Um “palhaço” que vai apunhalar os iranianos nas costas. Líder supremo do Irão arrasa Trump

1

Sajed.ir / Wikimedia

Ayatollah Ali Khamenei, Líder Supremo iraniano

O líder supremo do Irão classificou esta sexta-feira o Presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, como “um palhaço” que finge querer ajudar os iranianos, mas vai atacá-los pelas costas com “um punhal envenenado”.

As declarações do ayatollah Ali Khamenei, antes de proferir a oração de sexta-feira (dia sagrado para os muçulmanos) em Teerão pela primeira vez desde 2012, decorreram numa altura em que se intensificam as tensões entre o Irão e os Estados Unidos.

Khamenei disse também os ataques iranianos contra bases militares dos Estados Unidos no Iraque foram um “golpe na imagem da América” como super-potência.

No mesmo discurso antes da oração, Khamenei acrescentou que os “países ocidentais” são demasiado fracos para “conseguirem pôr os iranianos de joelhos”. Mesmo assim, frisou que o Irão está disposto a dialogar e “negociar” com os “países ocidentais”, mas rejeitou contactos com os Estados Unidos.

O líder supremo do Irão considerou “cobarde” o ataque dos Estados Unidos que matou o general Qassem Soleimani, em Bagdad no princípio do mês.

O Irão retaliou bombardeando com mísseis balísticos três bases iraquianas onde se encontram as forças norte-americanas que lideram a coligação internacional no Iraque.

Na mesma altura, um avião comercial ucraniano foi abatido por um míssil que segundo Teerão foi disparado “por engano” e que provocou a morte dos 176 ocupantes.

Ali Khamenei chamou “drama amargo” ao abate do aparelho civil ucraniano, a 8 de janeiro, tendo apresentado as condolências às famílias das vítimas, mas frisou que Teerão não pode esquecer o “sacrifício” do general Soleimani.

Referindo-se às manifestações anti-governamentais que eclodiram no país na semana passada, após ter sido revelado que o aparelho foi abatido por um míssil iraniano, Khamenei disse que “alguns tentaram utilizar [situação] esquecendo-se de Soleimani, o mártir sacrificado”.

ZAP // Lusa

1 Comment

  1. Só o banana suspeito do Obama para confiar nesta turma. Se tiver espelho no irã este aí vai ver quem e o palhço da vez e que va’ cuidar do povo dele e não do domínio pela bomba h e terrorismo. Só serve para gastar a vitaludade do povo dele em repressão e armas do Putin

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.