Liga de basquetebol altera formato a meio da época

Reformulação do campeonato está relacionada com a pandemia e com as competições europeias.

Quando faltam três meses para a final da Taça de Portugal e quatro meses para o final do campeonato, a Federação Portuguesa de Basquetebol anunciou mudanças no formato das duas provas.

As alterações acontecem nesta altura por causa do desenrolar desta temporada, que tem sido condicionado diversas vezes, quer por surtos de coronavírus em diversas equipas, quer pelo calendário mais apertado por causa das competições europeias.

Benfica e Sporting estão na FIBA Europe Cup, competição que também tem contado com vários adiamentos e, por isso, o calendário interno também fica condicionado.

Uma alternativa seria finalizar o campeonato já no Verão mas, para essa fase final da época, estão marcados jogos da selecção nacional, no apuramento para o Mundial 2023.

Em relação ao campeonato, a segunda fase e o play-off serão diferentes. Na segunda fase haverá apenas seis jornadas (seriam 10), com três grupos de quatro equipas cada. Já nos quartos-de-final do play-off, em vez de cada eliminatória ser disputada à melhor de cinco jogos, passará a ser fechada no máximo com três jogos; a equipa que vencer dois duelos passa às meias-finais.

A fase final da Taça de Portugal será uma final a oito, apenas em três dias: entre 6 e 8 de Maio. Fica cancelada a data de 23 de Março, prevista para os quartos-de-final.

José Pinto Alberto, director-executivo da Liga, confessou, em declarações ao portal da federação, que espera que a pandemia não obrigue a novas alterações no calendário do basquetebol nacional.

Nuno Teixeira da Silva, ZAP //

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.