Licenças de táxi à venda na Internet por mais de 100 mil euros

Mário Cruz / Lusa

-

Estão à venda na Internet licenças de táxi em Lisboa por mais de 100 euros. As associações do setor falam em preços “irrealistas” e admitem tratar-se de situações de “lavagem de dinheiro”.

O Jornal de Notícias denuncia a situação, dando como exemplo casos em que são pedidos 105 mil a 200 mil euros para licenças em Lisboa em sites de vendas online como o OLX ou o Custo Justo.

Nos exemplos dados para fora de Lisboa, as licenças estão à venda a metade do preço: em Vila Franca de Xira (onde é destacada a proximidade ao aeroporto Humberto Delgado) há uma por 90 mil, em Cascais por 83 mil e em Coimbra por 130 mil.

Umas incluem as viaturas; outras não. Por exemplo, está à venda no Custo Justo uma licença por 55 mil euros, enquanto a licença à venda por 105 mil euros no OLX inclui um carro de táxi.

Carlos Ramos, presidente da Federação Portuguesa do Táxi (FPT) fala em “especulação pura” e admite trata-se de lavagem de dinheiro. “Só pode. Quem tem as licenças anda à procura de quem necessita de justificar muito dinheiro vivo”, diz ao JN.

“Dificilmente se poderia falar em investimento pois aqueles valores nunca seria recuperados. Daí até à lavagem de dinheiro vai uma curta viagem, que a FPT não tem problemas em denunciar como surreal.”

Por seu lado, Florêncio Almeida, da Associação Nacional dos Transportadores Rodoviários em Automóveis Ligeiros (ANTRAL), defende que “os anúncios devem ser para enganar o próximo”, já que os valores parecem “irrealistas”.

De acordo com o presidente da ANTRAL, cerca de 13 mil táxis circulam diariamente nas estradas portuguesas, 4.500 dos quais concentrados na Área Metropolitana de Lisboa – cerca de 3.500 táxis apenas na cidade de Lisboa, de acordo com o Jornal de Negócios – e 1.700 na Área Metropolitana do Porto.

ZAP

PARTILHAR

4 COMENTÁRIOS

  1. Já há vários anos que as licenças do aeroporto valem 50 mil euros, sem incluir o carro. Com taxímetros adulterados a cobrar sempre mais de 20 euros por corrida, é uma festa. E a PSP do Trânsito mama e não reclama. Era aparecer a ASAE nas Chegadas da Portela, a fazer uma rusga aos taxímetros, e os mânfios fugiam de marcha à ré até aos Olivais.

  2. Florêncio Almeida é mesmo estúpido…

    Então ele diz que nunca se iria recuperar esse valor, e em seguida fala em lavagem de dinheiro?

    É preciso ser mesmo muito estúpido, mas deixo aqui a explicação:
    “Lavar dinheiro” significa justifica-lo ás finanças, para assim o poder usar livremente.
    O que em Portugal nem faz muito sentido, como Sócrates disse “enriquecimento ilícito não é crime em Portugal.”
    Mas passando isso a frente, imaginem alguém que tem negócios escuros, droga, prostituição, armas, etc.
    Quem tem esse dinheiro todo quer limpa-lo, mas não pode dizer de onde veio porque é embaraçoso, então arranja um negocio licito como por exemplo um restaurante.
    O restaurante até pode não dar nada, mas o bandido mete ás finanças 20 ou 30 mil euros de rendimento mensal e pronto. O dinheiro a sério vem do negocio ilícito, mas é declarado como vindo do restaurante, e assim fica lavado.

    Agora voltando ao comentário de Florêncio Almeida, se um bandido com muito dinheiro vivo sujo comprasse um taxi por este preço, mas nunca recuperasse o dinheiro, como é que isso era lavar dinheiro???
    Isso era atira-lo a rua…

    A verdade é que um taxi rende uma fortuna, principalmente quando se altera um taxímetro ou o esconde, depois temos os esquemas com as seguradoras onde os taxis fazem com que alguém lhes de uma pancadinha, mas depois a oficina diz que os amortecedores do para choques ficaram todos partidos por dentro e custa 800 euros para reparar quando na verdade uma um spray em lata de 1 euro para lavar a cara ao para choques…

  3. Defacto o tal senhor Florêncio não deve nada a uma pequena,mesmo muito pequena,parcela do mais elementar descernimento.
    Coitado.

  4. Não é esse senhor que também tem negócios com a UBER ???
    Não é esse senhor que é acusado pelos associados que ele representa que tem trabalhadores não declarados ou que declara apenas uma pequena fração ???
    Que fazem dezenas de horas por semana e nada recebem a mais por isso ???
    Eventualmente é ele vende uma ou duas licenças a esses preços para justificar o enriquecimento ilícito dele pois de outro modo não consegue justificar de onde veio o dinheiro…

RESPONDER

Catarina Martins pede "voto útil" dos socialistas que não querem maioria absoluta

Catarina Martins defende que nas eleições legislativas o voto útil dos socialistas que não querem maioria absoluta é no Bloco de Esquerda, considerando que o crescimento do partido que lidera "pode ser o fator decisivo" …

Mudança do Infarmed para o Porto. Costa prometeu, mas não cumpriu

O primeiro-ministro prometeu, mas a Comissão Independente para a Descentralização não recebeu nenhum pedido do Governo para estudar deslocalização do Infarmed para o Porto. A decisão polémica de mudar a localização da Autoridade do Medicamento para …

Podem chover pedras no "lado noturno" dos exoplanetas de Júpiter

De acordo com um "relatório meteorológico astronómico", os lados escuros dos exoplanetas de Júpiter podem ter um clima bastante rochoso. As nuvens espessas de minerais vaporizados podem estar a chover pedras. Uma equipa de astrónomos da …

Boris compara Reino Unido a super-herói. "Quanto mais enfurecem o Hulk, mais forte ele fica"

O primeiro-ministro britânico comparou o Reino Unido ao super-herói da Marvel, que nunca se deixa prender, deixando subentendido o aviso de que pode ignorar a decisão do Parlamento que quer impedir uma saída sem …

Dente de rinoceronte deu aos cientistas a mais antiga informação genética já registada

Cientistas conseguiram extrair de um dente com 1,7 milhões de anos (de um rinoceronte já extinto) aquela que é a informação genética mais antiga alguma vez registada. Entre o período de há 2,5 milhões e 700 mil …

SNS "é âncora para os portugueses e sabe resistir às pressões"

A ministra da Saúde elogiou o Sistema Nacional de Saúde no dia em este cumpre 40 anos. A data só não está a ser assinalada com mais vigor devido à proximidade das eleições, explicou …

Um terço dos diplomados no curso de Aeroespacial vai trabalhar para o estrangeiro

A nota mínima de entrada no curso de Engenharia Aeroespacial do Técnico bateu um novo recorde. As oportunidades e os salários levam os diplomados para o estrangeiro. O único curso de Engenharia Aeroespacial no ensino superior …

Morreu o cantor Roberto Leal

Morreu o cantor Roberto Leal, confirmou o antigo secretário de Estado das Comunidades e da Administração Local. Tinha 67 anos e lutava contra um cancro. A notícia foi avançada pelo antigo secretário de Estado das Comunidades …

Estudo mostra que o canguru gigante tinha uma parecença com os pandas

O já extinto canguru gigante tinha uma característica muito semelhante com o panda-gigante dos dias modernos: grandes mandíbulas que lhe permitiam comer alimentos que outros animais não conseguiam. Há mais de 40 mil anos, o sudoeste …

Assunção Cristas contra o "ditador" verde e André Silva contra a "despesista" demagoga

O debate deste sábado, transmitido pela RTP3, sentou frente-a-frente os líderes do CDS e do PAN. Assunção Cristas contou quantas vezes o programa do adversário usa a palavra "proibir" e André Silva acusou os centristas …