Lidl diz não aos produtos de plástico descartável

A cadeia de supermercados alemã Lidl anunciou esta semana que, a partir do mês de agosto, irá deixar de vender produtos de plástico descartável, onde estão incluídos produtos como copos ou pratos, nas mais de 250 lojas espalhadas por Portugal.

A cadeia tem com objetivo reduzir em 20% a utilização de plástico nos produtos até 2025, sendo este o primeiro passo de uma estratégia que, mais tarde, também irá englobar a substituição de palhinhas e talheres de plástico que estão presentes em produtos de conveniência e em bebidas como, por exemplo, pacotes de sumo. Ao invés, os artigos em causa seriam substituídos por materiais alternativos e recicláveis.

Em comunicado, Bruno Pereira, administrador de compras do Lidl Portugal, afirma que procuram “seguir uma abordagem clara quanto à nossa estratégia relativa aos plásticos, isto é: Evitar – Reduzir – Reciclar. Com o descontinuar da venda de artigos em plástico descartável evitamos a utilização deste material e contribuímos, assim, para uma melhoria do nosso balanço em matéria de plásticos.”

Para além disto, o administrador garante ainda que que irão existir mais novidades e “em particular no que diz respeito às embalagens existem várias possibilidades interessantes que estão atualmente em fase de teste e que poderão efetivamente fazer a diferença.”

Ainda em comunicado, a marca Lidl defende que, ao longo do tempo, tem vindo a adotar “diversas iniciativas com vista à redução de plástico“, como é o caso das embalagens das cápsulas de café que deixam de ter um invólucro de plástico por cápsula e passam a ter embalagens mais pequenas para o mesmo número de cápsulas.

Com estas alterações, afirma a marca, prevê-se uma “poupança de 74 toneladas de plástico, apenas neste produto, em um ano.”

No entanto, a redução de plástico pode também ser encontrada noutros produtos, como, por exemplo, nos frutos secos, onde a quantidade de plástico utilizada por embalagem foi reduzida sem colocar em causa a qualidade e quantidade do produto, e também nas secções de Frutas e Legumes, Padaria e têxteis onde a marca promove a substituição das embalagens de plástico por embalagens de cartão.

Para sensibilizar e levar a uma maior adesão dos consumidores à causa, o Lidl está atualmente a trabalhar com associações ambientais, como a ABAE, Amb3e, Quercus e Agência Portuguesa do Ambiente no combate ao plástico nas praias portuguesas com o projeto TransforMAR, que decorre durante a estação de verão.

O principal objetivo é sensibilizar a população para esta questão e recolher os vestígios de plástico espalhados ao longo do areal que, na maior parte das vezes, tem como destino final o mar, pondo em causa várias espécies marinhas.

O plástico recolhido será reciclado e transformado em equipamentos de atividade física que irão equipar as praias englobadas no projeto.

PARTILHAR

2 COMENTÁRIOS

  1. Embalagens mais eficazes implicam menos recursos gastos na produção, menos lixo no fim de vida e poupança para o bolso do cliente. Oxalá os chineses pensassem assim quando fazem um “contentor” de plástico para colocar uma só lâmpada, entre outros maus exemplos vistos nas lojas CN.

    • muitas dessas embalagens, são feitas cá.
      muitos produtos dos chineses vêm a granel para a europa/portugal, e cá é que fazem a sua embalagem.. como aquelas embalagens de plastico com 4 parafusos, ou 10 pregos que vendem nos chineses. Basta ver o código de barras.. se começar por 560, significa que foi produzido em Portugal, ou terminado em Portugal. Ao colocarem a embalagem, estão a terminar o produto em Portugal e como tal está a ser criado um novo produto ( uma caixa com 10 pregos é um produto, uma caixa com 20 dos mesmos pregos é outro produto) que foi registado cá.

RESPONDER

15 mil cadeiras vazias: Guardiola não gostou mas já ouviu um "recado"

Estádio do Manchester City voltou a ficar longe de lotação esgotada, num jogo da Liga dos Campeões. "Espero que apareça mais gente no sábado", admitiu o treinador. As palavras foram estas, depois da goleada que o …

"Fomos enganados, geologicamente enganados." Novos segredos vulcânicos revelados

Um estudo levado a cabo por cientistas da Universidade de Queensland revelou novos detalhes sobre a composição geológica da crosta terrestre. Até agora, os cientistas pensavam que a lava arrefecida dos chamados vulcões "hot spot" era …

Os planetas formam-se em sopas orgânicas — e não há duas iguais

Uma série de novas imagens revela que os planetas formam-se em sopas orgânicas — e não há duas sopas iguais. Astrónomos mapearam os produtos químicos dentro dos berços planetários com detalhe extraordinário. Os mapas revelam a …

O Hawaii quer remover a sua "escadaria para o paraíso" - e a culpa é dos turistas

Em causa estão preocupações com a segurança e vandalismo, que têm aumentado com a explosão de popularidade da escadaria Ha‘ikū nas redes sociais. É caso para dizer que a Stairway to Heaven vai para o inferno …

Inventou o ZX Spectrum e mudou o mundo. Morreu Clive Sinclair

O empresário britânico e inventor do computador doméstico ZX Spectrum, Clive Sinclair, morreu hoje aos 81 anos na sua casa, em Londres (Reino Unido), devido a doença prolongada, informou a filha ao jornal “The Guardian”. Morreu …

Esta torre construída na Suécia não é gigante em altura, mas em sustentabilidade

Para além de ser feito de um material sustentável — fornecido por florestas locais com gestão consciente e transformado por uma serração nas proximidades, o Centro Cultural dispõe de múltiplas tecnologias que fazem dele mais …

Empresa canadiana debaixo de fogo por publicar anúncios de emprego destinados a não vacinados

Uma empresa de canoagem, sediada no Canadá, está debaixo de fogo depois de ter colocado anúncios de emprego destinados, exclusivamente, a pessoas não vacinadas contra a covid-19. "Por favor, NÃO se candidate se tiver tomado quaisquer …

Disparam ataques a jornalistas. Bruxelas insta países da UE a aumentar proteção

Os países da União Europeia (UE) foram instados por Bruxelas a tomar medidas para proteger os jornalistas, após um aumento no número de ataques a membros da imprensa. A Comissão Europeia exortou os governos a criarem …

Facebook e Google criticados por anúncios de "reversão do aborto"

O Facebook já veiculou anúncios de "reversão do aborto" 18,4 milhões de vezes desde janeiro de 2020, de acordo com um relatório do Center for Countering Digital Hate (CCDH), promovendo um procedimento "não comprovado, antiético" …

Líder militar dos EUA temeu que Trump iniciasse guerra nuclear com a China - e chegou a ligar aos chineses

As revelações aparecem em Peril, o novo livro de Bob Woodward e Robert Costa sobre os bastidores da Casa Branca. Trump já respondeu. O General Mark Milley, o chefe do Estado-Maior das Forças Armadas dos EUA, …