Lidl diz não aos produtos de plástico descartável

A cadeia de supermercados alemã Lidl anunciou esta semana que, a partir do mês de agosto, irá deixar de vender produtos de plástico descartável, onde estão incluídos produtos como copos ou pratos, nas mais de 250 lojas espalhadas por Portugal.

A cadeia tem com objetivo reduzir em 20% a utilização de plástico nos produtos até 2025, sendo este o primeiro passo de uma estratégia que, mais tarde, também irá englobar a substituição de palhinhas e talheres de plástico que estão presentes em produtos de conveniência e em bebidas como, por exemplo, pacotes de sumo. Ao invés, os artigos em causa seriam substituídos por materiais alternativos e recicláveis.

Em comunicado, Bruno Pereira, administrador de compras do Lidl Portugal, afirma que procuram “seguir uma abordagem clara quanto à nossa estratégia relativa aos plásticos, isto é: Evitar – Reduzir – Reciclar. Com o descontinuar da venda de artigos em plástico descartável evitamos a utilização deste material e contribuímos, assim, para uma melhoria do nosso balanço em matéria de plásticos.”

Para além disto, o administrador garante ainda que que irão existir mais novidades e “em particular no que diz respeito às embalagens existem várias possibilidades interessantes que estão atualmente em fase de teste e que poderão efetivamente fazer a diferença.”

Ainda em comunicado, a marca Lidl defende que, ao longo do tempo, tem vindo a adotar “diversas iniciativas com vista à redução de plástico“, como é o caso das embalagens das cápsulas de café que deixam de ter um invólucro de plástico por cápsula e passam a ter embalagens mais pequenas para o mesmo número de cápsulas.

Com estas alterações, afirma a marca, prevê-se uma “poupança de 74 toneladas de plástico, apenas neste produto, em um ano.”

No entanto, a redução de plástico pode também ser encontrada noutros produtos, como, por exemplo, nos frutos secos, onde a quantidade de plástico utilizada por embalagem foi reduzida sem colocar em causa a qualidade e quantidade do produto, e também nas secções de Frutas e Legumes, Padaria e têxteis onde a marca promove a substituição das embalagens de plástico por embalagens de cartão.

Para sensibilizar e levar a uma maior adesão dos consumidores à causa, o Lidl está atualmente a trabalhar com associações ambientais, como a ABAE, Amb3e, Quercus e Agência Portuguesa do Ambiente no combate ao plástico nas praias portuguesas com o projeto TransforMAR, que decorre durante a estação de verão.

O principal objetivo é sensibilizar a população para esta questão e recolher os vestígios de plástico espalhados ao longo do areal que, na maior parte das vezes, tem como destino final o mar, pondo em causa várias espécies marinhas.

O plástico recolhido será reciclado e transformado em equipamentos de atividade física que irão equipar as praias englobadas no projeto.

PARTILHAR

2 COMENTÁRIOS

  1. Embalagens mais eficazes implicam menos recursos gastos na produção, menos lixo no fim de vida e poupança para o bolso do cliente. Oxalá os chineses pensassem assim quando fazem um “contentor” de plástico para colocar uma só lâmpada, entre outros maus exemplos vistos nas lojas CN.

    • muitas dessas embalagens, são feitas cá.
      muitos produtos dos chineses vêm a granel para a europa/portugal, e cá é que fazem a sua embalagem.. como aquelas embalagens de plastico com 4 parafusos, ou 10 pregos que vendem nos chineses. Basta ver o código de barras.. se começar por 560, significa que foi produzido em Portugal, ou terminado em Portugal. Ao colocarem a embalagem, estão a terminar o produto em Portugal e como tal está a ser criado um novo produto ( uma caixa com 10 pregos é um produto, uma caixa com 20 dos mesmos pregos é outro produto) que foi registado cá.

RESPONDER

Cientista americana diz estar certa de que a Terra será atingida por asteroide

https://vimeo.com/355132338 Uma cientista americana de uma ONG dedicada a proteger a Terra diz que é 100% certo que um asteroide atingirá o nosso planeta. A cientista é Danica Remy, presidente da Fundação B612. Após um asteroide não …

NASA vai mesmo explorar Europa, a lua de Júpiter que pode ter vida extraterrestre

A NASA deu luz verde a uma missão para explorar uma lua de Júpiter que é considerada um dos melhores candidatos para a vida extraterrestre. A Europa - que é um pouco mais pequena do que …

País de Gales cancela plano controverso de criar "casas de banho robô"

O objetivo da construção era impedir atividade sexual, vandalismo e dormidas nas casas de banho públicas. O projeto ia recorrer às tecnologias de piso sensível ao peso, jatos de água, sensores anti-movimento e alarmes. O conselho …

Sem saber, uma mulher viveu durante 17 anos com a sua "gémea" dentro dela

Uma jovem na Índia, sem saber, viveu com uma das condições médicas mais raras e perturbadoras durante quase duas décadas. De acordo com um relatório de caso desta semana, a mulher tinha um saco que continha …

Novo filme da saga 007 já tem nome e data de estreia marcada

O novo filme da saga 007, realizado por Cary Fukunaga chama-se "No time to die" e estreia-se no Reino Unido e nos Estados Unidos em abril de 2020. "Daniel Craig regressa como James Bond, 007 em... …

Comporta pode tornar-se na nova Ibiza (e tudo começou com a queda do BES)

Após anos de um quase esquecimento, em termos de desenvolvimento imobiliário, a Comporta está a atrair investidores internacionais que encaram a pequena vila de Setúbal como uma "nova Ibiza". Um cenário que está a preocupar …

Família de Aretha Franklin cria fundo para a investigação de cancro raro

Um ano após a morte da cantora, a família de Aretha Franklin criou um fundo de apoio à investigação na área dos tumores neuroendócrinos, a doença rara que se revelou fatal para a celebridade, a …

Sporting vai monitorizar tudo o que se diz e escreve sobre jogadores

A empresa Noisefeed tem uma enorme base de dados relativa à atividade nas redes sociais de milhares de jogadores a nível global. Os jogadores de futebol de todo o mundo usam, cada vez mais, as redes …

Boris janta hoje com Merkel para mudar acordo. Maioria quer novo referendo

A pouco mais de dois meses da data marcada para a saída do Reino Unido da União Europeia, uma nova sondagem mostra que a maioria dos britânico quer que qualquer novo acordo vá a referendo. Um …

Oficial: Pardal Henriques candidato a deputado pelo partido de Marinho Pinto

O advogado Pedro Pardal Henriques anunciou esta quarta-feira que aceitou o convite para encabeçar a lista do PDR a Lisboa, deixando de ser porta-voz do Sindicato Nacional dos Motoristas de Matérias Perigosas para "não misturar …