Líder do Estado Islâmico terá sido alvo de um golpe para o destituir (mas sobreviveu)

(dr)

Abu Bakr al-Baghdadi, líder do grupo terrorista Estado Islâmico

O líder do Daesh, Abu Bakr al-Baghdadi, terá sido alvo de um golpe com vista à sua destituição por parte de combatentes estrangeiros, e está a oferecer uma recompensa a quem conseguir matar os responsáveis.

A tentativa de golpe, que acabaria por fracassar, terá acontecido numa aldeia perto de Hajin, localizada perto do Rio Eufrates, no leste do país, a 10 de janeiro, de acordo com o jornal britânico The Guardian.

É nessa região, na província síria de Deir-Zor, que o grupo terrorista se mantém – cerca de 500 combatentes – depois de ter perdido quase todos os seus territórios na Síria. Segundo os serviços secretos, o golpe terá levado a uma troca de tiros entre combatentes estrangeiros e os guarda-costas que acompanham Abu Bakr al-Baghdadi, o qual terá sido levado para uma zona de deserto nas imediações.

Dos responsáveis pelo golpe sabe-se apenas que terão sido combatentes estrangeiros mas o Estado Islâmico anunciou uma recompensa para quem matar Abu Muath al-Jazairi. Embora o combatente veterano não tenha sido acusado oficialmente, não é habitual oferecer uma recompensa pela morte de um seus membros mais antigos e portanto os serviços secretos acreditam que foi ele que organizou a tentativa de destituição.

Já havia rumores de alguma agitação e manobras suspeitas dentro do grupo terrorista, mas nada deixava antecipar um golpe como aquele que foi anunciado.

Segundo as autoridades iraquianas e os seus parceiros britânicos e norte-americanos, Abu Bakr al-Baghdadi passou recentemente algum tempo no último reduto do seu califado, onde os membros mais resistentes do grupo se juntaram após dois anos de batalhas perdidas.

Esta quinta-feira, a coligação internacional que combate os jihadistas anunciou que o Estado Islâmico controla, neste momento, menos de 1% do seu antigo território. Os combatentes estão agora encurralados pelas Forças Democráticas da Síria, grupo formado por curdos e árabes que deixará de ser apoiado pelos EUA, conforme anunciou Donald Trump recentemente.

Há jihadistas a “tentar misturar-se com mulheres e crianças que tentam fugir do conflito”. De acordo com o Observatório Sírio para os Direitos Humanos, fugiram da última região ocupada pelo Estado Islâmico mais de 37 mil pessoas, nomeadamente familiares dos combatentes.

ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Preços das bebidas concertados durante anos. Seis supermercados sob suspeita de cartel

Seis grupos de distribuição alimentar e dois fornecedores de sumos, vinhos e outras bebidas, foram acusados pela Autoridade da Concorrência de concertarem preços durante vários anos em prejuízo do consumidor. "Após investigação, a Autoridade da Concorrência, …

Sindicato denuncia mobilização forçada de médicos para tratar surto de Reguengos de Monsaraz

O Sindicado dos Médicos da Zona Sul (SMZS) denunciou hoje o que diz ser uma “mobilização forçada de médicos” pela Administração Regional de Saúde (ARS) do Alentejo para o combate ao surto de covid-19 de …

Novo comboio-bala entra ao serviço na linha Tóquio-Osaka

O mais novo modelo de comboio-bala do Japão - o N700S - entrou ao serviço no dia 1 de julho, numa jornada inaugural de Tóquio a Osaka. A série N700S (sendo que o "S" significa "Supreme") …

Kanye West anuncia candidatura à Presidência dos EUA

O músico norte-americano Kanye West anunciou este sábado, Dia da Independência dos Estados Unidos, a sua candidatura à Casa Branca, depois de ter apoiado anteriormente o atual Presidente e candidato à reeleição, Donald Trump. "Agora devemos …

Vídeo revela, pela primeira vez, como é que o cérebro se livra dos neurónios mortos

Uma equipa de cientistas conseguiu usar, pela primeira vez, uma técnica que "mata" uma célula cerebral isolada e permite observar o processo de limpeza do sistema nervoso em tempo real. A equipa de investigadores conseguiu registar …

Reutilizável, dobrável e esterilizável. Novo "escudo" protege profissionais de saúde

Uma equipa de cientistas desenvolveu, recentemente, um dispositivo dobrável em forma de tenda que atua como um escudo físico para os profissionais de saúde na linha da frente contra a covid-19. A tenda redutora de gotículas …

O Lamborghini mais potente acelera dentro de água. É um iate com 4.000 cavalos

O resultado da primeira colaboração entre a a Lamborghini e os especialistas da Tecnomar é um iate de luxo, com 4.000 cavalos que recria a sensação de condução de um superdesportivo dentro de água. O mais …

Aproxima-se o lançamento do rover Perseverance

O rover Perseverance da NASA está a menos de um mês da data de lançamento prevista para 20 de julho. A missão de astrobiologia do veículo vai procurar sinais de vida microscópica passada em Marte, explorar …

Benfica 3-1 Boavista | Águias põem fim a quarentena caseira

O Benfica venceu na noite deste sábado o Boavista, naquele que foi o primeiro triunfo caseiro após a retoma da Liga. Poderá ter sido a redenção das águias? Após ter somado apenas dois triunfos, quatro desaires …

Cortina do abraço permite às famílias reencontrar os familiares num lar de São Paulo

Abraçar, tocar e até dançar. Uma cortina do abraço permite que filhos visitem seus pais residentes numa casa de repouso em São Paulo. O empresário Bruno Zani, autor da criação, pretende agora colocar a cortina …