Apuramento do Aston Villa – que até já foi campeão europeu – aumenta a lista de equipas que não estão habituadas ao maior palco europeu.
O Manchester City ficou mais perto do título nacional. Passou para a frente da Premier League ao vencer por 2-0 o jogo em atraso contra o Tottenham, nesta terça-feira. Tem mais 2 pontos do que o Arsenal e só falta um jogo.
Além da importância do triunfo do City, a derrota do Tottenham também é importante. Sobretudo para o Aston Villa.
O Aston Villa já sabe que vai ficar no 4.º lugar do campeonato. Ou seja: vai estar na Liga dos Campeões.
A equipa de Birmingham, noutros tempos, sabia o que era estar no maior palco europeu. Aliás, foi campeã europeia em 1982.
Mas muito mudou desde então e já não está na Taça/Liga dos Campeões há 41 anos, desde 1983.
Um renovado Villa vai voltar na próxima temporada, curiosamente numa renovada Liga dos Campeões.
E essa renovação não vai acontecer apenas no formato: Aston Villa, Girona, Bolonha, Estugarda e (talvez) Brest vão jogar no maior torneio de clubes do mundo.
O caso do Girona será o mais conhecido: líder do campeonato espanhol em muitas jornadas, teve a quebra esperada na segunda volta mas vai acabar ou no 3.º ou no 2.º lugar – sim, ainda pode acabar melhor do que o Barcelona.
Em Itália, o também surpreendente Bolonha divide o 3.º lugar com a Juventus. Com apenas cinco derrotas em toda a Serie A, já sabe que vai estar na próxima Liga dos Campeões.
O Estugarda, que há muitos anos deixou de aparecer na elite, vai voltar. Ocupa o 3.º lugar do campeonato alemão a uma jornada do fim e ainda pode ultrapassar o Bayern Munique.
No campeonato francês a surpresa ainda não é certa: o modesto Brest divide o 3.º lugar com o Lille mas ainda pode acabar em 5.º – o Nice está a quatro pontos e ainda vai jogar duas vezes.
E isto é só sobre os principais campeonatos. Mais lá para baixo, e com menos possibilidades de entrar no torneio, está por exemplo o novo campeão do Luxemburgo: FC Differdange 03. Nunca ouviu falar? É provável – nunca foi campeão, desde que tem esta designação (2003).