Paulo Morais denuncia ligações de deputados a privados na Saúde

Numa altura em que a nova Lei de Bases da Saúde tem aquecido o debate político, o membro da Frente Cívica e ex-candidato à presidência, Paulo Morais, deixou fortes críticas a alguns deputados, denunciado a ligação dos mesmos aos privados do setor.

Numa publicação no Facebook, Paulo Morais, membro da Frente Cívica e candidato a eurodeputado pelo partido nós, Cidadãos! questionou se nomes como António Sales, Fátima Ramos, Isabel Galriça Neto, entre outros, têm “legitimidade para votar (ou sequer discutir) livremente a Lei de Bases da Saúde?”.

“Informo, com vergonha alheia, que, na Comissão Parlamentar de Saúde, estão ligados a interesses privados os deputados António Sales (PS, Grupo Sanfil), Fátima Ramos (PSD, ADFP), Isabel Galriça Neto (CDS, Luz Saúde), Isaura Pedro (PSD, Clínica Doutor Benjamim Pedro), José António Silva (PSD, João Pedro & José António Silva), Maria Antónia Almeida Santos (PS, Fundação Renal Portuguesa), Ricardo Baptista Leite (PSD, Fundação Renal Portuguesa)”, escreveu Morais.

No final da sua publicação, o ex-candidato à Presidência da República deixa várias questões no ar: “Irão estes senhores defender o Serviço Nacional de Saúde? Terão estes deputados legitimidade para votar (ou sequer discutir) livremente a Lei de Bases da Saúde?”

Segundo a Sábado, o texto deixa também críticas a Ferro Rodrigues, a quem acusa de ter permitido que esta situação seja possível: “Como permitiram o Presidente da Assembleia e a sub-Comissão de Ética do Parlamento ter-se chegado a esta vergonha?

A verdade é que há, de facto, deputados com ligações mais ou menos evidentes a “interesses privados” na Saúde, apesar de as interpretações serem subjetivas.

De acordo com uma análise do Polígrafo, o deputado socialista António Sales, por exemplo, é coordenador do Grupo Parlamentar do PS na Comissão de Saúde e declara no seu registo de interesses que exerce “medicina privada na clínica de S.Francisco em Leiria e em consultório pessoal”, em simultâneo com a atividade de deputado.

Já no que respeita a Fátima Ramos, deputada do PSD e membro efetivo da Comissão de Saúde, o seu registo de interesses refere que acumula o mandato de deputada com a “prestação de serviços na Fundação ADFP, como coordenadora. Esta prestação de serviços inclui também atividade de diretora no HSL- Hotel Parque Serra da Lousã. Empresa cujo capital social é 100% detido pela Fundação ADFP”.

Quanto a Isabel Galriça Neto, deputada e coordenadora do Grupo Parlamentar do CDS na Comissão de Saúde, declara no seu registo de interesses que acumula as funções de “médica no Hospital da Luz”, unidade de saúde privada do Grupo Luz Saúde.

Na passada terça-feira, o Partido Socialista apresentou uma proposta de alteração à nova Lei de Bases da Saúde no que diz respeito às Parcerias Público-Privadas (PPP), tentando que seja reforçada a gestão pública nos estabelecimentos do Serviço Nacional de Saúde (SNS).

Catarina Martins, coordenadora do Bloco de Esquerda, considera que a nova proposta de alteração do PS mantém a questão das PPP “na mesma”.

“A proposta que o Partido Socialista nos fez hoje é uma proposta que diz: nós revogamos a lei que prevê a entrega de hospitais públicos a privados no dia em que entrar em vigor uma nova lei que preveja a entrega a privados de hospitais públicos. Ora, parece-me que ficamos um bocadinho na mesma“, apontou.

ZAP //

PARTILHAR

2 COMENTÁRIOS

  1. Portugal, que em tempos gloriosos deu novos mundos ao Mundo, tem agora escandalosos cambalachos para mostrar ao Mundo.

RESPONDER

OE2021. Bloco prepara voto contra. PSD só salva proposta se Costa pedir desculpa

O Bloco de Esquerda prepara-se para votar contra o Orçamento do Estado para 2021 na generalidade, avança este sábado o semanário Expresso. Governo e Bloco de Esquerda tem negociado nos últimos dias a proposta de …

Inscrição perdida contém a chave para o enigma dos esqueletos de Almaçã

Uma inscrição de pedra desaparecida esconde a chave para o mistério dos esqueletos de Almaçã, enterrados debaixo de uma muralha medieval. Em Almaçã, Espanha, onze corpos foram enterrados debaixo de uma enorme muralha de uma vila …

Espanha prepara-se para decretar estado de alerta

O Governo espanhol prepara-se para decretar estado de alerta em todo o território, depois de ter colocado a região de Madrid neste nível de alerta. A notícia é avançada este sábado pelo jornal espanhol El País, …

Jerónimo de Sousa deve ser reconduzido na liderança do PCP

O atual secretário-geral do PCP deve ser reconduzido no cargo no congresso que está agendado para o final de novembro, avança este sábado o jornal Público. De acordo com o matutino, as atuais regras sanitárias …

Elixir oral (e outros produtos domésticos) poderá ajudar a neutralizar o SARS-CoV–2

Alguns produtos domésticos, como é o caso do elixir oral e produtos para a descongestionar as vias nasais, mostraram-se eficazes em neutralizar um tipo coronavírus num estudo científico levado a cabo com células humanas. A …

Presidente da Polónia com teste positivo de covid-19

O Presidente da Polónia, Andrzej Duda, testou positivo para o novo coronavírus, anunciou este sábado o porta-voz do chefe de Estado. "Como se esperava, o Presidente @AndrzejDuda foi ontem [sexta-feira] submetido a um teste para detetar …

"Com o futebol acabei com a Guerra do Iraque". Jorvan Vieira, o treinador português que é Deus no mundo árabe

Jorvan Vieira é um nome que pouco deve dizer à maioria dos adeptos de futebol. Filho de portugueses emigrados no Brasil, fez grande parte da sua carreira no Médio Oriente, onde é acarinhado por milhões. …

Capacidade de cuidados intensivos na Europa vai chegar ao limite, alerta OMS

A Organização Mundial de Saúde (OMS) alertou esta sexta-feira que muitas unidades de cuidados intensivos na Europa vão chegar ao limite da sua capacidade nas próximas semanas. "Há uma situação muito preocupante a acontecer na Europa. …

Geólogos "ressuscitam" placa tectónica desaparecida

A existência da placa tectónica Ressurreição nunca foi consensual: alguns geólogos argumentam que nunca foi real e outros alegam que a placa sofreu um processo de subducção no manto da Terra, em algum lugar da …

Não se esqueça: muda a hora este domingo

Os relógios vão atrasar 60 minutos na madrugada do próximo domingo em Portugal para dar início ao horário de inverno. Em Portugal Continental e na Região Autónoma da Madeira, os relógios deverão ser atrasados uma hora …