Esqueça as bolas de berlim. O açúcar envelhece as células

Uma dieta rica em nutrientes e com poucos açucares adicionados pode retardar as taxas de envelhecimento biológico nas mulheres — e manter as células mais jovens.

As mulheres de meia-idade que ingerem mais alimentos ricos em vitaminas, minerais e antioxidantes têm células de “aspeto mais jovem” comparativamente com as que consumiam dietas menos ricas em nutrientes.

Num novo estudo, publicado esta segunda feira no JAMA Network Open, os cientistas avaliaram a juventude das células através da observação das etiquetas químicas, conhecidas como grupos metilo, na superfície das moléculas de ADN.

Estas etiquetas ajustam a atividade de genes específicos sem alterar o código de ADN subjacente.

Segundo o Live Science, as mulheres que consumiram maiores quantidades de açucares adicionados mostraram sinais de envelhecimento celular acelerado em comparação com as outras, mesmo que tivessem uma dieta saudável.

Os açúcares adicionados são os acrescentados aos alimentos durante a produção, como os presentes nas bebidas açucaradas e nos produtos de pastelaria, por oposição aos açúcares naturais presentes no leite, nos frutos e nos legumes.

Para o estudo, a equipa de cientistas analisou os registos alimentares catalogados por 342 mulheres durante três dias seguidos. De seguida, classificou a dieta de cada mulher com base no grau de adesão a várias dietas estabelecidas.

Os investigadores também criaram uma nova medida de ingestão de nutrientes denominada “Índice de Nutrientes Epigenéticos“. Este inclui nutrientes ligados a processos antioxidantes e anti-inflamatórios no organismo, bem como à manutenção e reparação do ADN.

A equipa avaliou a quantidade de açúcar adicionado que as mulheres consumiam, que variava entre 2,7 e 316 gramas, e calculou as idades epigenéticas das participantes, através da análise da metilação do ADN das células em amostras de saliva.

Estes resultados apoiam a ideia de que a ingestão de alimentos nutritivos com baixo teor de açúcares adicionados pode aumentar o período saudável de uma pessoa.

No entanto, é necessária mais investigação para avaliar de que forma estas dietas podem afetar o envelhecimento epigenético a longo prazo.

Soraia Ferreira, ZAP //

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.