/

Libra caiu 6% em 2 minutos (e pode ter sido um dedo gordo)

4

A libra tem tido quedas sucessivas nos últimos dias, mas esta sexta-feira de madrugada caiu abruptamente 6% em apenas dois minutos. Ninguém sabe explicar tamanha queda – mas é possível que tenha sido apenas um erro técnico.

As recentes declarações da primeira-ministra britânica Theresa May, apontando o calendário de negociações com a União Europeia para concretizar o Brexit, têm levado a quedas sucessivas da libra esterlina.

Na terça-feira noticiava-se uma nova queda para o valor mais baixo dos últimos 31 anos face ao dólar, e nesta sexta-feira de madrugada a libra voltou a cair para novo mínimo histórico, uma queda de mais de 6% em apenas dois minutos.

O Dinheiro Vivo nota que a libra “tocou os 1,1789 dólares, tendo atingido a maior queda desde o referendo de 26 de Junho, quando tombou 11%”.

Ninguém sabe ainda explicar o que justifica esta queda tão significativa, mas é possível que tudo tenha sido um “erro técnico”, refere o DV.

A BBC anuncia que o Banco de Inglaterra já está a investigar o caso e salienta que podem ter sido os “sistemas de negociação automatizados a reagir a uma notícia“, dando ordens de venda em função disso.

A estação britânica cita uma informação do Financial Times com declarações de François Hollande, presidente de França, a exigir que a União Europeia proceda a “negociações duras” com vista ao Brexit, realçando que esse pode ter sido o “gatilho” que disparou o processo informático.

“Um computador podia estar programado para procurar notícias negativas sobre o Brexit com a ordem de vender se encontrasse alguma”, salienta a BBC.

“Por estes dias, alguns algoritmos negociam nas “costas” de sites de notícias e mesmo nas tendências dos sites de redes sociais como o Twitter”, explica a directora de investigação da correctora City Index, Kathleen Brooks, à BBC.

“Assim, um dilúvio de notícias negativas sobre o Brexit pode ter levado um algoritmo a tomar isso como um sinal significativo de venda para a libra”, diz Brooks.

Outra explicação para o sucedido, segundo a BBC, é que a queda se tenha devido a “um simples erro”, o chamado “fat finger” – que acontece quando alguém introduz um número errado de forma “trapalhona” numa transacção.

ZAP

4 Comments

  1. Nada admira mais…depois dos ensaios com os Paises pobres agora novas formas teem de surgir para gamar os Povos dos Paises “ricos”…Bretanha leva com desvalorizaçoes da moeda ( quanto já devem ter perdido só com isso ? alguem sabe fazer essas contas ? ) e na Germania já estao a avisar que o Deutche Bank tá a derrapar…mas que grandes ideias de sacar o Herario Publico…e nós sonsos a olhar como um boi para o paraiso.

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.