/

Licenças de táxi à venda na Internet por mais de 100 mil euros

4

Mário Cruz / Lusa

-

Estão à venda na Internet licenças de táxi em Lisboa por mais de 100 euros. As associações do setor falam em preços “irrealistas” e admitem tratar-se de situações de “lavagem de dinheiro”.

O Jornal de Notícias denuncia a situação, dando como exemplo casos em que são pedidos 105 mil a 200 mil euros para licenças em Lisboa em sites de vendas online como o OLX ou o Custo Justo.

Nos exemplos dados para fora de Lisboa, as licenças estão à venda a metade do preço: em Vila Franca de Xira (onde é destacada a proximidade ao aeroporto Humberto Delgado) há uma por 90 mil, em Cascais por 83 mil e em Coimbra por 130 mil.

Umas incluem as viaturas; outras não. Por exemplo, está à venda no Custo Justo uma licença por 55 mil euros, enquanto a licença à venda por 105 mil euros no OLX inclui um carro de táxi.

Carlos Ramos, presidente da Federação Portuguesa do Táxi (FPT) fala em “especulação pura” e admite trata-se de lavagem de dinheiro. “Só pode. Quem tem as licenças anda à procura de quem necessita de justificar muito dinheiro vivo”, diz ao JN.

“Dificilmente se poderia falar em investimento pois aqueles valores nunca seria recuperados. Daí até à lavagem de dinheiro vai uma curta viagem, que a FPT não tem problemas em denunciar como surreal.”

Por seu lado, Florêncio Almeida, da Associação Nacional dos Transportadores Rodoviários em Automóveis Ligeiros (ANTRAL), defende que “os anúncios devem ser para enganar o próximo”, já que os valores parecem “irrealistas”.

De acordo com o presidente da ANTRAL, cerca de 13 mil táxis circulam diariamente nas estradas portuguesas, 4.500 dos quais concentrados na Área Metropolitana de Lisboa – cerca de 3.500 táxis apenas na cidade de Lisboa, de acordo com o Jornal de Negócios – e 1.700 na Área Metropolitana do Porto.

ZAP

4 Comments

  1. Já há vários anos que as licenças do aeroporto valem 50 mil euros, sem incluir o carro. Com taxímetros adulterados a cobrar sempre mais de 20 euros por corrida, é uma festa. E a PSP do Trânsito mama e não reclama. Era aparecer a ASAE nas Chegadas da Portela, a fazer uma rusga aos taxímetros, e os mânfios fugiam de marcha à ré até aos Olivais.

  2. Florêncio Almeida é mesmo estúpido…

    Então ele diz que nunca se iria recuperar esse valor, e em seguida fala em lavagem de dinheiro?

    É preciso ser mesmo muito estúpido, mas deixo aqui a explicação:
    “Lavar dinheiro” significa justifica-lo ás finanças, para assim o poder usar livremente.
    O que em Portugal nem faz muito sentido, como Sócrates disse “enriquecimento ilícito não é crime em Portugal.”
    Mas passando isso a frente, imaginem alguém que tem negócios escuros, droga, prostituição, armas, etc.
    Quem tem esse dinheiro todo quer limpa-lo, mas não pode dizer de onde veio porque é embaraçoso, então arranja um negocio licito como por exemplo um restaurante.
    O restaurante até pode não dar nada, mas o bandido mete ás finanças 20 ou 30 mil euros de rendimento mensal e pronto. O dinheiro a sério vem do negocio ilícito, mas é declarado como vindo do restaurante, e assim fica lavado.

    Agora voltando ao comentário de Florêncio Almeida, se um bandido com muito dinheiro vivo sujo comprasse um taxi por este preço, mas nunca recuperasse o dinheiro, como é que isso era lavar dinheiro???
    Isso era atira-lo a rua…

    A verdade é que um taxi rende uma fortuna, principalmente quando se altera um taxímetro ou o esconde, depois temos os esquemas com as seguradoras onde os taxis fazem com que alguém lhes de uma pancadinha, mas depois a oficina diz que os amortecedores do para choques ficaram todos partidos por dentro e custa 800 euros para reparar quando na verdade uma um spray em lata de 1 euro para lavar a cara ao para choques…

  3. Defacto o tal senhor Florêncio não deve nada a uma pequena,mesmo muito pequena,parcela do mais elementar descernimento.
    Coitado.

  4. Não é esse senhor que também tem negócios com a UBER ???
    Não é esse senhor que é acusado pelos associados que ele representa que tem trabalhadores não declarados ou que declara apenas uma pequena fração ???
    Que fazem dezenas de horas por semana e nada recebem a mais por isso ???
    Eventualmente é ele vende uma ou duas licenças a esses preços para justificar o enriquecimento ilícito dele pois de outro modo não consegue justificar de onde veio o dinheiro…

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.