Líder do PSD do Porto transfere apoio a Pinto Luz para Montenegro

José Coelho / Lusa

O ex-líder parlamentar do PSD, Luís Montenegro

O líder do PSD Porto, Hugo Neto, anunciou que vai apoiar Luís Montenegro na segunda volta das diretas do PSD, depois de ter estado com a candidatura de Miguel Pinto Luz na primeira volta, que se disputou no passado sábado.

A notícia é avançada esta quarta-feira pelo semanário Expresso, que cita uma declaração de apoio do líder do PSD Porto a Luís Montenegro.

“O presidente do PSD perdeu cerca de um terço da sua base de apoio. Infelizmente, o PSD é hoje um partido mais pequeno”, refere Hugo Neto, justificando a sua decisão. “O PSD está, hoje, muito mais dividido e não está mais credibilizado”, alerta.

Por este mesmo motivo, é necessária uma “urgente mudança” no PSD. “Por um lado, é bom recordar que o nosso próximo desafio são as eleições autárquicas. O PSD precisa dum presidente que conheça bem o partido, que seja capaz de trabalhar em profunda articulação com todas as estruturas do PSD – as suas Distritais e Concelhias”.

“O PSD precisa de um Presidente disponível para mobilizar todos os seus dirigentes e militantes no exigente desafio autárquico”, considera ainda Hugo Soares, ex-apoiante do antigo presidente da Câmara do Porto e diretor-executivo da empresa municipal Porto Lazer no último mandato de Rio.

“É por estas razões que, nas eleições do próximo sábado, votarei, sem condições nem contrapartidas e, acima de tudo, sem hesitação, Luís Montenegro”.

Em declarações ao Expresso, Hugo Neto diz estar tudo em aberto para a segunda volta, que se realiza no próximo sábado, 18 de janeiro. “Mesmo que Rui Rio parta em vantagem por causa da dinâmica de vitória, a diferença é cada vez menor”, afiança.

No passado sábado, Rio venceu a primeira volta das eleições do PSD com 49,44% dos votos, ficando a uma unha negra de garantir a eleição na primeira chamada às urnas.

Luís Montenegro ficou em segundo lugar, reunindo 41,26% dos votos (menos 8,18 pontos percentuais do que Rio). Por sua vez, Miguel Pinto Luz ficou com 9,3%, ficando oficialmente fora da corrida à liderança do PSD.

No próximo sábado, Rio e Montenegro disputam a segunda volta das diretas, a primeira na história do partido. A nova direção deverá ser empossada alguns dias depois, no congresso de 7 a 9 de fevereiro, em Viana do Castelo.

ZAP //

PARTILHAR

1 COMENTÁRIO

  1. O PSD Porto está minado pela máfia ligada ao Big Mac (onde anda ele? – provavelmente a manipular tudo na sombra, como é seu habito!), portanto, tal como o PSD Braga, contínua contaminado por escória pouco recomendável!…

RESPONDER

FIFA tem reserva de 1.400 milhões de euros e está a pensar em ajudar clubes por todo o mundo

"O futebol não é o mais importante" e "ninguém sabe quando voltará a ser o que era", face à pandemia de Covid-19, alertou o presidente da FIFA, Gianni Infantino. "Todos gostaríamos de ter o futebol de volta …

Este ano não há São João nem Santo António. Festas populares canceladas em Lisboa e Porto

As Câmaras Municipais de Lisboa e do Porto resolveram cancelar as festividades de Santo António e de são João, respectivamente, por causa da pandemia de Covid-19. As marchas populares só voltam no próximo ano, com …

Sem ajudas do Governo, "não sei se os grandes vão continuar a ser grandes"

"É complicado encontrar soluções", assume o presidente do Marítimo numa altura em que o futebol está parado por causa da pandemia de Covid-19. A situação é "aflitiva" para muitos clubes, diz Carlos Pereira que acredita …

Governo dá tolerância de ponto nos dias 9 e 13 de abril

O primeiro-ministro assinou um despacho a conceder tolerância de ponto nos próximos dias 9 e 13, no período da Páscoa, a todos os trabalhadores que exercem funções públicas nos serviços da administração direta do Estado. “É …

Depois do papel higiénico, vendas de snacks e bebidas alcoólicas disparam

A Associação Espanhola de Supermercados fez um estudo sobre as alterações de consumo desde que foi decretado o estado de emergência. A procura por papel higiénico disparou meados de março, mas os produtos mais procurados …

Bloco quer proibir banca de distribuir lucros (e pede ajuda ao PSD)

O Bloco de Esquerda quer proibir os bancos de distribuírem dividendos em 2020 e pede ajuda ao PSD para o conseguir. Em videoconferência, Mariana Mortágua lançou um desafio ao líder social-democrata. O Bloco de Esquerda anunciou …

Ordens duvidam dos números de infetados (e admitem fazer o seu próprio levantamento)

Segundo os números anunciados na quarta-feira, havia 1.124 profissionais de saúde e oito deles estavam internados em Unidades de Cuidados Intensivos (UCI). Mas estes números não convencem as Ordens. De acordo com o Observador, o bastonário …

Europa tem que ser o seu "próprio Plano Marshall". Centeno defende solução sem o "estigma" da austeridade

Mário Centeno continua a incentivar uma solução conjunta assente na ideia da solidariedade europeia perante "uma crise inesperada e sem precedentes" devido à pandemia de Covid-19. Como presidente do Eurogrupo, o ministro das Finanças de …

Há mais de 10 mil infetados em Portugal. DGS vai fazer testes de imunidade à população

O boletim epidemiológico da Direção-geral da Saúde deste sábado regista 10.524 casos de infeção por covid-19 em Portugal. Há mais 20 mortes, num total de 266 óbitos. Nas últimas 24 horas, até à meia-noite, foram registados …

Quase meio milhão de portugueses estão em lay-off. "Sistema é errado", diz Francisco Louçã

Uma semana depois de o Governo ter aberto a porta ao lay-off simplificado, mais de 22 mil empresas já recorreram a este novo regime. Atualmente, há 425.287 trabalhadores nessa situação. Francisco Louçã considera este sistema …