Líderes catalães vão poder sair da prisão aos fins de semana

agenciaacn / Flickr

O independentista catalão Oriol Junqueras

Uma decisão dos estabelecimentos prisionais faz com que os líderes independentistas catalães possam sair da prisão aos fins de semana, passando para um dos regimes de detenção menos restritivos.

Em outubro do ano passado, nove líderes do movimento independentista da Catalunha foram condenados a penas de prisão por organizarem o referendo de 2017. Agora, uma nova decisão dos estabelecimentos prisionais fará com que os líderes catalães possam sair da prisão aos fins de semana, cumprindo o resto das penas em regime semiaberto, escreve o jornal Público.

Os reclusos veem o seu regime de detenção elevado para o grau 3, um dos menos restritivos. Assim, os reclusos só têm de passar oito horas por dia na prisão, podendo sair para trabalhar, para prestar assistência à família ou para exercer outras atividades.

Além disso, os reclusos vão poder sair às sextas-feiras e apenas regressar ao estabelecimento prisional aos domingos à noite. Durante o resto da semana podem também passar a noite em instalações do governo catalão.

O Ministério Público espanhol deverá contestar a controversa decisão. Há três meses, quando foi aprovada a passagem dos reclusos a um regime misto, o Ministério Público também se opôs. Para estes órgão, o regime misto especial é um regime de grau 3 encapotado e, por isso, deve ser considerado ilegal.

Dos 12 líderes catalães que foram a julgamento, nove deles foram condenados a penas entre os nove e os 13 anos de prisão. Oriol Junqueras, ex-vice-presidente do governo regional, recebeu a pena mais pesada.

  ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Quase 23 milhões de afegãos vão sofrer insegurança alimentar aguda no inverno

O Programa Alimentar Mundial da ONU alerta para a crise no Afeganistão, afirmando que o país está "entre os piores desastres humanitários do mundo, senão o pior". Cerca de 22,8 milhões de afegãos, mais de metade …

A COP26 ainda não começou, mas parece condenada ao fracasso. Matos Fernandes está "pouco otimista"

Cimeira tem início a 31 de outubro, mas os sinais que chegam não são positivos, com muitos dos líderes e representantes dos principais países a apontar dedos aos que ainda não se comprometeram com metas …

Líder do CDS-PP compara Estado a centro comercial por devolver "míseros cêntimos" do combustível

Líder centrista anunciou que o CDS vai apresentar novamente no Parlamento uma proposta para acabar com o adicional dos produtos petrolíferos — algo que já tinham feito no passado, mas que mereceu o chumbo de …

Crescem os apelos a que o Reino Unido avance com o Plano B contra a covid, mas Governo continua reticente

Em público, o governo de Boris Johnson afirma que ainda não é tempo de apertar as medidas de combate à pandemia, mas em privado já está a ponderar como pode avançar com o Plano B. Depois …

Um telemóvel com redes sociais instaladas, como o Twitter e o LinkedIn

Disparam as ofertas de emprego que exigem vacinação contra a covid-19

Nos últimos dois meses, o número de ofertas de emprego que impõem como requisito de recrutamento a vacinação contra a covid-19 disparou. O LinkedIn avançou à revista Forbes que o número de ofertas que exigem vacinação …

ERSE prepara proposta sobre margens dos combustíveis

A Entidade Reguladora dos Serviços Energéticos (ERSE) estará a ponderar avançar com uma proposta ao Governo sobre as margens de comercialização dos combustíveis. "A ERSE desencadeou de imediato todos os processos de operacionalização desta medida, dentro …

Presidente turco, Recep Tayyip Erdogan

Erdogan ameaça expulsar dez embaixadores que pediram libertação de Osaman Kavala

O Tribunal Europeu dos Direitos Humanos pediu a libertação de Osaman Kavala em 2019 e o Conselho da Europa declarou que a Turquia tem até novembro para libertar o opositor do regime, sob pena …

PCP vai votar contra o Orçamento do Estado para 2022

A dois dias da votação na generalidade, Jerónimo de Sousa anuncia que o PCP vai votar contra o Orçamento do Estado para 2022 na generalidade. Com o Bloco de Esquerda a votar contra, o PS …

Domingo "gordo": os 18 resultados de um dia agitado no futebol

Muitos golos, muitos empates. Barcelona-Real estranho, José Mourinho expulso e Rui Vitória a sofrer uma goleada nunca vista. Tínhamos deixado aqui o aviso: o dia 24 de Outubro iria ser um "domingo gordo" no futebol. Foram …

Luis Marques Mendes

Não viabilizar o OE2022 seria "suicídio eleitoral" para o PCP

O Orçamento do Estado não parece ter a aprovação garantida e foi um tema inevitável no comentário de Luís Marques Mendes neste domingo à noite, na SIC. O comentador político considera que a intenção de o …