Líder Supremo do Irão aprova medidas para reconhecer como “mártires” os mortos dos recentes distúrbios

Sajed.ir / Wikimedia

Ayatollah Ali Khamenei, Líder Supremo iraniano

O líder supremo do Irão aprovou as recomendações de um relatório oficial propondo o reconhecimento como “mártires” dos mortos nos recentes distúrbios no país sem que tenham “desempenhado qualquer papel”, indicou esta quinta-feira o seu portal na Internet.

O título de “mártir” é geralmente atribuído aos soldados mortos em combate e usualmente abre caminho a benefícios financeiros para descendentes ou outros parentes, assim como a facilidades na contratação ou no acesso à universidade, noticiou a agência Lusa.

Este relatório, segundo a página do ayatollah Ali Khamenei, identifica três tipos de pessoas que poderão ter sido mortas nas manifestações desencadeadas pelo aumento do preço da gasolina e ocorridas em meados de novembro: “cidadãos” que não “desempenharam qualquer papel” na contestação, pessoas que participaram em manifestações e manifestantes “armados”.

A contestação iniciou-se a 15 de novembro, horas depois do anúncio de um aumento no preço da gasolina, em plena crise económica no Irão, envolvendo uma centena de cidades.

As autoridades indicaram ter restaurado a ordem em alguns dias. A Amnistia Internacional indicou, por sua vez, que tal foi feito à custa de um “horrível massacre”, adiantando que pelo menos 208 foram mortas pelas forças de segurança.

Teerão só confirmou cinco mortes – quatro agentes da polícia e um civil – e qualifica de “mentiras absolutas” os balanços fornecidos por “grupos hostis”.

O relatório foi realizado pelo contra-almirante Ali Chamkhani, secretário do Conselho Supremo da Segurança Nacional, a pedido de Ali Khamenei, para esclarecer as “causas da agitação”, a identidade dos mortos e as circunstâncias da sua morte.

O documento propõe ainda que os que morreram quando participavam nas manifestações recebam “o preço do sangue”, uma compensação financeira prevista na lei para as famílias de vítimas de assassínio.

Quanto aos “que foram mortos quando estavam armados em confrontos com as forças de segurança”, o relatório apela a que se distinga a situação das suas famílias e que estas “sejam apaziguadas de modo proporcional”.

O relatório corta com a firmeza demonstrada pelo regime iraniano desde o início da contestação, depois de na quarta-feira o Presidente Hassan Rohani ter reconhecido que “inocentes” poderiam ter sido detidos durante e após as manifestações e apelado à sua libertação.

Lusa //

PARTILHAR

RESPONDER

Ministério das Finanças já admite “documento de trabalho” sobre injeção no Novo Banco

Depois de negar ter recebido uma proposta do Banco de Portugal (BdP) com a hipótese de uma injeção final de 1,4 mil milhões no Novo Banco, o Ministério das Finanças, liderado por Mário Centeno, já …

Lobo d'Ávila: "No dia em que quisermos ser um Chega II não seremos o CDS"

O candidato à liderança do CDS Filipe Lobo d’Ávila acha que o partido “não deve cair na tentação” nem cometer o “erro tremendo” de tornar-se num “Chega II”, porque há “um mundo de diferenças” entre …

Em busca da câmara oculta. Cientistas querem voltar a "bombardear" a Grande Pirâmide de Gizé com raios cósmicos

Uma equipa de cientistas quer "bombardear" a Grande Pirâmide de Gizé, no Egito, com raios cósmicos para confirmar a existência de uma câmara interna, detetada numa outra investigação anterior. A informação é avançada pelo portal …

Primo de Sócrates garante que o dinheiro que tinha nas contas era seu

José Paulo Pinto de Sousa, primo de José Sócrates e arguido na Operação Marquês, afirmou ao juiz que era dono do dinheiro que o Ministério Público diz pertencer ao antigo primeiro-ministro, segundo fonte ligada ao …

Telemóvel de Jeff Bezos terá sido hackeado por príncipe herdeiro saudita

O telemóvel do dono da Amazon Jeff Bezos terá sido hackeado pelo príncipe da coroa saudita Mohammed bin Salman em maio de 2018, revela uma investigação do The Guardian. O multimilionário norte-americano Jeff Bezos, CEO da …

"Muu". O mugido de uma vaca pode revelar como se sente

https://vimeo.com/386240607 Ao ouvido humano, os mugidos parecem indistintos. No entanto, um estudo recente revelou que cada vaca tem a sua própria voz - e esta persiste em inúmeras situações. De acordo com um estudo recente, levado a …

Aeroporto do Montijo avança com luz verde da Agência Portuguesa do Ambiente

O projeto do novo aeroporto no Montijo, na margem sul do Tejo, recebeu esta terça-feira uma decisão favorável condicionada em sede de Declaração de Impacte Ambiental (DIA), anunciou a Agência Portuguesa do Ambiente (APA). Em comunicado, …

Vírus da China faz nona vítima mortal. Já há casos em Macau e nos Estados Unidos

O número de mortes causadas por um novo tipo de pneumonia na China subiu esta quarta-feira para nove, com a morte de mais três pacientes, enquanto o número total de infetados é já superior a …

A cura para todos os tipos de cancro pode estar no nosso sistema imunitário

Em laboratório, uma equipa de cientistas da Universidade de Cardiff, no Reino Unido, conseguiu usar células do nosso próprio corpo para matar células cancerígenas. O nosso sistema imunitário é a defesa natural do nosso organismo contra …

Foi um asteróide (e nada mais do que um asteróide) que dizimou os dinossauros

Uma equipa internacional de cientistas acaba de reafirmar que foi um asteróide - e nada mais do que este corpo rochoso - que dizimou os dinossauros da face da Terra há cerca de 66 milhões …