/

Foi preso o líder de organização cibercriminosa, que lucrava 10 milhões por assalto

O ucraniano Denis K. foi detido esta segunda-feira em Alicante, Espanha. Era considerado o líder do cibercrime e roubou mais de 800 milhões de euros a 100 bancos de todo o mundo.

Após três anos de investigações, a Unidade Central de Crimes Cibernéticos da Espanha, em colaboração com a promotoria especial de Criminalidade Informática e a Europol, do FBI, da Interpol e de agentes da polícia da Bielorrússia, conseguiu prender Denis K. e desmantelar a organização cibercriminosa que liderava, segundo o Jornal Económico.

Em apenas um ano de operações, a organização criminosa, que contava com mais dois ucranianos e um russo, assim como colaboradores espalhados por 40 países, desviou mais de 800 milhões de euros de 100 bancos em 40 países.

Para realizar os roubos, a rede enviava e-mails aos bancos com um arquivo infetado. ao passar o programa informático para os computadores, os criminosos tinham aí a sua porta de entrada.

Depois de o programa estar instalado, a rede criminosa conseguia infiltrar-se e infetar o resto da rede bancária controlando por vim os servidores e caixas eletrónicas.

O dinheiro era retirado através de transferências bancárias para contas no exterior, alteração de banco de dados de utilizador para aumentar o saldo nas suas contas bancárias e mulas para fazer a retirada nas caixas eletrónicas, ou mesmo envio de comando específico para uma caixa eletrónica para que libertasse todo o dinheiro, que era recolhido por um membro da organização.

O dinheiro era lavado através de transferências para bolsas virtuais de criptomoedas e cartões pré-pagos.

O Observador descreve Denis K., ontem detido, como o hacker mais bem-sucedido de sempre, apesar de viver uma vida pacata com a mulher e a filha. O suspeito autointitulou-se o “Robin dos Bosques” da informática por só roubar aos maus: os bancos.

ZAP //

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.