Lewandowski eleito melhor jogador do ano da FIFA

Andrej Cukic / EPA

O avançado polaco venceu, esta quinta-feira, o troféu de melhor futebolista do ano nos prémios The Best, entregues pela FIFA, batendo o português Cristiano Ronaldo e o argentino Lionel Messi.

Robert Lewandowski, de 32 anos, ajudou o Bayern de Munique a vencer a última edição da Liga dos Campeões, foi o melhor marcador dessa prova e ainda foi eleito, em outubro, o melhor jogador do ano para a UEFA.

O ponta-de-lança conquistou ainda o campeonato e a Taça da Alemanha, provas em que também foi o melhor marcador.

O internacional português Cristiano Ronaldo integrou o melhor ’11’ masculino FIFPRO, onde também se encontram Alisson Becker, Trent Alexander-Arnold, Virgil van Dijk, Sergio Ramos, Alphonso Davies, Joshua Kimmich, Thiago Alcântara, Kevin de Bruyne, Lionel Messi e Robert Lewandowski.

O treinador do Liverpool, Jürgen Klopp, foi eleito o melhor treinador do ano, enquanto Manuel Neuer, do Bayern Munique, foi considerado o melhor guarda-redes. O prémio Puskas desta edição foi para o golo de Son Heung-min, do Tottenham, num jogo contra o Burnley.

Do lado feminino, Lucy Bronze, do Manchester City, conquistou o troféu de melhor futebolista do ano; Sarina Wiegman, selecionadora da Holanda, foi eleita a melhor treinadora e Sara Bouhaddi, do Olympique Lyonnais, levou para casa o prémio de melhor guarda-redes.

O melhor ’11’ feminino integra Christiane Endler, Lucy Bronze, Wendie Renard, Millie Bright, Delphine Cascarino, Veronica Boquete, Barbara Bonansea, Megan Rapinoe, Pernille Harder, Vivianne Miedema e Tobin Heath.

Por último, o prémio “Fã do Ano” foi para Marivaldo Francisco da Silva, adepto que anda 60 quilómetros para ver os jogos em casa do Sport Club do Recife.

A cerimónia de entrega dos prémios The Best, que esteve inicialmente marcada para setembro, mas foi adiada devido à pandemia de covid-19, realizou-se hoje num evento exclusivamente virtual.

No ano passado, o prémio de melhor futebolista foi entregue ao argentino Lionel Messi.

ZAP // Lusa

PARTILHAR

RESPONDER

França 1-0 Alemanha | Gauleses cantam de galo em Munique

A França, campeã mundial e vice-campeão europeia em título, venceu hoje a Alemanha por 1-0, em encontro da primeira jornada do Grupo F do Euro2020, disputado na Allianz Arena, em Munique. Um autogolo de Mats Hummels, …

Nunca chegou a vaguear no mar. Ford encontra mensagem centenária em garrafa numa estação de comboios nos EUA

Há muitas mensagens engarrafadas que começam e terminam a sua vida em barcos, na costa ou até mesmo no mar. Recentemente, a Ford Motor Company encontrou uma mensagem numa garrafa na antiga Estação Central de …

Há uma estranha petição a pedir que Jeff Bezos compre a Mona Lisa (e a coma)

Está a circular na Internet uma estranha petição que incentiva Jeff Bezos, fundador da Amazon, a comprar o quadro da Mona Lisa para o comer. A petição online "Queremos que Jeff Bezos compre e coma a …

Depois da reforma de Magawa, há uma nova recruta de ratos gigantes que detetam minas no Camboja

O Camboja recrutou uma nova equipa de ratos farejadores de minas para substituir os já "aposentados", num esforço para impulsionar as operações de desminagem no país. O país, atormentado durante décadas por munições não detonadas, recrutou …

Coca-Cola responde a Ronaldo: "Toda a gente tem direito às suas preferências"

Depois de Cristiano Ronaldo ter afastado duas garrafas de Coca-Cola durante uma conferência de imprensa, a marca respondeu ao jogador, dizendo que "toda a gente tem direito às suas preferências de bebidas". Numa conferência de imprensa …

Mochila voadora elétrica passa no primeiro teste em praia australiana

Qualquer um dava tudo para poder voar. Recentemente, uma startup australiana revelou o vídeo do primeiro voo de teste do seu dispositivo voador pessoal, com uma configuração totalmente elétrica que o torna mais amigo do …

"Lamento profundamente." Ex-diretor da BBC pede desculpas ao Príncipe William pela entrevista com Diana

Tony Hall, ex-diretor geral da BBC, lamentou "profundamente a dor" que a entrevista feita em 1995 a Diana de Gales causou ao príncipe William. O ex-diretor geral da rede BBC Tony Hall expressou, esta terça-feira, …

Fernando Santos: "O jogo esteve muito difícil"

Falta de eficácia durante a primeira parte poderia ter estragado os planos da campeã europeia, no jogo contra a Hungria. Portugal ganhou contra a Hungria por 3-0 mas, até aos 83 minutos, não houve golos em …

A partir de 2024, clientes vão pagar taxa pelas embalagens de take away

A partir de 2024, os clientes que comprarem comida através do take away vão passar a pagar uma taxa sobre as embalagens. A notícia é avançada esta terça-feira pelo Jornal de Notícias, que adianta que o …

Primeira-ministra da Nova Zelândia diz ter sido enganada por autora de biografia

A primeira-ministra da Nova Zelândia distanciou-se na segunda-feira do livro "Jacinda Ardern: Liderar com Empatia", a sua mais recente biografia, alegadamente baseado em entrevistas exclusivas. Esta é a terceira biografia sobre Jacinda Ardern. As duas primeiras, …