islâmico (EI), disse hoje o secretário de Defesa dos …

Polícias realizam manifestação conjunta em Lisboa a 21 de novembro

Elementos da PSP e da GNR realizam a 21 de novembro, em Lisboa, uma manifestação conjunta para exigirem ao novo Governo "a resolução rápida" dos problemas que ficaram por resolver na anterior legislatura. Com o lema …

Sérvia punida por racismo no jogo com Portugal

A UEFA condenou nesta segunda-feira a Sérvia a disputar o próximo jogo da fase de qualificação para o Euro 2020 à porta fechada, por manifestações racistas na partida com Portugal, disputada em Belgrado, que terminou …

Juve Leo lança críticas à direção: Um clube sem rumo e que precisa de bodes expiatórios

Depois de o Sporting rescindir os protocolos com a Juventude Leonina e com o Diretivo Ultras XXI devido à "escalada de violência" recente, a Juve Leo reagiu em comunicado com duras críticas à direção de …

Um terço dos fogos deste ano tiveram como causa queima e queimadas

Um terço dos incêndios florestais registados este ano e investigados tiveram como causa queimadas e queimas, revela o último relatório do Instituto da Conservação da Natureza e das Florestas (ICNF). O relatório provisório de incêndios rurais, …

De Nova Iorque a Sydney em 19 horas. Avião da Qantas bate recorde

O primeiro voo comercial direto entre as cidades de Nova Iorque e Sydney, com mais de 19 horas, terminou, este domingo, na cidade australiana. O teste realizado pela companhia aérea Qantas faz parte do Project Sunrise, …

Marcelo ficou "muito impressionado" pela destruição do furacão Lorenzo nos Açores

O Presidente da República visitou, este domingo, o porto das Lajes das Flores, que ficou destruído após a passagem do furacão Lorenzo pelos Açores, mostrando-se "muito impressionado" pela destruição "massiva". "Muito impressionado com aquilo que foi …

Sporting é o terceiro clube com mais jogadores da formação espalhados pela Europa

O Sporting é o terceiro clube com mais jogadores da sua formação a atuarem nas ligas europeias e o emblema português mais representado nas 'big 5', segundo o observatório de futebol do Centro Internacional de …