Sorteio da Liga Europa também foi ao contrário do suposto

As cinco melhores equipas estiveram na lista dos… não cabeças-de-série. FC Porto era uma delas, Sporting de Braga está mais abaixo.

Muita coisa mudou no futebol europeu nos últimos anos mas há algo desta época que se mantém: poucos dias antes do Natal, a ansiedade e até excitação aumentam quando chegam os sorteios de Liga dos Campeões e Liga Europa.

E, no Natal de 2021, a azáfama foi ainda maior depois da confusão que se verificou no sorteio da Liga dos Campeões.

Na Liga Europa não houve bolas trocadas mas houve outro facto estranho.

O formato mudou: nesta segunda-feira não se realizou o sorteio dos 16-avos-de-final; foi um sorteio do play-off que juntou os segundos classificados dos grupos da Liga Europa (Sporting de Braga incluído) e os terceiros classificados dos grupos da Liga dos Campeões.

Os cabeças-de-série neste sorteio são as equipas que já estavam na Liga Europa. Ou seja, os segundos classificados dos grupos da Liga Europa. Os clubes que foram “relegados” da Liga dos Campeões não são cabeças-de-série.

E este é um daqueles casos em que os terceiros são melhores do que os segundos. De longe. Aqui entra o facto estranho.

Começamos pelo mais óbvio. O Nápoles era a melhor equipa entre as cabeças-de-série. Olhando para a tabela oficial da UEFA, vemos os italianos no 24.º lugar.

Mas o Nápoles, se não fosse cabeça-de-série, seria apenas a sexta melhor equipa entre os… não cabeças-de-série. Barcelona, Sevilha, Borussia Dortmund, FC Porto e Leipzig estão entre as 18 melhores equipas da Europa. Mas nenhuma foi cabeça-de-série. Só depois aparece o Nápoles, “colado” à vizinha Atalanta, 25.ª classificada, que também não é cabeça-de-série porque veio da Liga dos Campeões.

Numa análise geral, os não cabeças-de-série são mais fortes: o Barcelona (7.º) é o mais bem posicionado e o pior é o Sheriff (68.º). O Nápoles, como já foi mencionado, é o cabeça-de-série mais bem colocado, enquanto o Betis é o pior (apenas no 87.º lugar da tabela UEFA).

Quase todas as 16 equipas deste play-off estão entre as 50 melhores europeias. Só três quebram essa tendência: Real Sociedad (63.º), Sheriff (68.º) e o referido Betis.

O FC Porto ocupa a 17.ª posição e vai defrontar a Lazio, 29.ª classificada. O Sporting de Braga está no 44.º lugar e irá jogar diante do já mencionado Sheriff, 68.º na tabela actual.

Nas contas, FC Porto e Sporting de Braga são favoritos.

Nuno Teixeira, ZAP //

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.