Líderes vodu do Haiti preparam templos para tratar infetados com covid-19

2

Líderes de vodu do Haiti pediram aos padres da religião afro-caribenha para criar um remédio secreto que servisse de tratamento contra o novo coronavírus. Aos religiosos foi também pedido que preparassem as câmaras sagradas de iniciação dos seus templos para receber os pacientes.

No Haiti, onde os serviços de saúde são escassos e pouco acessíveis para a maior parte da população, os habitantes costumam confiar nos remédios à base de plantas e nas práticas rituais do seu sacerdote vodu, noticiou a Reuters.

Envolto em colares de contas coloridas, o líder supremo Carl Henri Desmornes, conhecido também como “Ati”, disse durante uma entrevista, na sua cada em Porto Príncipe, que estava à espera de um grande número de pacientes nos seus templos.

Embora o vírus se tenha alastrado lentamente no país, o número de casos confirmados disparou nas últimas duas semanas, passando para 865, enquanto se espalham relatos sobre uma misteriosa “febre”.

“Os praticantes de vodu – principalmente os Houngans e Mambos – têm a responsabilidade de cuidar do bem-estar da população”, disse Desmornes, de 60 anos, que era promotor musical antes de se tornar “Ati”. “Eles receberam os poderes e o conhecimento para colocar em prática”, indicou.

Acredita-se que mais da metade dos 11 milhões de habitantes do Haiti pratique vodu, uma religião trazida da África Ocidental há vários séculos por escravos e praticada clandestinamente sob o domínio colonial francês.

Desde que os primeiros casos do novo coronavírus foram confirmados no país, em meados de março, os padres vodu começaram a servir chás com ingredientes como moringa, eucalipto, gengibre e mel para fortalecer o sistema imunitário.

“Vivemos num país onde o sistema de saúde não é capaz de responder ao desafio da pandemia, por isso contamos com remédios naturais”, apontou a sacerdotisa Mambo Lamercie Charles, enquanto distribuía a poção. “Considero o meu templo uma clínica”, afirmou ainda.

O Presidente do Haiti, Jovenel Moise, à direita

De acordo com a vice-líder de vodu Euvonie Georges Auguste, a comunidade, inspirada nos “espíritos”, também criou uma poção para os sintomas da covid-19, que ensinaram aos sacerdotes como preparar e administrar.

A comunidade identificou mil templos de vodu que tinham um “Djèvo” – uma câmara sagrada usada para rituais de iniciação -, separada das câmaras de adoração, que poderiam ser usadas para isolar até 15 pacientes cada, informou Euvonie Georges Auguste.

O vodu está intimamente identificado com a luta do Haiti pela independência, tendo batalhado pela legitimidade, tendo conquistado o reconhecimento como religião oficial apenas em 2003, sob o domínio do Presidente Jean-Bertrand Aristide.

Os praticantes de vodu do Haiti criticaram o atual Presidente do país, Jovenel Moise, por apelar publicamente ao “Deus do cristianismo” e não aos espíritos do vodu.

Associada erradamente à magia negra, esta prática ainda é estigmatizada, apontou a Reuters. Alguns pregadores evangélicos culparam o vodu pelo terremoto de 2010, enquanto a população linchou pelo cerca de 45 praticantes dessa religião, que responsabilizaram pelo surto de cólera.

Para deixar claro que não são responsáveis ​​pelo coronavírus e estão prontos para combatê-lo, padres vodus deram entrevistas a diefrentes programas de televisão e rádio.

O líder supremo Carl Henri Desmornes referiu que a pandemia pode trazer uma mensagem para o mundo. Talvez seja um sinal de alerta, de que os humanos são como um vírus para outros seres na Terra, continuou Desmornes.

“A minha esperança é que depois da pandemia, ao invés de modificar tudo aquilo em que tocamos, transformando a natureza, procuremos viver em harmonia com ela”, concluiu.

ZAP //

2 Comments

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.