Licenças de táxi à venda na Internet por mais de 100 mil euros

Mário Cruz / Lusa

-

Estão à venda na Internet licenças de táxi em Lisboa por mais de 100 euros. As associações do setor falam em preços “irrealistas” e admitem tratar-se de situações de “lavagem de dinheiro”.

O Jornal de Notícias denuncia a situação, dando como exemplo casos em que são pedidos 105 mil a 200 mil euros para licenças em Lisboa em sites de vendas online como o OLX ou o Custo Justo.

Nos exemplos dados para fora de Lisboa, as licenças estão à venda a metade do preço: em Vila Franca de Xira (onde é destacada a proximidade ao aeroporto Humberto Delgado) há uma por 90 mil, em Cascais por 83 mil e em Coimbra por 130 mil.

Umas incluem as viaturas; outras não. Por exemplo, está à venda no Custo Justo uma licença por 55 mil euros, enquanto a licença à venda por 105 mil euros no OLX inclui um carro de táxi.

Carlos Ramos, presidente da Federação Portuguesa do Táxi (FPT) fala em “especulação pura” e admite trata-se de lavagem de dinheiro. “Só pode. Quem tem as licenças anda à procura de quem necessita de justificar muito dinheiro vivo”, diz ao JN.

“Dificilmente se poderia falar em investimento pois aqueles valores nunca seria recuperados. Daí até à lavagem de dinheiro vai uma curta viagem, que a FPT não tem problemas em denunciar como surreal.”

Por seu lado, Florêncio Almeida, da Associação Nacional dos Transportadores Rodoviários em Automóveis Ligeiros (ANTRAL), defende que “os anúncios devem ser para enganar o próximo”, já que os valores parecem “irrealistas”.

De acordo com o presidente da ANTRAL, cerca de 13 mil táxis circulam diariamente nas estradas portuguesas, 4.500 dos quais concentrados na Área Metropolitana de Lisboa – cerca de 3.500 táxis apenas na cidade de Lisboa, de acordo com o Jornal de Negócios – e 1.700 na Área Metropolitana do Porto.

ZAP

PARTILHAR

4 COMENTÁRIOS

  1. Já há vários anos que as licenças do aeroporto valem 50 mil euros, sem incluir o carro. Com taxímetros adulterados a cobrar sempre mais de 20 euros por corrida, é uma festa. E a PSP do Trânsito mama e não reclama. Era aparecer a ASAE nas Chegadas da Portela, a fazer uma rusga aos taxímetros, e os mânfios fugiam de marcha à ré até aos Olivais.

  2. Florêncio Almeida é mesmo estúpido…

    Então ele diz que nunca se iria recuperar esse valor, e em seguida fala em lavagem de dinheiro?

    É preciso ser mesmo muito estúpido, mas deixo aqui a explicação:
    “Lavar dinheiro” significa justifica-lo ás finanças, para assim o poder usar livremente.
    O que em Portugal nem faz muito sentido, como Sócrates disse “enriquecimento ilícito não é crime em Portugal.”
    Mas passando isso a frente, imaginem alguém que tem negócios escuros, droga, prostituição, armas, etc.
    Quem tem esse dinheiro todo quer limpa-lo, mas não pode dizer de onde veio porque é embaraçoso, então arranja um negocio licito como por exemplo um restaurante.
    O restaurante até pode não dar nada, mas o bandido mete ás finanças 20 ou 30 mil euros de rendimento mensal e pronto. O dinheiro a sério vem do negocio ilícito, mas é declarado como vindo do restaurante, e assim fica lavado.

    Agora voltando ao comentário de Florêncio Almeida, se um bandido com muito dinheiro vivo sujo comprasse um taxi por este preço, mas nunca recuperasse o dinheiro, como é que isso era lavar dinheiro???
    Isso era atira-lo a rua…

    A verdade é que um taxi rende uma fortuna, principalmente quando se altera um taxímetro ou o esconde, depois temos os esquemas com as seguradoras onde os taxis fazem com que alguém lhes de uma pancadinha, mas depois a oficina diz que os amortecedores do para choques ficaram todos partidos por dentro e custa 800 euros para reparar quando na verdade uma um spray em lata de 1 euro para lavar a cara ao para choques…

  3. Defacto o tal senhor Florêncio não deve nada a uma pequena,mesmo muito pequena,parcela do mais elementar descernimento.
    Coitado.

  4. Não é esse senhor que também tem negócios com a UBER ???
    Não é esse senhor que é acusado pelos associados que ele representa que tem trabalhadores não declarados ou que declara apenas uma pequena fração ???
    Que fazem dezenas de horas por semana e nada recebem a mais por isso ???
    Eventualmente é ele vende uma ou duas licenças a esses preços para justificar o enriquecimento ilícito dele pois de outro modo não consegue justificar de onde veio o dinheiro…

RESPONDER

Alunos do ensino profissional vão poder entrar no ensino superior sem exames nacionais

Os estudantes que terminem um curso profissional ou artístico terão melhores condições de acesso ao ensino superior já no próximo ano. O ministro da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, Manuel Heitor, anunciou esta quarta-feira que os …

"Toca a reunir" no PS para aprovar eutanásia (e 6 médicos admitem que já a praticaram)

O PS está a mobilizar os seus deputados no sentido de garantir que, desta feita, a eutanásia passará no Parlamento. Tudo indica que venha a ser aprovada numa altura em que os médicos estão divididos …

CP está a escapar à multas por falhas nos serviços

A CP - Comboios de Portugal está a escapar às multas por falhas nos serviços, como atrasos e supressões de comboios, porque ainda não entrou em vigor o contrato de serviço público assinado com o …

Marega e Pepe vão ser alvos de processos disciplinares

A Comissão de Disciplina da FPF abriu processos disciplinares a Moussa Marega e Pepe devido a alegadas agressões sobre Taarabt, no jogo com o Benfica. Os jogadores do FC Porto Moussa Marega e Pepe vão ser …

Costa arrasa proposta "forreta" de orçamento europeu

A proposta de quadro financeiro plurianual para 2021-2027 do presidente do Conselho Europeu, Charles Michel, vai morrer na praia. António Costa diz que os líderes europeus não devem ceder à pressão dos quatro países “forretas”. "Esta …

Malásia suspeita que desaparecimento do voo MH370 foi ataque suicida

O ex-primeiro ministro australiano Tony Abbott disse que altos responsáveis do governo da Malásia suspeitam há muito tempo que o desaparecimento do avião da Malasian Airlines, há quase seis anos, tenha sido um ataque suicida …

Champions. O viking norueguês, a revolta de Neymar e a lição tática do "Cholismo"

Haaland foi a estrela da noite ao marcar os dois golos da vitória do Dortmund frente ao PSG. O Atlético de Madrid conseguiu ainda quebrar a invencibilidade do Liverpool. A Liga dos Campeões está de volta …

Auditoria ao Novo Banco vai custar três milhões. É o triplo do que custou a da CGD

A auditoria especial da Deloitte ao Novo Banco vai custar cerca de três milhões de euros, segundo avança o jornal ECO. Este valor é três vezes superior ao custo da auditoria da EY à Caixa …

Passos Coelho ataca falhas de Costa (e revela que segurou Maria Luís)

O antigo primeiro-ministro Passos Coelho esteve na apresentação do livro de Carlos Moedas no El Corte Inglés, onde aproveitou para criticar António Costa. Passos preferiu falar do passado, lembrando o momento em que esteve perto …

Derrocada em Borba. MP acusa oito arguidos de homicídio e violação de regras de segurança

A acusação contra oito arguidos envolvidos na derrocada da pedreira de Borba, em novembro de 2018, já foi deduzida pelo Ministério Público (MP). A informação foi divulgada, esta quarta-feira, pelo Departamento de Investigação e Ação …