Era uma vez Benfica-Real Madrid e Sporting-Juventus. Erro no sorteio obriga a repetição

UEFA

Problema técnico origina novo sorteio. Terá havido confusão (do computador?) com as equipas de Manchester.

Benfica-Real Madrid? Sporting-Juventus? Cristiano Ronaldo contra Lionel Messi? Esqueça. Pelo menos, temporariamente.

Um facto inédito, pelo menos numa “geração” do futebol europeu: um sorteio da Liga dos Campeões foi anulado.

O sorteio dos oitavos-de-final decorreu normalmente, a partir das 11 horas da manhã desta segunda-feira, e não foi propriamente simpático para o Benfica, que vai (iria?) encontrar o Real Madrid. O Sporting, como já se sabia, também não terá uma tarefa fácil mas o adversário, teoricamente, é (ou seria?) mais frágil: a Juventus. E haverá ou haveria, um reencontro entre Cristiano Ronaldo e Lionel Messi.

Este foi o sorteio inicial:

Liga dos Campeões, 1/8 final

Benfica – Real Madrid
Villarreal – Manchester City
Atlético de Madrid – Bayern Munique
Salzburgo – Liverpool

Inter Milão – Ajax
Sporting – Juventus
Chelsea – Lille
Manchester United – PSG

No entanto, quase duas horas depois, e já após o sorteio da Liga Europa, a UEFA anunciou que o sorteio foi anulado.

“Na sequência de um problema técnico com o software de um prestador de serviços externo que indica quais as equipas elegíveis para se defrontarem, ocorreu um erro material no sorteio dos oitavos-de-final da UEFA Champions League”, explicou a entidade.

Por isso, o sorteio foi declarado nulo e será repetido na totalidade às 14 horas.

E o que é que aconteceu?

Manchester foi o centro da confusão, apesar de o sorteio ter sido realizado.

Em cada par, quando é anunciado o nome da primeira equipa (neste caso o segundo classificado do grupo), o computador indica aos convidados quais são as equipas que podem ser sorteadas como adversárias.

Neste sorteio, quando saiu o nome do Villarreal, o computador avisou que uma das bolas no pote dos possíveis adversários seria a do Manchester United – e estas duas equipas estiveram juntas na fase de grupos, por isso não poderiam encontrar-se de novo. E a bola que saiu para adversário do Villarreal foi…o Manchester United. Repetiu-se o procedimento e saiu o Manchester City. Arshavin riu-se.

Logo a seguir, veio o pior.

No meio de novas hesitações do próprio coordenador do sorteio, saiu o Atlético de Madrid e foi dito que o Manchester United não poderia ser adversário dos espanhóis, porque os ingleses já sabiam com quem iam jogar. Mas quem tinha acabado de sair era o Manchester City. O United também, mas foi anulado – o computador é que não terá anulado essa primeira bola “enganada”.

Ou seja, o Manchester United ficou fora da lista de possíveis adversários do Atlético de Madrid (a bola da equipa de Old Trafford desta vez não entrou no pote); mas poderia defrontar a equipa de Simeone.

Além disso, o Liverpool entrou na lista de possíveis adversários do Atlético – ambas estiveram no grupo do FC Porto, não se podiam cruzar já. Mas saiu a bola do Bayern Munique.

Seja qual for o desfecho do novo sorteio, os jogos estão marcados para Fevereiro e Março. Os segundos classificados nos grupos (como Benfica e Sporting) jogam primeiro em casa.

 

Nuno Teixeira, ZAP //

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.