Liga italiana fecha até 20 agosto e pode ser decidida em play-offs

Alessandro Di Marco / EPA

Cristiano Ronaldo comemora o hat-trick com que eliminou o Atlético de Madrid

A Liga italiana, suspensa desde março devido à pandemia de covid-19, terá de ser concluída até 20 de agosto e, caso haja necessidade, poderá ser decidida através de play-offs, anunciou a Federação Italiana de Futebol (FIGC).

Na sequência de uma reunião entre as altas esferas do futebol transalpino, a FIGC reforçou a intenção de retomar os três escalões profissionais em meados de junho, priorizando, desta forma, o “mérito desportivo como base para definir as competições, como previsto pelo COI [Comité Olímpico Internacional] e CONI [Comité Olímpico de Itália]”.

“A FIGC expressou a vontade de retomar e completar as competições nacionais profissionais, fixando o dia 20 de agosto como prazo para terminar a Serie A [primeiro escalão], a Serie B [segundo] e a Serie C [terceiro]”, informou a FIGC, através de comunicado divulgado no seu sítio oficial.

Contudo, o organismo já tem alternativas preparadas, caso as competições da temporada 2019/20 venham a ser novamente interrompidas ou até mesmo canceladas, devido à crise mundial de saúde pública.

Em caso de nova paragem temporária, as provas serão retomadas num “novo formato”, através de um play-off para definir os campeões das series A, B e C e as equipas que sobem de divisão, bem como um play-out, através do qual se decidirá quem desce.

Já no caso de a época ser definitivamente cancelada, as classificações serão definidas através de um “coeficiente objetivo” aplicado pela FIGC.

Após 26 jornadas, de um total de 38, a Juventus, de Cristiano Ronaldo, lidera o campeonato transalpino, com 63 pontos, contra 62 da Lazio, segunda colocada, e 54 do Inter de Milão, terceiro, que tem menos um jogo disputado.

Quanto à próxima temporada do futebol italiano, iniciar-se-á a partir de 1 de setembro.

Na segunda-feira, a FIGC anunciou que a Serie A, tal como a Taça de Itália, vão continuar suspensas até 14 de junho, depois de o Governo italiano ter prolongado a proibição da realização de eventos desportivos no país até essa data.

De resto, o ministro do Desporto anunciou que vai reunir-se, a 28 de maio, com os presidentes da Federação Italiana de Futebol, Gabriele Gravina, e da Liga de clubes, Paolo dal Pino, “para definir uma data para o recomeço do campeonato“.

A Liga italiana foi interrompida a 9 de março, quando estavam decorridas 26 jornadas, devido à crise de saúde pública motivada pela pandemia de covid-19, que já matou 32.330 pessoas entre mais de 227 mil casos de infeção em Itália.

// Lusa

PARTILHAR

RESPONDER

Itália 1 - 0 País de Gales | “Azzurri” vencem mas galeses apuram-se

Imparável! Com o apuramento para os “oitavos” já no bolso, a Itália entrou em campo com nada mais, nada menos do que oito mexidas em relação à equipa que tinha iniciado o último jogo, frente …

Casa de banho do século XII encontrada em bar de tapas em Sevilha

Recentemente, um grupo de trabalhadores encontrou uma casa de banho do século XII dentro de um bar de tapas espanhol. A descoberta está a ajudar a perceber como era a vida em Sevilha na época. No …

Suíça 3 - 1 Turquia | Seferovic e Shaqiri “abrem o livro”

A Suíça venceu de forma categórica a Turquia por 3-1, afastou os turcos da prova e terminou o Grupo A no terceiro lugar, com quatro pontos, esperando agora pelo final da fase de grupos para …

Presidente eleito do Irão promete governo "revolucionário e anticorrupção"

O Presidente eleito do Irão, o clérigo ultraconservador Ebrahim Raissi, prometeu hoje formar um governo "trabalhador, revolucionário e anticorrupção", aludindo ao estrito cumprimento dos princípios do sistema teocrático do país. Num comunicado, Raissi apresentou-se como “um …

Na Coreia do Norte, um pacote de café pode chegar aos 80 euros

Residentes norte-coreanos dizem que uma pequena embalagem de chá preto ou um pacote de café podem chegar aos 60 e 80 euros, respetivamente. Esta semana, o líder da Coreia do Norte, Kim Jong-un, reconheceu que o …

Mais de 2200 armas entregues à PSP em menos de quatro meses

Mais de 2200 armas de fogo, a maioria das quais espingardas, foram entregues de forma voluntária à PSP, entre 24 de Fevereiro e 15 de Junho, anunciou este domingo aquela força policial. Em comunicado, a PSP …

O Arco do Triunfo vai ser embrulhado em tecido azul e corda vermelha durante 16 dias

O projeto foi pensado por Christo Vladimirov Javacheff e Jeanne-Claude no início dos anos 60, mas nunca se realizou. Agora, o monumento será embrulhado em azul e vermelho entre 18 de setembro e 3 de …

Netanyahu irá deixar residência oficial do primeiro-ministro a 10 de julho

O ex-primeiro-ministro de Israel Benjamin Netanyahu irá deixar a residência oficial em Jerusalém a 10 de julho, depois de um acordo alcançado com o sucessor, Naftali Benet, que lhe dera um prazo de duas semanas …

Crónica ZAP - Linha de Fundo por Teófilo Fernando

Linha de Fundo: Venha o tubarão

Portugal desilude e complica o apuramento. Segue-se a França. Itália, Bélgica e Países Baixos nos oitavos-de-final. O Campeonato da Europa visto da Linha de Fundo. Na corda bamba Portugal – Alemanha (2-4) “A vida é como uma corda 
De …

Praga de milhões de ratos está a aterrorizar a Austrália

O fim da seca de três anos e dos consequentes incêndios florestais permitiu à Austrália respirar de alívio. Em contrapartida, criaram-se as condições perfeitas para a pior praga de ratos da última década. "As pessoas estão …