/

Líderes catalães vão poder sair da prisão aos fins de semana

agenciaacn / Flickr

O independentista catalão Oriol Junqueras

Uma decisão dos estabelecimentos prisionais faz com que os líderes independentistas catalães possam sair da prisão aos fins de semana, passando para um dos regimes de detenção menos restritivos.

Em outubro do ano passado, nove líderes do movimento independentista da Catalunha foram condenados a penas de prisão por organizarem o referendo de 2017. Agora, uma nova decisão dos estabelecimentos prisionais fará com que os líderes catalães possam sair da prisão aos fins de semana, cumprindo o resto das penas em regime semiaberto, escreve o jornal Público.

Os reclusos veem o seu regime de detenção elevado para o grau 3, um dos menos restritivos. Assim, os reclusos só têm de passar oito horas por dia na prisão, podendo sair para trabalhar, para prestar assistência à família ou para exercer outras atividades.

Além disso, os reclusos vão poder sair às sextas-feiras e apenas regressar ao estabelecimento prisional aos domingos à noite. Durante o resto da semana podem também passar a noite em instalações do governo catalão.

O Ministério Público espanhol deverá contestar a controversa decisão. Há três meses, quando foi aprovada a passagem dos reclusos a um regime misto, o Ministério Público também se opôs. Para estes órgão, o regime misto especial é um regime de grau 3 encapotado e, por isso, deve ser considerado ilegal.

Dos 12 líderes catalães que foram a julgamento, nove deles foram condenados a penas entre os nove e os 13 anos de prisão. Oriol Junqueras, ex-vice-presidente do governo regional, recebeu a pena mais pesada.

ZAP //

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.