Leverkusen faz história na Bundesliga – e Xabi Alonso não esqueceu Roger Schmidt

É o fim de uma era no futebol alemão. O Bayern de Munique não foi campeão, depois de uma hegemonia com mais de uma década. O Leverkusen é o novo campeão e Xabi Alonso também partilhou o mérito com Roger Schmidt.

A Bundesliga tem novo campeão.

Pela primeira vez na história, o Bayer Leverkusen conseguiu conquistar o campeonato alemão de futebol.

11 anos depois, o Bayern de Munique foi destronado. Desde o Borussia Dortmund, em 2011/12, que nenhuma equipa conseguia superar os bávaros.

A equipa comandada por Xabi Alonso recebeu e venceu por 5-0 , este domingo, o Werder Bremen, selando o primeiro título de campeão da história do clube, a cinco jornadas do final do campeonato.

Festa, vitória e consagração

O ambiente de celebração fez-se sentir ainda antes da bola rolar na BayArena.

Milhares de adeptos encheram os arredores da cidade de Leverkusen de vermelho e preto, naquela que foi uma pré-festa de campeonato.

Fundado a 1 de julho de 1904, o Bayer Leverkusen conta apenas com três títulos oficiais no museu: Campeão da 2ª Bundesliga (1978/79), Taça UEFA (1987/88) e Taça da Alemanha (1992/93).

No ano em que celebra 120 anos de história, os “Leões” podem dobrar o palmarés. Com a Bundesliga agora conquistada, o Leverkusen ainda vai disputar a final da Taça da Alemanha (vs. Kaiserlauten) e está em vantagem na primeira mão dos quartos-de-final da Liga Europa (2-0 vs. West Ham).

No jogo de ontem, Victor Boniface abriu caminho para o título aos 25 minutos, da marca de grande penalidade. Já na segunda parte, Xhaka fez o 2-0, mas a grande figura do jogo foi Florian Wirtz que fechou resultado com um “hat-trick”.

Xabi foi remédio dos “Farmacêuticos”

A 5 de outubro de 2022, Xabi Alonso foi anunciado como novo treinador do Leverkusen, após a demissão de Gerardo Seoane.

A equipa estava no 17º lugar do campeonato (zona de descida), com apenas cinco pontos em oito jornadas.

O treinador espanhol revolucionou a equipa e o Leverkusen acabou a época em 6º lugar, qualificando-se para a Liga Europa.

Três contratações, quatro reforços

Para 2023/24, o Leverkusen contratou Grimaldo, Xhaka e Boniface.

Mas teve um quarto reforço: Florian Wirtz.

Depois de ter estado praticamente uma época sem jogar devido a lesão, o prodígio alemão de apenas 20 anos voltou a agarrar a camisola 10 e foi o co-piloto perfeito para o comandante desta viagem histórica, Xabi Alonso.

Florian Wirtz foi 8, 10, falso 9, extremo, ponta de lança

Com 1.77cm, joga com os dois pés e faz os adeptos gritarem “olés”.

Depois de ter feito apenas 17 jogos na época passada, Wirtz recuperou da lesão e veio para comandar esta equipa dentro do campo: 17 golos, 17 assistências em 41 jogos, esta época.

Obrigado, Benfica?

Alejandro Grimaldo está a ser uma das principais figuras desta época gloriosa dos “Farmacêuticos”

Agora, quem deve estar a precisar de uma aspirina é o Benfica…

Há pouco menos de um mês, Grimaldo deu um entrevista ao jornal A Bola, onde disse que queria ter ficado no Benfica.

O defesa espanhol lamentou que o Benfica não tivesse investido nele, tendo depois acabado por sair a custo 0 para o Bayer Leverkusen.

Passado quase um ano, o Benfica ainda não encontrou um substituto à altura de Grimaldo e isso repercute-se com um futebol de fraca qualidade.

Enquanto isso, Xabi Alonso só tem a agradecer por ter Grimaldo na equipa.

O defesa espanhol – a par com o ala do lado contrário, Jeremie Frimpong – foi um dos responsáveis por grande parte dos momentos de desequilíbrio no último terço.

Juntos, somam 49 participações para golo deste Bayer Leverkusen 2023/24. Velocidade, posicionamento, assistência e até finalização… Grimaldo e Frimpong fizeram uma dupla quase perfeita e indomável.

Obrigado, Roger Schmidt?

Por fim, o grande obreiro: Xabi Alonso

Não há adjetivos para descrever a caminhada do treinador espanhol.

Como jogador, ganhou tudo e não precisa de apresentação. Como treinador, ainda agora começou e incutiu um estilo, ritmo e beleza de jogo inigualável no futebol alemão.

É a grande figura desta equipa campeã em 2023/24 e – quando todos pensavam que iria sair pela porta grande no final da época – levantou-se e disse: “Vou ficar!”

No final do jogo deste domingo, Xabi Alonso revelou humildade e disse que só foi campeão graças à história do clube.

Nos agradecimentos, o antigo médio da seleção espanhola frisou que este título também pertence aos antigos treinadores do clube – onde incluiu o atual treinador do Benfica, Roger Schmidt., que orientou os alemães de 2014 a 2017.

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.