/

Lewandowski eleito melhor jogador do ano da FIFA

Andrej Cukic / EPA

O avançado polaco venceu, esta quinta-feira, o troféu de melhor futebolista do ano nos prémios The Best, entregues pela FIFA, batendo o português Cristiano Ronaldo e o argentino Lionel Messi.

Robert Lewandowski, de 32 anos, ajudou o Bayern de Munique a vencer a última edição da Liga dos Campeões, foi o melhor marcador dessa prova e ainda foi eleito, em outubro, o melhor jogador do ano para a UEFA.

O ponta-de-lança conquistou ainda o campeonato e a Taça da Alemanha, provas em que também foi o melhor marcador.

O internacional português Cristiano Ronaldo integrou o melhor ’11’ masculino FIFPRO, onde também se encontram Alisson Becker, Trent Alexander-Arnold, Virgil van Dijk, Sergio Ramos, Alphonso Davies, Joshua Kimmich, Thiago Alcântara, Kevin de Bruyne, Lionel Messi e Robert Lewandowski.

O treinador do Liverpool, Jürgen Klopp, foi eleito o melhor treinador do ano, enquanto Manuel Neuer, do Bayern Munique, foi considerado o melhor guarda-redes. O prémio Puskas desta edição foi para o golo de Son Heung-min, do Tottenham, num jogo contra o Burnley.

Do lado feminino, Lucy Bronze, do Manchester City, conquistou o troféu de melhor futebolista do ano; Sarina Wiegman, selecionadora da Holanda, foi eleita a melhor treinadora e Sara Bouhaddi, do Olympique Lyonnais, levou para casa o prémio de melhor guarda-redes.

O melhor ’11’ feminino integra Christiane Endler, Lucy Bronze, Wendie Renard, Millie Bright, Delphine Cascarino, Veronica Boquete, Barbara Bonansea, Megan Rapinoe, Pernille Harder, Vivianne Miedema e Tobin Heath.

Por último, o prémio “Fã do Ano” foi para Marivaldo Francisco da Silva, adepto que anda 60 quilómetros para ver os jogos em casa do Sport Club do Recife.

A cerimónia de entrega dos prémios The Best, que esteve inicialmente marcada para setembro, mas foi adiada devido à pandemia de covid-19, realizou-se hoje num evento exclusivamente virtual.

No ano passado, o prémio de melhor futebolista foi entregue ao argentino Lionel Messi.

ZAP // Lusa

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.