Depois dos protestos, líder da oposição eleito primeiro-ministro na Arménia

Hayk Baghdasaryan / EPA

O novo primeiro-ministro da Arménia, Nikol Pashinyan

O líder da oposição arménia foi, esta terça-feira, eleito primeiro-ministro pelo Parlamento desta antiga república soviética, sacudida há três semanas por protestos contra o Governo.

Como único candidato na disputa, o deputado da oposição e ex-jornalista Nikol Pashinyan foi apoiado por 59 deputados contra 42, mas só precisava de 53 votos para ser eleito.

Esta é a segunda votação no Parlamento arménio nos últimos oito dias sobre a candidatura de Pashinyan, de 42 anos, que não havia recolhido apoio suficiente na votação do 1.º de maio.

Pashinyan liderou nas últimas semanas muitos dos protestos que tomaram conta do país, que está em turbulência política.

Apesar da sua eleição, o Partido Republicano, contra o qual Pashinyan se opõe, continua a ter a maioria no Parlamento.

Os protestos concentraram-se na frustração com a pobreza generalizada e a corrupção no país, assim como com as manobras políticas do ex-Presidente Serj Sargsyan para se eleger primeiro-ministro e permanecer indefinidamente como líder do país.

Sargsyan pediu demissão do cargo seis dias após a sua nomeação. Antigo oficial do Exército e considerado “pró-russo”, Sargsyan ocupou o cargo de Presidente desde 2008, após as funções de primeiro-ministro em 2007-2008. Em 2013, garantiu um segundo mandato.

Desde 13 de abril que decorriam protestos para denunciar a intenção do antigo Presidente de manter-se de forma vitalícia no poder, deixando vários feridos.

ZAP // Lusa

PARTILHAR

RESPONDER

Brigadas dos lares arrancam com menos profissionais do que o previsto

As Brigadas de intervenção Rápida para os lares atingidos por surtos de covid-19 arrancam esta quinta-feira - mas há menos enfermeiros e cuidadores do que o previsto. Em declarações à Renascença, o presidente do Instituto da …

PS segue PSD e propõe voto antecipado para eleitores em confinamento

O Partido Socialista (PS) decidiu juntar-se ao Partido Social Democrata (PSD) na ideia de alargar o direito de voto antecipado aos eleitores que estejam em confinamento à data das próximas eleições presidenciais. De acordo com o …

Santos Silva assume "contactos" para reforço dos EUA da base das Lajes (e desdramatiza eventual crise política)

Augusto Santos Silva, ministro dos Negócios Estrangeiros, disse, em entrevista ao Público e à Renascença, que há "contactos" com os Estados Unidos para reforço norte-americano da base das Lajes e desdramatizou a aprovação do Orçamento …

3.800 euros por mês. Genebra aprova o primeiro salário mínimo (e é o mais alto do mundo)

Os habitantes de Genebra, na Suíça, aprovaram, este domingo, a proposta de um salário mínimo de 23 francos suíços por hora (equivalente a cerca de 21,30 euros) para todos os que trabalham na cidade. De acordo …

No day after do debate caótico, Biden pede regras rígidas e Trump queixa-se do moderador

O debate caótico entre Donald Trump e Joe Biden motivou críticas generalizadas que suscitam dúvidas sobre se será de manter os outros dois debates ou se, mantendo-os, será necessário alterar as regras. Um dia após a …

OE2021. Pontas soltas, alguns avanços e uma certeza: se houver entendimento, há acordo por escrito

Se houver entendimento em algumas matérias com o Bloco de Esquerda e o PCP, haverá um "compromisso escrito", adiantou Duarte Cordeiro, secretário de Estado dos Assuntos Parlamentares. Em entrevista ao podcast Política com Palavra, do PS, …

Covid-19. Hospitais da região de Lisboa pedem camas uns aos outros

Os hospitais da região de Lisboa e Vale do Tejo continuam a bater à porta uns dos outros a pedir camas para internar doentes com covid-19. Segundo a edição desta quinta-feira do jornal Público, os …

Vinícius perto do Tottenham de Mourinho

O avançado brasileiro deverá ser confirmado como reforço do Tottenham ainda esta quinta-feira, saindo do Benfica por empréstimo e com opção de compra que ronda os 40 milhões de euros. De acordo com o jornal Record, …

Navalny acusa Putin de estar por trás do seu envenenamento

O líder da oposição russa, que já deixou o hospital alemão onde estava a ser tratado, acusou o Presidente do país de ser a pessoa responsável pelo seu envenenamento. "Afirmo que Vladimir Putin está por trás …

Vírus está fora de controlo no Reino Unido, admitem peritos britânicos

Os especialistas britânicos de saúde pública admitem que o país está a ir na direção errada, à medida que o número de internamentos escala. Esta quarta-feira, os especialistas de saúde pública do Reino Unido admitiram que …