Paulo Morais denuncia ligações de deputados a privados na Saúde

Numa altura em que a nova Lei de Bases da Saúde tem aquecido o debate político, o membro da Frente Cívica e ex-candidato à presidência, Paulo Morais, deixou fortes críticas a alguns deputados, denunciado a ligação dos mesmos aos privados do setor.

Numa publicação no Facebook, Paulo Morais, membro da Frente Cívica e candidato a eurodeputado pelo partido nós, Cidadãos! questionou se nomes como António Sales, Fátima Ramos, Isabel Galriça Neto, entre outros, têm “legitimidade para votar (ou sequer discutir) livremente a Lei de Bases da Saúde?”.

“Informo, com vergonha alheia, que, na Comissão Parlamentar de Saúde, estão ligados a interesses privados os deputados António Sales (PS, Grupo Sanfil), Fátima Ramos (PSD, ADFP), Isabel Galriça Neto (CDS, Luz Saúde), Isaura Pedro (PSD, Clínica Doutor Benjamim Pedro), José António Silva (PSD, João Pedro & José António Silva), Maria Antónia Almeida Santos (PS, Fundação Renal Portuguesa), Ricardo Baptista Leite (PSD, Fundação Renal Portuguesa)”, escreveu Morais.

No final da sua publicação, o ex-candidato à Presidência da República deixa várias questões no ar: “Irão estes senhores defender o Serviço Nacional de Saúde? Terão estes deputados legitimidade para votar (ou sequer discutir) livremente a Lei de Bases da Saúde?”

Segundo a Sábado, o texto deixa também críticas a Ferro Rodrigues, a quem acusa de ter permitido que esta situação seja possível: “Como permitiram o Presidente da Assembleia e a sub-Comissão de Ética do Parlamento ter-se chegado a esta vergonha?

A verdade é que há, de facto, deputados com ligações mais ou menos evidentes a “interesses privados” na Saúde, apesar de as interpretações serem subjetivas.

De acordo com uma análise do Polígrafo, o deputado socialista António Sales, por exemplo, é coordenador do Grupo Parlamentar do PS na Comissão de Saúde e declara no seu registo de interesses que exerce “medicina privada na clínica de S.Francisco em Leiria e em consultório pessoal”, em simultâneo com a atividade de deputado.

Já no que respeita a Fátima Ramos, deputada do PSD e membro efetivo da Comissão de Saúde, o seu registo de interesses refere que acumula o mandato de deputada com a “prestação de serviços na Fundação ADFP, como coordenadora. Esta prestação de serviços inclui também atividade de diretora no HSL- Hotel Parque Serra da Lousã. Empresa cujo capital social é 100% detido pela Fundação ADFP”.

Quanto a Isabel Galriça Neto, deputada e coordenadora do Grupo Parlamentar do CDS na Comissão de Saúde, declara no seu registo de interesses que acumula as funções de “médica no Hospital da Luz”, unidade de saúde privada do Grupo Luz Saúde.

Na passada terça-feira, o Partido Socialista apresentou uma proposta de alteração à nova Lei de Bases da Saúde no que diz respeito às Parcerias Público-Privadas (PPP), tentando que seja reforçada a gestão pública nos estabelecimentos do Serviço Nacional de Saúde (SNS).

Catarina Martins, coordenadora do Bloco de Esquerda, considera que a nova proposta de alteração do PS mantém a questão das PPP “na mesma”.

“A proposta que o Partido Socialista nos fez hoje é uma proposta que diz: nós revogamos a lei que prevê a entrega de hospitais públicos a privados no dia em que entrar em vigor uma nova lei que preveja a entrega a privados de hospitais públicos. Ora, parece-me que ficamos um bocadinho na mesma“, apontou.

ZAP //

PARTILHAR

2 COMENTÁRIOS

  1. Portugal, que em tempos gloriosos deu novos mundos ao Mundo, tem agora escandalosos cambalachos para mostrar ao Mundo.

RESPONDER

Netflix retira imagens de suicídio de "13 Reasons Why"

A Netflix modificou o episódio da série "13 Reasons Why" onde apareciam imagens do suicídio da protagonista Hannah Baker (Katherine Langford), passando agora essa parte da ação a ocorrer de forma totalmente oculta para os …

Belinda Sharpe é a primeira árbitra do râguebi australiano em 111 anos

Belinda Sharpe vai tornar-se na primeira árbitra de campo na história de 111 anos da liga profissional de râguebi na Austrália, quando dirigir um jogo do campeonato agendado para quinta-feira. A Liga Nacional de Râguebi (NRL) …

Os chimpanzés não têm noção de justiça e aceitam desigualdades

Os chimpanzés carecem da noção de justiça e aceitam a desigualdade na repartição de comida ou materiais, segundo a investigadora Nereida Bueno. A cientista, da Universidade Pontificia de Camillas, que participou num estudo publicado esta semana …

Descartar drogas pelo esgoto pode criar "meta-caimões" nos Estados Unidos

O Departamento da Polícia de Loretto, no estado norte-americano do Tennessee, alertou este sábado para os perigos associados à eliminação de narcóticos através das canalizações das casas de banho. Numa publicação na página oficial de Facebook, …

Descoberta nova via terapêutica para tratar o Alzheimer

Um grupo de cientistas descobriu uma nova via terapêutica para tratamento do Alzheimer, que segundo os investigadores cria “alguma esperança” para travar o desenvolvimento da doença em estágios mais iniciais. O projeto, cujas conclusões foram publicadas …

Exército de carraças está a dizimar vacas (e pode chegar aos humanos)

Uma espécie invasiva de carraças já dizimou um quinto da população de vacas na Carolina do Norte. Os cientistas temem que o próximo alvo podem ser os humanos. A espécie de carraça Haemaphysalis longicornis tem feito …

Ucrânia aprova castração química para pedófilos

Na Ucrânia, será administrada uma injeção que reduz o libido aos pedófilos. A legislação vai aplicar-se a homens com idades entre os 18 e os 65 anos que forem considerados culpados de violação ou abuso …

Em vez de desaparecer, ilhas do Pacífico poderão mudar de forma

Países insulares como Tuvalu, Toquelau e Kiribati passam o nível do mar em poucos metros. Estes são Estados considerados vulneráveis ao aquecimento climático do planeta e as populações acreditam que podem desaparecer com a subida …

Morreu o pugilista Pernell Whitaker. O campeão olímpico foi vítima de atropelamento

O pugilista norte-americano Pernell Whitaker morreu atropelado este domingo em Virginia Beach, aos 55 anos. O atleta foi atingido mortalmente quando atravessava a estrada num cruzamento, durante a noite. Num comunicado enviado ao Guardian, o Departamento …

Eis a primeira aterragem autónoma de um avião tripulado

Uma equipa de cientistas alemã criou um sistema que permite à aeronave aterrar autonomamente em qualquer pista, sem nenhum tipo de apoio humano. Enquanto a indústria automóvel tem andado léguas no que toca a inovação em …