Líderes vodu do Haiti preparam templos para tratar infetados com covid-19

Líderes de vodu do Haiti pediram aos padres da religião afro-caribenha para criar um remédio secreto que servisse de tratamento contra o novo coronavírus. Aos religiosos foi também pedido que preparassem as câmaras sagradas de iniciação dos seus templos para receber os pacientes.

No Haiti, onde os serviços de saúde são escassos e pouco acessíveis para a maior parte da população, os habitantes costumam confiar nos remédios à base de plantas e nas práticas rituais do seu sacerdote vodu, noticiou a Reuters.

Envolto em colares de contas coloridas, o líder supremo Carl Henri Desmornes, conhecido também como “Ati”, disse durante uma entrevista, na sua cada em Porto Príncipe, que estava à espera de um grande número de pacientes nos seus templos.

Embora o vírus se tenha alastrado lentamente no país, o número de casos confirmados disparou nas últimas duas semanas, passando para 865, enquanto se espalham relatos sobre uma misteriosa “febre”.

“Os praticantes de vodu – principalmente os Houngans e Mambos – têm a responsabilidade de cuidar do bem-estar da população”, disse Desmornes, de 60 anos, que era promotor musical antes de se tornar “Ati”. “Eles receberam os poderes e o conhecimento para colocar em prática”, indicou.

Acredita-se que mais da metade dos 11 milhões de habitantes do Haiti pratique vodu, uma religião trazida da África Ocidental há vários séculos por escravos e praticada clandestinamente sob o domínio colonial francês.

Desde que os primeiros casos do novo coronavírus foram confirmados no país, em meados de março, os padres vodu começaram a servir chás com ingredientes como moringa, eucalipto, gengibre e mel para fortalecer o sistema imunitário.

“Vivemos num país onde o sistema de saúde não é capaz de responder ao desafio da pandemia, por isso contamos com remédios naturais”, apontou a sacerdotisa Mambo Lamercie Charles, enquanto distribuía a poção. “Considero o meu templo uma clínica”, afirmou ainda.

O Presidente do Haiti, Jovenel Moise, à direita

De acordo com a vice-líder de vodu Euvonie Georges Auguste, a comunidade, inspirada nos “espíritos”, também criou uma poção para os sintomas da covid-19, que ensinaram aos sacerdotes como preparar e administrar.

A comunidade identificou mil templos de vodu que tinham um “Djèvo” – uma câmara sagrada usada para rituais de iniciação -, separada das câmaras de adoração, que poderiam ser usadas para isolar até 15 pacientes cada, informou Euvonie Georges Auguste.

O vodu está intimamente identificado com a luta do Haiti pela independência, tendo batalhado pela legitimidade, tendo conquistado o reconhecimento como religião oficial apenas em 2003, sob o domínio do Presidente Jean-Bertrand Aristide.

Os praticantes de vodu do Haiti criticaram o atual Presidente do país, Jovenel Moise, por apelar publicamente ao “Deus do cristianismo” e não aos espíritos do vodu.

Associada erradamente à magia negra, esta prática ainda é estigmatizada, apontou a Reuters. Alguns pregadores evangélicos culparam o vodu pelo terremoto de 2010, enquanto a população linchou pelo cerca de 45 praticantes dessa religião, que responsabilizaram pelo surto de cólera.

Para deixar claro que não são responsáveis ​​pelo coronavírus e estão prontos para combatê-lo, padres vodus deram entrevistas a diefrentes programas de televisão e rádio.

O líder supremo Carl Henri Desmornes referiu que a pandemia pode trazer uma mensagem para o mundo. Talvez seja um sinal de alerta, de que os humanos são como um vírus para outros seres na Terra, continuou Desmornes.

“A minha esperança é que depois da pandemia, ao invés de modificar tudo aquilo em que tocamos, transformando a natureza, procuremos viver em harmonia com ela”, concluiu.

ZAP //

PARTILHAR

2 COMENTÁRIOS

RESPONDER

Disney+ alerta para estereótipos racistas. Filmes clássicos com avisos sobre "maus tratos"

Embora já exibisse mensagens padrão desde o ano passado, a nova plataforma de vídeo Disney+ mostra agora um aviso, que não pode ser passado à frente, no início de vários filmes clássicos - como Dumbo …

Curados da covid-19 continuam com sintomas meses depois de terem contraído o vírus

Um estudo da Universidade de Oxford indica que 64% dos pacientes hospitalizados com o novo coronavírus apresenta falta de ar 2 a 3 meses depois de serem infetados. E quase 40% tem sintomas de depressão. Já …

Portugal vai estar no Mundial sub-20 (sem jogar o apuramento)

Todas as fases do Europeu sub-19 foram canceladas e a seleção portuguesa foi uma das eleitas para participar no Mundial do próximo ano. Portugal já sabe que vai estar na fase final do Mundial sub-20 (se …

Novos implantes cardíacos podem salvar 10 mil vidas por ano

O chamado envelope antibiótico envolve o implante cardíaco e previne infeções no paciente. Por ano, morrem cerca de 10 mil pessoas devido a infeções geradas pelo implante. O pacemaker é um pequeno aparelho que é colocado …

Banda dá concerto com músicos e público envoltos em bolhas de plástico para evitar contágio

A banda norte-americana Flaming Lips utilizou bolhas insufláveis ​​de tamanho humano num concerto em Oklahoma, uma solução para proteger os músicos e o público do novo coronavírus, enquanto tenta encontrar uma forma segura para atuar …

EUA. Especialista diz que as próximas semanas "vão ser as mais negras de toda a pandemia"

Um especialista em doenças infecciosas disse que no caso dos Estados Unidos, as próximas seis a 12 semanas vão ser as mais negras de toda a pandemia de covid-19. Michael Osterholm, diretor do Centro de Investigação …

Chelsea inscreve... Petr Cech

Antigo guarda-redes poderá voltar aos relvados nesta época, embora seja pouco provável, para já. Petr Čech entrou em campo pela última vez em maio de 2019, há quase um ano e meio. Já tinha anunciado a …

Disparos de satélites e naves do Star Trek? Relatório revela como seria uma guerra no Espaço

A criação da Força Espacial dos Estados Unidos evocou todos os tipos de noções fantasiosas sobre o combate no Espaço. Assim, um novo relatório explica o que é física e praticamente possível quando se trata …

Japão prepara-se para lançar água tratada de Fukushima no mar

O Japão vai libertar mais de um milhão de toneladas de água tratada da usina nuclear de Fukushima no mar, numa operação que levará cerca de 30 anos para ficar concluída. Ambientalistas e pescadores locais …

Turismo de mergulho? Submarino da "frota perdida" de Hitler aguarda o seu destino no fundo do Mar Negro

Coberto por “redes fantasmas” deixadas por pescadores, os destroços de um submarino U-20 enviado para o Mar Negro pela Alemanha nazi tornou-se recentemente tema de um documentário produzido na Turquia. Localizado a uma profundidade de 20 …