Primeiro-ministro da Arménia demite-se após 11 dias de protestos

Hayk Baghdasaryan / EPA

Protestos na Arménia levaram à demissão do primeiro-ministro Serj Sargsyan

O primeiro-ministro arménio apresentou, esta segunda-feira, a demissão na sequência dos protestos que decorrem há 11 dias consecutivos nesta ex-república soviética do Cáucaso, declarou a agência noticiosa local Armenpress.

“Deixo o cargo de dirigente do país”, declarou Serj Sargsyan, segundo o seu serviço de imprensa, citado pela agência local Armenpress. O chefe da contestação e deputado “Nikol Pachinian tinha razão. E eu enganei-me”, acrescentou o ex-primeiro-ministro, que se fez recentemente designar neste cargo, após ter ocupado dez anos a Presidência da Arménia.

A decisão de Sargsyan ocorreu pouco depois da libertação do líder da contestação antigovernamental no país, detido no domingo durante uma manifestação na capital.

Rodeado de apoiantes que brandiam bandeiras arménias, Pachinian juntou-se a milhares de pessoas que desfilavam em protesto contra a recente nomeação do ex-Presidente para o cargo de primeiro-ministro. Os manifestantes acusavam Sargsyan de pretender manter-se de forma vitalícia no poder.

O ex-Presidente terminou o seu segundo mandato e conseguiu manter-se no poder ao ser eleito, na passada terça-feira, primeiro-ministro pelo Parlamento, depois de uma controversa revisão constitucional que retirou poderes ao chefe de Estado e reforçou as atribuições do Executivo.

A designação de Serj Sargsyan segue-se à tomada de posse, em 9 de abril, do novo Presidente arménio Armen Sargsyan, com o mesmo nome de família do seu antecessor, mas sem ligações de parentesco.

Armen, 64 anos, prestou juramento perante o Parlamento deste pequeno país do Cáucaso, depois de ter sido eleito pelos deputados para a chefia do Estado no início de março.

Entretanto, o Governo já anunciou a nomeação de um primeiro-ministro interino na sequência da resignação. Um comunicado indica ter sido solicitado o regresso do antigo primeiro-ministro Karen Karapetian, que renunciou às funções que mantinha desde 2016 quanto o antigo Presidente foi designado para o cargo.

Karapetian já ocupou o cargo de presidente da câmara de Erevan, a capital desta ex-república soviética do Cáucaso, e durante cinco anos foi um executivo da Gasprom, a poderosa companhia estatal de gás russa.

Serge Sarkissian, antigo oficial do Exército e considerado “pró-russo”, ocupava o cargo de Presidente desde 2008, após as funções de primeiro-ministro em 2007-2008. A sua primeira vitória Presidencial originou confrontos entre manifestantes e forças policiais que provocaram dez mortos. Em 2013 garantiu um segundo mandato.

Desde 13 de abril que decorriam protestos em Ierevan, para denunciar a intenção do antigo Presidente de permanecer no poder. Na segunda-feira passada, dezenas de pessoas ficaram feridas durante novos confrontos entre a polícia e manifestantes.

Os últimos grandes protestos na Arménia remontam a julho de 2016, quando opositores que exigiam a demissão do Governo fizeram diversos reféns numa esquadra policial em Ierevan. Os apoiantes desta ação envolveram-se na ocasião em violentos confrontos com as forças policiais.

ZAP // Lusa

PARTILHAR

RESPONDER

Federer acusado de manobrar a tabela ATP

Contas da associação de tenistas foram alteradas por causa do coronavírus. Roger Federer está no quinto lugar mas só disputou um torneio ao longo de 2020. Em ano anormal, contas anormais: a tabela oficial da Associação …

Astrónomo do Instituto SETI garante que vamos encontrar extraterrestres até 2036

Seth Shostak, astrónomo e astrofísico do Instituto SETI (Search for Extraterrestrial Intelligence) está convencido de que os humanos vão encontrar uma civilização extraterrestre inteligente até 2036. “O SETI duplica a velocidade aproximadamente a cada dois anos …

Mais leve e elegante. Assim é a nova e-bike que vai chegar às ruas da Europa

A startup Urban Cycles Oy, com sede em Helsínquia, demarcou uma espécie de lacuna no mercado europeu de bicicletas elétricas e por isso quis preenchê-la. O objetivo era produzir uma bicicleta elegante e mais leve. Um …

Incêndio reduz a maior ilha de areia do mundo a metade. É Património da Humanidade

Quase metade de Fraser, a maior ilha de areia do mundo, que se situa no nordeste da Austrália e foi classificada como Património da Humanidade pela UNESCO, foi destruída por um incêndio florestal. O incêndio queimou …

"Toca de bruxaria" permaneceu até agora numa casa do século XVI. Encontrados crânios de cavalo e veneno

Uma casa cheia de objetos ocultos foi recentemente alvo de grande interesse. O espaço estava localizado dentro de numa casa do século XVI no País de Gales, e encontrava-se repleto de objetos ocultos, incluindo crânios …

Em 1843, o primeiro cartão de Natal foi considerado "escandaloso" (agora vai ser leiloado pela Christie)

Um exemplar do primeiro cartão de Natal impresso comercialmente, em 1843, que retratava uma cena da era vitoriana que escandalizou a população, vai ser posto à venda esta sexta-feira e é considerado um item raríssimo. Este …

Marcelo quer alívio de restrições no Natal sem pôr em xeque janeiro

O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, afirmou esta sexta-feira esperar que a "possível exceção" no Natal ao quadro de restrições para conter a covid-19 "seja bem entendida e bem vivida" e não provoque …

Bill Gates diz que o mundo estará de volta à normalidade já na primavera de 2021

Bill Gates, que desde 2015 tinha vindo a lançar alguns alertas sobre uma possível pandemia, deixou agora uma mensagem de esperança ao dizer que acredita que os EUA irão voltar ao normal na primavera de …

Mais um passo na hegemonia. China constrói aldeia nos Himalaias, em zona também disputada pela Índia e pelo Butão

Novas imagens de satélite mostram que a China construiu uma aldeia nos Himalaias, ao longo de uma fronteira que também é disputada pela Índia e pelo Butão, e que foi palco de um impasse agressivo …

João Félix eleito jogador do mês da liga espanhola. Ronaldo vence prémio em Itália

O português João Félix, do Atlético de Madrid, foi eleito o melhor jogador da Liga espanhola de futebol do mês de novembro. O luso revelou-se uma peça fundamental durante todo o mês e ajudou a equipa …