Rio diz que líderes partidários são “uma espécie de diretor comercial”

Fernando Veludo / Lusa

O presidente do Partido Social Democrata

O presidente do PSD, Rui Rio, afirmou esta segunda-feira que atualmente os líderes partidários são como “uma espécie de diretor comercial” que são substituídos quando “não conseguem vender o produto com sucesso”, perdendo, assim, eleições.

No Porto, numa conferência evocativa do 38.º aniversário da morte de Sá Carneiro, Rui Rio comparou ainda a política a um namoro em que se promete uma coisa, mas “sai outra completamente diferente” depois de casados.

Por força daquele que é o andamento da sociedade, o líder partidário é como uma espécie de diretor comercial. Consegue vender o produto com sucesso e está bem não consegue e temos que trocar por um outro diretor comercial”, afirmou o líder do PSD.

Antes, Rui Rio referiu que no tempo de Francisco Sá Carneiro “os líderes perdiam eleições e não saíam, continuavam”, notando que o próprio Sá Carneiro perdeu eleições, Mário Soares também e “Álvaro Cunhal nunca ganhou nenhuma”.

Salientando a importância dos partidos e dos políticos “dizerem ao que vêm”, o líder social-democrata comparou a política dos dias de hoje a um namoro: “Hoje, na política namora-se o eleitorado de uma dada maneira e, depois, quando casamos com o povo, ele divorcia-se de nós porque estava a contar com uma coisa e depois sai outra completamente diferente”.

Num discurso pautado por elogios ao ex-presidente do PSD e ex-primeiro-ministro Sá Carneiro, que Rio considerou ter “uma enorme coragem, frontalidade, convicção e um enorme rigor”, o presidente do PSD fez outra comparação.

“Ouço por vezes dizer que isto da forma que está só lá ia com dez Salazares. Pois eu digo, cinco Sá Carneiros e nós resolvíamos isto, não eram precisos dez Salazares”, disse.

A participar na mesma sessão, o também ex-presidente do PSD e ex-primeiro-ministro Francisco Pinto Balsemão considerou que os partidos têm de “atualizar-se, mostrar que não existem para servir clientelas, ser capazes de atrair não apenas os abstencionistas em geral, mas, dentro destes, gente mais nova, que tome paulatinamente as rédeas do poder e demonstre que está na política para lutar pelos valores essenciais da democracia”.

Francisco Balsemão defendeu também o caminho dos pactos de regime, observando que Rui Rio também o defende.

“Como vem insistindo sem resposta Rui Rio, os partidos têm de aceitar a necessidade urgente de pactos de regime acerca das principais áreas da governação. Grandes, urgentes, profundas e duradouras reformas na Justiça, na Educação, na Saúde, na Administração Pública, sob a égide e corresponsabilização do Presidente da República”, apontou Balsemão.

ZAP // Lusa

PARTILHAR

2 COMENTÁRIOS

  1. Directores Comerciais não digo que sejam mas são mais directores de emprego, basta ver quando vão para o poleiro como são “empregues” os boys e as clientelas politicas, empregam o do cartão só por terem o cartão do partido não pela competência mas pelo cartão do partido isto passa-se tanto a nível dos governos centrais como autárquicos, então as substituições é um fartar vilanagem é tirar os que estavam para empregar os do cartão.

RESPONDER

Encontradas 115 crianças enterradas com moedas na boca na Polónia

Trabalhadores que construíam uma nova estrada na Polónia encontraram os restos de 115 corpos de crianças enterras com moedas na boca. Durante os trabalhos de construção de uma autoestrada em Jezowe, na Polónia, trabalhadores descobriram restos …

À frente de Figo, Futre e Ronaldo. Joelson é o terceiro mais novo de sempre a estrear-se pelo Sporting

O Sporting venceu esta quinta-feira na receção ao Gil Vicente, por 2-1, no jogo de encerramento da 29.ª jornada da I Liga portuguesa de futebol. A partida marcou também a estreia do jovem extremo Joelson …

Austrália pondera dar refúgio a quem abandone Hong Kong

O primeiro-ministro australiano disse esta quinta-feira que o Governo está a ponderar dar refúgio aos residentes de Hong Kong que desejem abandonar a ex-colónia britânica devido à nova lei de segurança nacional imposta por Pequim. Scott …

Vieira ainda sonha com Jesus (e a Libertadores pode ajudar no regresso)

O presidente do Benfica, Luís Filipe Vieira, não desistiu de voltar a colocar Jorge Jesus no comando técnico da equipa da Luz e, caso a Taça dos Libertadores não seja realizada, o regresso do treinador …

Marta Temido garante que não há descontrolo em Lisboa (mas assume falhas)

Em entrevista à RTP, a ministra da Saúde garantiu que não há "descontrolo" na evolução da pandemia na região de Lisboa e Vale do Tejo, mas sublinhou que se trata de uma "situação de sobressalto, …

A genética ajuda a determinar o quão afetuosas são as mulheres (mas não os homens)

A genética desempenha um papel importante no nível de afetividade das mulheres, mas o mesmo não acontece entre os homens, concluiu uma nova investigação científica levada a cabo com gémeos. Na nova investigação, recentemente publicada …

Prémio para profissionais do SNS é "uma esmola". "Mais valia terem estado quietos"

Ana Rita Cavaco, bastonária da Ordem dos Enfermeiros, diz que a proposta que prevê prémios e mais férias para os profissionais de saúde é uma "afronta" para enfermeiros. Para a bastonária da Ordem dos Enfermeiros, a …

Tempo de espera para entrega de cartão de cidadão pode chegar a cinco meses

Para fazer o levantamento do cartão de cidadão é preciso fazer marcação e há balcões que só têm disponibilidade para entregar o documento no final do ano. De acordo com a edição desta quinta-feira do …

Físicos explicam por que as mudanças do campo magnético da Terra são mais fracas no Pacífico

Uma nova investigação levada a cabo por físicos da Universidade de Alberta, no Canadá, apresenta uma explicação para o facto de as mudanças no campo magnético da Terra serem mais fracas na região do Pacífico. …

Chovem diamantes no interior de Neptuno e Urano (e já se sabe porquê)

Podem estar a chover diamantes dentro dos corações de Neptuno e Urano. Agora, os cientistas descobriram novas evidências experimentais que mostram como é que isso poderia ser possível. Neptuno e Urano são os planetas mais mal …