Líderes vodu do Haiti preparam templos para tratar infetados com covid-19

Líderes de vodu do Haiti pediram aos padres da religião afro-caribenha para criar um remédio secreto que servisse de tratamento contra o novo coronavírus. Aos religiosos foi também pedido que preparassem as câmaras sagradas de iniciação dos seus templos para receber os pacientes.

No Haiti, onde os serviços de saúde são escassos e pouco acessíveis para a maior parte da população, os habitantes costumam confiar nos remédios à base de plantas e nas práticas rituais do seu sacerdote vodu, noticiou a Reuters.

Envolto em colares de contas coloridas, o líder supremo Carl Henri Desmornes, conhecido também como “Ati”, disse durante uma entrevista, na sua cada em Porto Príncipe, que estava à espera de um grande número de pacientes nos seus templos.

Embora o vírus se tenha alastrado lentamente no país, o número de casos confirmados disparou nas últimas duas semanas, passando para 865, enquanto se espalham relatos sobre uma misteriosa “febre”.

“Os praticantes de vodu – principalmente os Houngans e Mambos – têm a responsabilidade de cuidar do bem-estar da população”, disse Desmornes, de 60 anos, que era promotor musical antes de se tornar “Ati”. “Eles receberam os poderes e o conhecimento para colocar em prática”, indicou.

Acredita-se que mais da metade dos 11 milhões de habitantes do Haiti pratique vodu, uma religião trazida da África Ocidental há vários séculos por escravos e praticada clandestinamente sob o domínio colonial francês.

Desde que os primeiros casos do novo coronavírus foram confirmados no país, em meados de março, os padres vodu começaram a servir chás com ingredientes como moringa, eucalipto, gengibre e mel para fortalecer o sistema imunitário.

“Vivemos num país onde o sistema de saúde não é capaz de responder ao desafio da pandemia, por isso contamos com remédios naturais”, apontou a sacerdotisa Mambo Lamercie Charles, enquanto distribuía a poção. “Considero o meu templo uma clínica”, afirmou ainda.

O Presidente do Haiti, Jovenel Moise, à direita

De acordo com a vice-líder de vodu Euvonie Georges Auguste, a comunidade, inspirada nos “espíritos”, também criou uma poção para os sintomas da covid-19, que ensinaram aos sacerdotes como preparar e administrar.

A comunidade identificou mil templos de vodu que tinham um “Djèvo” – uma câmara sagrada usada para rituais de iniciação -, separada das câmaras de adoração, que poderiam ser usadas para isolar até 15 pacientes cada, informou Euvonie Georges Auguste.

O vodu está intimamente identificado com a luta do Haiti pela independência, tendo batalhado pela legitimidade, tendo conquistado o reconhecimento como religião oficial apenas em 2003, sob o domínio do Presidente Jean-Bertrand Aristide.

Os praticantes de vodu do Haiti criticaram o atual Presidente do país, Jovenel Moise, por apelar publicamente ao “Deus do cristianismo” e não aos espíritos do vodu.

Associada erradamente à magia negra, esta prática ainda é estigmatizada, apontou a Reuters. Alguns pregadores evangélicos culparam o vodu pelo terremoto de 2010, enquanto a população linchou pelo cerca de 45 praticantes dessa religião, que responsabilizaram pelo surto de cólera.

Para deixar claro que não são responsáveis ​​pelo coronavírus e estão prontos para combatê-lo, padres vodus deram entrevistas a diefrentes programas de televisão e rádio.

O líder supremo Carl Henri Desmornes referiu que a pandemia pode trazer uma mensagem para o mundo. Talvez seja um sinal de alerta, de que os humanos são como um vírus para outros seres na Terra, continuou Desmornes.

“A minha esperança é que depois da pandemia, ao invés de modificar tudo aquilo em que tocamos, transformando a natureza, procuremos viver em harmonia com ela”, concluiu.

ZAP //

PARTILHAR

2 COMENTÁRIOS

RESPONDER

MIT apagou base de dados popular que ensinou IA a ser racista e sexista

O Instituto de Tecnologia de Massachusetts (MIT), nos Estados Unidos, viu-se obrigado apagar uma base de dados de treinamento de Inteligência Artifical (IA) depois de esta ensinar vários algoritmos a usar insultos racistas e sexistas. …

Escola Básica e fábrica de Paços de Ferreira encerradas, com nove casos positivos

A Escola Básica n.º 2 e a Fábrica de Lacados Abrelac, em Paços de Ferreira, Porto, foram encerradas após diagnosticados nove casos de covid-19 para “prevenção” e para “interromper as cadeias de transmissão”, disseram hoje …

Mais nove mortes e 328 casos confirmados em Portugal

Portugal regista hoje mais nove óbitos por covid-19, em relação a sábado, e mais 328 casos de infeção confirmados, dos quais 254 na região de Lisboa e Vale do Tejo, segundo os dados da Direção-Geral …

Cientistas criam miniatura de ondas de choque de supernovas (e quase desvendam um mistério)

Esta versão em miniatura das ondas de choque das supernovas pode ter ajudado os cientistas a chegar muito perto da resolução de um antigo mistério cósmico. Uma equipa de investigadores do Departamento de Energia do Centro …

Na Indonésia, são os recém-licenciados quem mais vai sofrer com o impacto económico da covid-19

A covid-19 continua a desacelerar a economia na Indonésia e pode causar graves impactos nos recém-licenciados que entram no mercado de trabalho pela primeira vez. Na Indonésia, o crescimento económico diminuiu para 2,97% durante o primeiro …

Mudanças climáticas ameaçam 60% das espécies de peixes do mundo

Uma nova investigação levada a cabo por cientistas do Instituto Alfred Wegener, na Alemanha, sugere que as mudanças climáticas podem destruir mais espécies de peixes do que se pensavam anteriormente. Se as temperaturas globais subirem …

Engenheiros desenvolvem célula de combustível duas vezes mais eficiente do que a de hidrogénio

Uma equipa de engenheiros da Universidade de Washington, nos Estados Unidos, desenvolveu um novo processo para uma célula de combustível que funciona com o dobro da tensão das células a combustível tradicionais de hidrogénio. O novo …

Preços das bebidas concertados durante anos. Seis supermercados sob suspeita de cartel

Seis grupos de distribuição alimentar e dois fornecedores de sumos, vinhos e outras bebidas, foram acusados pela Autoridade da Concorrência de concertarem preços durante vários anos em prejuízo do consumidor. "Após investigação, a Autoridade da Concorrência, …

Sindicato denuncia mobilização forçada de médicos para tratar surto de Reguengos de Monsaraz

O Sindicado dos Médicos da Zona Sul (SMZS) denunciou hoje o que diz ser uma “mobilização forçada de médicos” pela Administração Regional de Saúde (ARS) do Alentejo para o combate ao surto de covid-19 de …

Novo comboio-bala entra ao serviço na linha Tóquio-Osaka

O mais novo modelo de comboio-bala do Japão - o N700S - entrou ao serviço no dia 1 de julho, numa jornada inaugural de Tóquio a Osaka. A série N700S (sendo que o "S" significa "Supreme") …