Líderes da Igreja portuguesa sabiam das suspeitas de abusos em torno de Ximenes Belo desde 2010

4

O Cardeal Patriarca de Lisboa em 2010 terá sabido das suspeitas de abusos em 2010, nas vésperas da visita do Papa Bento XVI. D. José Policarpo conseguiu impedir a publicação da notícia.

Segundo avança o Observador, já desde 2007 que se sabia em Timor-Leste que Ximenes Belo tinha sido acusado de abusar sexualmente de crianças nas décadas de 80 e 90. Um membro de uma força de segurança portuguesa que esteve em missão em Timor conta que já nessa altura ouviu falar das suspeitas sobre o bispo.

O mesmo jornal escreve que a hierarquia da Igreja Católica em Portugal soube do caso em 2010, pouco antes da visita do Papa Bento XVI. A notícia terá caído “quase como uma bomba” nas mãos de D. José Policarpo, o então cardeal patriarca de Lisboa, de acordo com uma fonte ouvida pelo Observador.

Em 2002, o administrador apostólico de Díli e Nobel da Paz anunciou que vinha passar uma temporada em Portugal por razões de saúde, mas estas acusações terão sido a verdadeira razão para a mudança. Ximenes Belo ficou em Portugal durante um ano e meio.

Graças à sua “capacidade de negociação”, Policarpo impediu que a notícia fosse publicada nas vésperas da visita do Papa e a informação foi apenas divulgada num círculo restrito da alta hierarquia da Igreja.

O jornal holandês De Groene Amsterdammer, que noticiou o caso ontem, revela que Ximenes Belo foi proibido de sair de Portugal sem autorização do Vaticano. Mas o percurso do antigo bispo indica que essa autorização era apenas precisa se a viagem fosse para Timor-Leste, já que viajou para vários outros países.

O De Groene Amsterdammer relatou os casos de Paulo e Roberto, que foram supostamente abusados na década de 1990 e que afirmaram conhecer “outras vítimas”. De acordo com o jornal, as primeiras investigações a este alegado abuso remontam a 2002. Em novembro desse ano, Ximenes Belo renunciou ao cargo.

ZAP //

4 Comments

  1. Carvalho…mas será que todos os membros religiosos são pedófilos?!?? Deixem os membros da igreja casar e acabem de vez com o celibato. Andarão mais “normais” e poderão sempre conhecer melhor uma realidade sobre a qual estão sempre a falar…a família.

    • Pois n entendo o celibato deles n vem de td de uma Bíblia pois lá nunca encontrei essa palavra. Mas tds os cultos e seitas têm o mesmo propósito! Sex…

  2. Mais uma machadada naqueles que viam em Ximenes Belo um exemplo de virtudes e dedicação ao próximo.
    A igreja católica caminha para o descrédito a passos largos, porque está presa nos seus próprios tabus, tentendo esconder dos crentes os males que a dominam à séculos.
    Ximenes prevaricou. Outros prevaricaram e vão continuar no mesmo caminho.
    Culpados? A cúpula da hierarquia da Igreja, que não é capaz de dar a mão a palmatória e perceber que, se fizer justiça a uns, irá criar condições para inibir outros de trilhar o mesmo caminho de desprezo e despeito pelos mais vulneráveis.
    A Igreja e os seus métodos retrógados e incompreensíveis, está cada vez mais distante do seu principal magistério.: fomentar a paz, a harmonia e os bons princípios.
    Ao não ser subtida às leis dos comuns mortais, atropela o direito e apresenta-se, dessa forma, como uma organização tenebrosa, que segue o princípio do faz o que eu digo, mas não vejas o que eu faço.
    Sem a necessária aplicação da justiça, cada vez mais católicos irão virar as costas e virar-se para religiões ou seitas mais actuais e menos contaminadas por estas pragas.

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.