A libra inglesa registou esta terça-feira a maior queda dos últimos 31 anos na paridade face ao dólar norte-americano, revelando a preocupação dos investidores em relação aos recentes anúncios sobre a saída do Reino Unido da União Europeia.
Às 7h, a libra valia 1,2762 dólares, o valor mais baixo desde 1985.
A divisa britânica atingiu também a cotação mais baixa dos últimos três anos face à moeda única europeia: 87,56 pence por euro.
A primeira-ministra britânica, Theresa May, anunciou no domingo que o processo formal de separação do Reino Unido da União Europeia será iniciado até ao final do mês de março de 2017.
A libra esterlina caiu, assim, traduzindo o receio dos investidores de verem o Governo britânico optar pelo Brexit duro, nomeadamente, pela saída do mercado único.
Os mercados acompanham com atenção o congresso dos conservadores, que termina esta quarta-feira com um discurso de Theresa May, para detetarem indicações sobre as futuras negociações do Brexit.
O histórico referendo de 23 de junho deu a vitória aos partidários da saída da União Europeia (UE), com 52% dos votos a favor.
ZAP / Lusa