Líder do PSD do Porto transfere apoio a Pinto Luz para Montenegro

José Coelho / Lusa

O ex-líder parlamentar do PSD, Luís Montenegro

O líder do PSD Porto, Hugo Neto, anunciou que vai apoiar Luís Montenegro na segunda volta das diretas do PSD, depois de ter estado com a candidatura de Miguel Pinto Luz na primeira volta, que se disputou no passado sábado.

A notícia é avançada esta quarta-feira pelo semanário Expresso, que cita uma declaração de apoio do líder do PSD Porto a Luís Montenegro.

“O presidente do PSD perdeu cerca de um terço da sua base de apoio. Infelizmente, o PSD é hoje um partido mais pequeno”, refere Hugo Neto, justificando a sua decisão. “O PSD está, hoje, muito mais dividido e não está mais credibilizado”, alerta.

Por este mesmo motivo, é necessária uma “urgente mudança” no PSD. “Por um lado, é bom recordar que o nosso próximo desafio são as eleições autárquicas. O PSD precisa dum presidente que conheça bem o partido, que seja capaz de trabalhar em profunda articulação com todas as estruturas do PSD – as suas Distritais e Concelhias”.

“O PSD precisa de um Presidente disponível para mobilizar todos os seus dirigentes e militantes no exigente desafio autárquico”, considera ainda Hugo Soares, ex-apoiante do antigo presidente da Câmara do Porto e diretor-executivo da empresa municipal Porto Lazer no último mandato de Rio.

“É por estas razões que, nas eleições do próximo sábado, votarei, sem condições nem contrapartidas e, acima de tudo, sem hesitação, Luís Montenegro”.

Em declarações ao Expresso, Hugo Neto diz estar tudo em aberto para a segunda volta, que se realiza no próximo sábado, 18 de janeiro. “Mesmo que Rui Rio parta em vantagem por causa da dinâmica de vitória, a diferença é cada vez menor”, afiança.

No passado sábado, Rio venceu a primeira volta das eleições do PSD com 49,44% dos votos, ficando a uma unha negra de garantir a eleição na primeira chamada às urnas.

Luís Montenegro ficou em segundo lugar, reunindo 41,26% dos votos (menos 8,18 pontos percentuais do que Rio). Por sua vez, Miguel Pinto Luz ficou com 9,3%, ficando oficialmente fora da corrida à liderança do PSD.

No próximo sábado, Rio e Montenegro disputam a segunda volta das diretas, a primeira na história do partido. A nova direção deverá ser empossada alguns dias depois, no congresso de 7 a 9 de fevereiro, em Viana do Castelo.

ZAP //

PARTILHAR

1 COMENTÁRIO

  1. O PSD Porto está minado pela máfia ligada ao Big Mac (onde anda ele? – provavelmente a manipular tudo na sombra, como é seu habito!), portanto, tal como o PSD Braga, contínua contaminado por escória pouco recomendável!…

RESPONDER

Homem pede "julgamento por combate" com espadas japonesas para resolver disputa legal com a ex-mulher

Para resolver uma disputa legal com a sua ex-mulher, David Ostrom sugere que seja feito um "julgamento por combate" com espadas japonesas. Há precedentes legais que o podem favorecer em tribunal. O insólito aconteceu no Iowa, …

Crimes violentos podem aumentar drasticamente nos EUA devido ao aquecimento global

O número de crimes violentos nos Estados Unidos pode aumentar drasticamente nos próximos anos devido ao aquecimento global, concluiu uma nova investigação levada a cabo por cientistas da Universidade do Colorado, em Boulder. "Dependendo da rapidez …

Twitter pede desculpa por permitir anúncios direcionados a neonazis

O Twitter emitiu esta quinta-feira um pedido de desculpa público depois de a BBC denunciar que a rede social estava a permitir anúncios direcionados a neonazis, islamofóbicos e outros grupos de ódio. A emisorra britânica …

Carlos Silva alega falta de apoio do PS e anuncia saída da liderança da UGT

O secretário-geral da UGT não é candidato a um novo mandato na central sindical, alegando que o “desgaste tem sido tremendo” e que é visto como força de bloqueio. “Não quero continuar”, “já está decidido e …

A maior aeronave do mundo vai ficar ainda maior. Medirá quase 100 metros

A maior aeronave do mundo vai ficar ainda maior: o dirigível híbrido Airlander 10, que media 92 metros de comprimento, vai bater o seu próprio recorde. De acordo com a emissora britânica BBC, a aeronave passará a …

Mortes nos Comandos. Governo só indemniza famílias se for condenado

O Governo deu ordem para parar as negociações com as famílias dos recrutas que morreram durante o 127.º Curso de Comandos, que decorreu na região de Alcochete, em 2016. Segundo o Jornal de Notícias, o Governo …

Eduardo Cabrita diz que polícias compram equipamento "porque querem"

O ministro da Administração Interna afirmou que os agentes policiais que compram equipamento de proteção do seu próprio bolso fazem-no porque o querem. Numa entrevista ao Diário de Notícias e à TSF, divulgada este fim-de-semana, o …

Chuva deixa Austrália entre incêndios e cheias. Número de mortos sobe para 29

A chuva trouxe algum alívio aos bombeiros e habitantes do leste da Austrália, mas também causou cheias e novos problemas. As equipas ainda combatem cerca 100 focos de incêndio na região e o número de …

Sem Joacine, nova direção do Livre foi eleita com 95 votos a favor e 15 brancos

Este domingo, no segundo dia do IX congresso do Livre, a nova direção do partido foi eleita com 95 votos a favor e 15 brancos (e não conta com a deputada Joacine Katar Moreira). No final …

Juiz pede escusa do caso dos emails por ser adepto do Benfica

O juiz desembargador apresenta vários motivos para pedir escusa do processo, nomeadamente por ser "sócio do Benfica desde 1968". De acordo com o jornal Público, Eduardo Pires, juiz desembargador do Tribunal da Relação do Porto (TRP), …