Paulo Morais denuncia ligações de deputados a privados na Saúde

Numa altura em que a nova Lei de Bases da Saúde tem aquecido o debate político, o membro da Frente Cívica e ex-candidato à presidência, Paulo Morais, deixou fortes críticas a alguns deputados, denunciado a ligação dos mesmos aos privados do setor.

Numa publicação no Facebook, Paulo Morais, membro da Frente Cívica e candidato a eurodeputado pelo partido nós, Cidadãos! questionou se nomes como António Sales, Fátima Ramos, Isabel Galriça Neto, entre outros, têm “legitimidade para votar (ou sequer discutir) livremente a Lei de Bases da Saúde?”.

“Informo, com vergonha alheia, que, na Comissão Parlamentar de Saúde, estão ligados a interesses privados os deputados António Sales (PS, Grupo Sanfil), Fátima Ramos (PSD, ADFP), Isabel Galriça Neto (CDS, Luz Saúde), Isaura Pedro (PSD, Clínica Doutor Benjamim Pedro), José António Silva (PSD, João Pedro & José António Silva), Maria Antónia Almeida Santos (PS, Fundação Renal Portuguesa), Ricardo Baptista Leite (PSD, Fundação Renal Portuguesa)”, escreveu Morais.

No final da sua publicação, o ex-candidato à Presidência da República deixa várias questões no ar: “Irão estes senhores defender o Serviço Nacional de Saúde? Terão estes deputados legitimidade para votar (ou sequer discutir) livremente a Lei de Bases da Saúde?”

Segundo a Sábado, o texto deixa também críticas a Ferro Rodrigues, a quem acusa de ter permitido que esta situação seja possível: “Como permitiram o Presidente da Assembleia e a sub-Comissão de Ética do Parlamento ter-se chegado a esta vergonha?

A verdade é que há, de facto, deputados com ligações mais ou menos evidentes a “interesses privados” na Saúde, apesar de as interpretações serem subjetivas.

De acordo com uma análise do Polígrafo, o deputado socialista António Sales, por exemplo, é coordenador do Grupo Parlamentar do PS na Comissão de Saúde e declara no seu registo de interesses que exerce “medicina privada na clínica de S.Francisco em Leiria e em consultório pessoal”, em simultâneo com a atividade de deputado.

Já no que respeita a Fátima Ramos, deputada do PSD e membro efetivo da Comissão de Saúde, o seu registo de interesses refere que acumula o mandato de deputada com a “prestação de serviços na Fundação ADFP, como coordenadora. Esta prestação de serviços inclui também atividade de diretora no HSL- Hotel Parque Serra da Lousã. Empresa cujo capital social é 100% detido pela Fundação ADFP”.

Quanto a Isabel Galriça Neto, deputada e coordenadora do Grupo Parlamentar do CDS na Comissão de Saúde, declara no seu registo de interesses que acumula as funções de “médica no Hospital da Luz”, unidade de saúde privada do Grupo Luz Saúde.

Na passada terça-feira, o Partido Socialista apresentou uma proposta de alteração à nova Lei de Bases da Saúde no que diz respeito às Parcerias Público-Privadas (PPP), tentando que seja reforçada a gestão pública nos estabelecimentos do Serviço Nacional de Saúde (SNS).

Catarina Martins, coordenadora do Bloco de Esquerda, considera que a nova proposta de alteração do PS mantém a questão das PPP “na mesma”.

“A proposta que o Partido Socialista nos fez hoje é uma proposta que diz: nós revogamos a lei que prevê a entrega de hospitais públicos a privados no dia em que entrar em vigor uma nova lei que preveja a entrega a privados de hospitais públicos. Ora, parece-me que ficamos um bocadinho na mesma“, apontou.

ZAP //

PARTILHAR

2 COMENTÁRIOS

  1. Portugal, que em tempos gloriosos deu novos mundos ao Mundo, tem agora escandalosos cambalachos para mostrar ao Mundo.

RESPONDER

Gabriel confirma recuperação. "Pronto para voltar aos relvados"

Recorrendo às redes sociais, o médio brasileiro do Benfica Gabriel confirmou que já recuperou da lesão ocular e que se encontra pronto para voltar aos relvados. "Estou recuperado e pronto para voltar aos relvados graças …

Défice está a agravar-se. Medidas contra a pandemia custaram 660 milhões ao OE

O défice orçamental em abril agravou-se em 341 milhões de euros, quando comparado com o mesmo mês do ano passado. Os impactos da pandemia de covid-19 já se estão a fazer sentir. De acordo com os …

Equipas da I Liga vão poder fazer cinco substituições até ao final da época

As equipas da I Liga vão poder fazer cinco substituições e ter nove jogadores suplentes nos restantes encontros da edição 2019/20, anunciou a Liga de clubes. "No remanescente da época desportiva 2019/20, os clubes devem designar …

António Costa avisa TAP. Plano de rotas "não tem credibilidade"

O primeiro-ministro considera que a Comissão Executiva da TAP tem o dever legal de "gestão prudente" e "não tem credibilidade" um plano de rotas sem prévia informação sobre a estratégia de reabertura de fronteiras de …

Acordo iminente entre FC Porto e PSG por Alex Telles. Dragões encaixam 25 milhões

O desportivo A Bola garante esta quarta-feira que está praticamente alcançado o acordo para a para a transferência de Alex Telles do FC Porto para o PSG. De acordo com o jornal, o negócio que levará …

Líder do CDS não descarta coligações com o Chega (nem apoio a Marcelo nas Presidenciais)

Francisco Rodrigues dos Santos disse, esta quarta-feira, que os "partidos à direita do PS" devem ter as mesmas ferramentas que a geringonça. Por esse motivo, não descarta coligações com o Chega. Numa entrevista à TSF, o …

Sem contrato com Estado, CP só tem dinheiro até junho

A CP - Comboios de Portugal enfrenta dificuldades de liquidez, não só por causa do impacto económico da pandemia, mas também porque o Estado ainda não pagou a respetiva compensação anual pelo serviço público prestado. De …

Encontradas ruínas de uma cidade chinesa construída há 5.300 anos

As ruínas de uma antiga cidade chinesa com 5.300 anos foram encontradas por uma equipa de investigadores. A descoberta revela um planeamento urbano sem precedentes. Uma equipa de investigadores encontrou as ruínas de uma antiga cidade …

Twitter coloca alerta de "verificação de factos" em publicações de Donald Trump

O Presidente dos Estados Unidos rejeitou na terça-feira a interferência do Twitter na "liberdade de expressão" que a rede social exerceu diretamente contra um texto publicado, através do novo processo de verificação de mensagens. "O Twitter …

PSP detém dois polícias suspeitos de integrar grupo criminoso violento

Dois polícias foram detidos numa operação que a PSP está a realizar, esta quarta-feira, em várias zonas do país, em particular em Lisboa e em Setúbal, no âmbito de uma investigação sobre um grupo criminoso …