Líder parlamentar do BE diz que Costa “transformou eleições numa caricatura”

Esquerda.Net / Flickr

Pedro Filipe Soares, líder parlamentar do Bloco de Esquerda

O líder parlamentar do BE, Pedro Filipe Soares, afirmou na quarta-feira que António Costa transformou as eleições autárquicas de 26 de setembro numa “caricatura”, considerando que o primeiro-ministro “vai a todo o lado prometer tudo”.

O bloquista — acompanhado pela coordenadora do partido Catarina Martins — falava na quarta-feira à noite num comício em Almada, município em que Joana Mortágua é candidata à presidência da Câmara.

“Se olharmos para a forma como o primeiro-ministro tem entrado nestas autárquicas, percebemos como tem diminuído este ato eleitoral tão nobre numa democracia como a nossa. Transformou estas eleições numa caricatura“, disse.

“Um primeiro-ministro que tudo promete, vai a todo o lado prometer tudo o que entende em cada um dos locais e tem a seu lado candidatos que a tudo dizem que sim. A confusão é tamanha que, às tantas, não sabemos onde começa o Governo e onde acaba o partido, onde começa o partido e acaba o país”, continuou.

Pedro Filipe Soares deixou um aviso aos socialistas e a António Costa, que acusa de usar os milhões do Plano de Recuperação e Resiliência (PRR) para fazer campanha.

“Dizemos ao primeiro-ministro e ao Partido Socialista que nós sabemos distinguir as imitações e no dia 26 não vamos em cantigas destas. Temos um primeiro-ministro a tentar fazer dos milhões a sua campanha e da sua campanha, apenas e só, a promoção do partido. Isto não é governar, é falhar ao futuro do país“, disse.

No comício que decorreu na Casa da Cerca, em Almada, o líder parlamentar do BE deixou uma mensagem a António Costa, frisando que a capacidade negocial do partido no orçamento do Estado não está dependente dos resultados das autárquicas.

“O primeiro-ministro confunde as eleições autárquicas com os fundos comunitários, mas também com o debate do orçamento de Estado. Nessas matérias, devemos alertar qualquer incauto e também o primeiro-ministro de que nós, BE, não confundimos eleições autárquicas com a negociação do orçamento de Estado, não medimos a nossa capacidade negocial pelo resultado que tivermos domingo à noite”, vincou.

Pedro Filipe Soares sublinha a posição dos bloquistas assegurando que o partido “não vende princípios por tuta e meia”.

“Sabemos que quem vota em nós em Almada pela habitação, em Lisboa pela igualdade na cidade e no país todo pelos direitos sociais, sabe que conta connosco nas autarquias, mas sabe que nós não nos vendemos no orçamento de Estado porque não vendemos princípios por qualquer tuta e meia que nos queiram dar nesse debate orçamental”, disse.

Sobre as eleições em Almada, a coordenadora do BE, Catarina Martins, mostrou-se esta quarta-feira confiante de que o partido vai ser a terceira força política mais votada no concelho em que Joana Mortágua é candidata nas eleições autárquicas de 26 de setembro.

“Aqui, em Almada, vamos ficar à frente da direita. Vamos fazer em Almada e no Seixal o mesmo que já fazemos com a Moita”, disse a coordenadora do BE na intervenção que durou menos de dois minutos devido à chuva intensa que obrigou Catarina Martins a terminar o discurso pouco depois de o começar.

Além de Joana Mortágua, concorrem à presidência da Câmara de Almada a atual presidente, Inês de Medeiros (PS), Maria das Dores Meira (CDU), Nuno Matias (PSD/CDS-PP/Aliança/PPM/MPT), Vítor Pinto (PAN), Bruno Coimbra (Iniciativa Liberal) e Manuel Matias (Chega).

  // Lusa

PARTILHAR

RESPONDER

Dois caranguejos à beira-mar

Os caranguejos são "hipnotizados" pelos campos eletromagnéticos dos cabos submarinos

Um novo estudo mostrou que os cabos submarinos podem estar a ter um "efeito hipnotizante" nos caranguejos castanhos. Mais preocupante: o campo eletromagnético produzido pelos cabos pode causar alterações celulares nos caranguejos comestíveis, tornando-os mais …

Método usa "capa de invisibilidade sonora" para fazer desaparecer objetos

Uma equipa de investigadores do Instituto de Geofísica de Zurique, na Suíça, desenvolveu um método que usa a acústica para ocultar objetos.  Quando ouvimos música, não ouvimos apenas as notas produzidas pelos instrumentos: estamos também imersos …

O planeta Vénus

Vénus já teve oceanos? De maneira nenhuma, dizem astrofísicos

Vénus já teve oceanos? Não, segundo o novo estudo de uma equipa de astrofísicos da Universidade de Genebra e da NCCR PlanetS, na Suíça. Nos últimos anos, vários estudos têm sugerido que Vénus pode já ter …

Cientistas estão a plantar mesas de xadrez de corais para restaurar recifes - e contam com a ajuda de garrafas de Coca-Cola

Nas últimas três décadas, os recifes de coral têm sofrido uma grande tensão e consequente destruição, devido ao impacto das alterações climáticas. Agora, os cientistas querem minimizar os danos e já encontraram uma solução. O objetivo …

Belenenses 0-4 Sporting | Melhor o resultado que a lesão

O Sporting, da I Liga, venceu hoje o Belenenses, do Campeonato de Portugal, por 4-0, em jogo da terceira eliminatória da Taça de Portugal de futebol, garantindo o apuramento para a próxima fase da competição. No …

Sintrense 0-5 FC Porto | Dragões goleiam e seguem em frente na Taça

O FC Porto, da I Liga, venceu hoje o Sintrense, do Campeonato de Portugal, por 5-0, em jogo da terceira eliminatória da Taça de Portugal de futebol, e segue em frente na competição. A jogar em …

Nova tecnologia usa calor dos estacionamentos subterrâneos para aquecer apartamentos

A startup Enerdrape, que funciona dentro da Escola Politécnica de Lausanne (EPFL), na Suíça, desenvolveu uma tecnologia que aproveita o calor emanado pelo solo no aquecimento de apartamentos. Quase 60% do aquecimento utilizado nos edifícios residenciais …

Pela primeira vez, um drone transportou os pulmões de um dador em segurança. Voo demorou seis minutos

Pela primeira vez na história da medicina, um drone aéreo transportou os pulmões de um dador com rapidez e segurança entre dois hospitais. O voo, que durou apenas seis minutos, ocorreu no passado dia 25 de …

Grupo de hackers clonou a voz de empresário para roubar 35 milhões de dólares do banco

Um grupo de hackers clonou a voz do diretor de uma empresa, conseguindo assim roubar mais de 35 milhões de dólares de um banco nos Emirados Árabes Unidos. No início do ano passado, o gerente de …

Portugueses comem duas vezes mais do que o recomendando

Os portugueses consumiram, em média, duas vezes mais calorias do que o recomendando para um adulto entre 2016 e 2020, ano em que a pandemia provocou uma redução do consumo de alimentos diário, mas ainda …